Women in Balance: conceito da exposição
A exposição é uma homenagem a Wanda Miletti Ferragamo, a mente brilhante e a mão firme que conduziu a marca Salvatore Ferragamo desde 1960 até sua morte em 2018. Havia dois capítulos em sua vida, um que terminava e outro que começava com a morte de seu marido Salvatore, com quem ela havia se casado muito jovem, tendo seis filhos: três meninos e três meninas que se juntariam à empresa. No primeiro capítulo, Wanda era esposa, mãe e dona de casa; no segundo, ela era uma mulher de negócios cuja família continuava a ser o elo de ligação em torno do qual sua vida girava.
A história de Wanda revela uma mulher que combinou magistralmente o papel feminino mais tradicional de uma mulher dedicada a sua casa, seu marido e seus filhos com seus deveres no trabalho e sua responsabilidades para com a empresa. Como Wanda Ferragamo raramente falava de si mesma e se mostrava relutante para assumir o crédito pelo sucesso da marca Ferragamo ao longo das últimas seis décadas, esta exposição tem como objetivo mostrar quem Wanda realmente era e, ao mesmo tempo e como ela teria insistido, dizer as histórias de outras mulheres que, entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960, equilibraram a vida pessoal sucesso com devoção a suas famílias
A exposição é baseada na teoria de que a história evolui através de uma pluralidade de pessoas, não como o resultado de um princípio absoluto, mas como o resultado das ações recíprocas de indivíduos que desenvolvem novos estilos de vida e modelos de consumo, gênero e relações de trabalho. Todos estes fatores se uniram na Itália pós-WW2, com seu milagre econômico, provocando uma profunda e transformações sociais que devem ser enquadradas dentro de uma visão de longo prazo, a fim de compreender plenamente seus efeitos.
A história também é, portanto, impulsionada por indivíduos, suas histórias de vida, os eventos pessoais que moldaram eles e as escolhas que fizeram, que nos ajudam a reconhecer a natureza multifacetada do passado. Nesta linha, a história de Wanda Ferragamo, por sua profundidade e complexidade, nos convida a refletir sobre a encruzilhada entre a história de uma pessoa e a história da sociedade e da economia italianas em naquela época.
Esta exposição segue uma série de escolhas que Wanda Ferragamo fez quando seu amado marido Salvatore faleceu em agosto de 1960, momento em que decidiu assumir a gestão da empresa e aliar esta nova dimensão de sua vida ao cuidado com a família e os filhos, alguns dos quais ainda eram pequenos. A intenção é focar nesta parte de sua longa existência para destacar as histórias de outras mulheres que aproveitaram ao máximo seu tempo, muitas vezes procurando moldar suas vidas de maneiras que ajudariam a construir uma sociedade diferente daquela em que nasceram: mulheres que ingressaram nas profissões, na cultura e nas ciências, que eram mais ou menos conhecidas, que questionavam a ordem em que viviam e trabalhavam e para quem a família era a Estrela do Norte que as guiava.
Nesta era de “grandes novidades”, Wanda Ferragamo decidiu retomar de onde o marido havia parado e homenagear sua memória após sua morte prematura. Ela fez uma escolha com implicações culturais para preservar e fortalecer o legado do sonho que levou Salvatore à América antes de trazê-lo para a Toscana, e especificamente para Florença, onde o casal decidiu fazer sua casa. Em agosto de 1960, Wanda estava preparada para enfrentar o “desafio”, como ela o chama em suas memórias, de alcançar um equilíbrio concebível entre seu novo papel na empresa e suas responsabilidades familiares, principalmente a educação dos filhos, aspecto que a exposição explora.
“Nós mulheres fazemos tudo, não importa o que ou onde seja nosso escritório”, escreveu ela aos netos, delineando um modelo de mulher ativa em resposta ao novo contexto social e econômico. Em seus escritos não há heroísmo épico, mas uma referência àquelas “pequenas virtudes” que distinguiam, nas palavras de Natalia Ginzburg, a especificidade da linguagem feminina, que, se olharmos de perto, revela um novo sentido de humanidade.
Em meio a essas profundas transformações, a família teve um papel ativo, como um espelho de refração revelando a complexa dinâmica social desse novo período de consumo que marcou uma virada crucial na história do país. A família era a pedra angular das regras de convivência na sociedade civil após as atrocidades da guerra, uma bússola moral que orientava as mulheres em sua vida pública. Um dos objetivos desta exposição é explorar a dicotomia público/privado que trouxe à luz novas e interessantes camadas nas relações entre pessoas, família, sociedade civil e Estado.
Durante o que ficou conhecido como “milagre econômico”, o que mais chamou a atenção não foi a ausência, mas sim a presença de mulheres que acabavam de conquistar o direito ao voto e começavam a povoar o espaço de trabalho e, aos poucos, as profissões. Eram mulheres diferentes que possibilitaram ver a sociedade italiana do ponto de vista privilegiado, mas não exclusivo, de um caminho mais completo e menos assimétrico de cidadania feminina.
Novos produtos culturais, imagens e representações de modelos femininos, juntamente com a mudança de atitudes e novas tendências, remodelou a sociedade italiana e influenciou os padrões e estilos de vida, tornando-se elementos-chave do conceito de modernidade. O estilo de vida americano, visto como um modelo a ser aspirado, introduziu novas facetas na ordem social italiana, pois atendeu a necessidades profundas, cultivou e ofereceu sonhos e imagens de um futuro diferente. A cultura comercial triunfou porque cosméticos, revistas, filmes, música pop e salões de dança se apoderaram da individualidade dos consumidores, muitas vezes permitindo-lhes incorporar e expressar novas formas de ser e ser visto.
O lar era um refúgio de memórias para Wanda Ferragamo, um refúgio seguro e especial onde ela podia olhar para Florença depois de um dia de trabalho, talvez relembrando os rumos que sua longa vida havia tomado.
Em uma publicação de 2003 encomendada pelo gabinete do primeiro-ministro italiano (Department for Equal Opportunities), uma antologia de mulheres italianas, Wanda Ferragamo é descrita como uma das primeiras capitãs da indústria italiana. Este é, no entanto, um tema muito mais amplo e complexo, e que está ligado à posição da mulher nas empresas familiares e na sucessão geracional. Na Itália, as empresas familiares e as empresas familiares são a regra, não a exceção, mesmo considerando apenas aquelas que atendem à definição mais estrita. Muitas mulheres encontraram seu caminho nos negócios através de dinastias familiares, pois mesmo nos séculos anteriores, as mulheres podiam herdar as bottegas e oficinas que os homens de sua família construíram. Mais uma vez, recuando para uma visão de longo prazo, vemos como as mulheres nas empresas familiares eram as decisoras não oficiais, tanto na divisão e atribuição de responsabilidades quanto em termos de financiamento e autofinanciamento.
O objetivo desta exposição não é apenas recontar um capítulo da história de nosso país, mas acima tudo para inspirar uma reflexão contemporânea sobre as mudanças sociais abordadas. O novo contexto social em que vivemos atualmente nos estimula a repensar muitos aspectos de nossas vidas, e isso inclui um olhar mais perspicaz sobre as relações de gênero, de modo que o “novo humanismo”, que muitos consideram uma oportunidade para o renascimento da sociedade curada da incontável saúde e economia feridas causadas pela Covid, introduzem uma nova e mais evoluída forma de igualdade. Para este fim, as várias iniciativas colaterais foram organizadas para desenvolver o conceito por trás desta exposição, incluindo contribuições de artistas e pessoas notáveis convidadas a compartilhar sua interpretação das relações contemporâneas entre as pessoas, a família, a sociedade civil e o Estado.
Para mais imagens, acesse: https://we.tl/t-NPQKh2g9CJ
@ferragamo
#FerragamoTopHandle
Shopping JK Iguatemi – Piso Térreo | Tel.: (11) 3152-6066
Shopping Iguatemi São Paulo – Piso Faria Lima | Tel.: (11) 3815-5057
Shopping Village Mall – Piso L1 | Tel.: (21) 3252-2523
Enviado por Ana Cecilia Vianna Rocha / Suporte Comunicação
Deixe um comentário