VIETNAM AGORA TEM CÂMARA DO COMÉRCIO, AGRICULTURA E INDÚSTRIA INSTALADA EM CURITIBA

                                      Em solenidade realizada no auditório do Sistema Fecomércio Sesc Senac foi instalada a Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura do Sul do Brasil e Vietnam (CCBRAVI) que empossou seus diretores na mesma ocasião.

O evento contou com a  presença do embaixador da  República Socialista do Vietnam  no Brasil, Nguyen Van Kien e  autoridades das esferas estadual e municipal, empresários, cônsules, representantes de entidades de classe patronal e laboral, entre outros convidados. No evento foi empossada a diretoria da Câmara, que será presidida pelo empresário e engenheiro Waldemir Kürten.

O diretor da Fecomércio, Rui Lemes, que representou o presidente Darci Piana, abriu a solenidade, oportunidade que  saudou os visitantes e discorreu sobre a Câmara de Relações Internacionais da  entidade, salientando que “a negociação com outros países significa um grande desafio e uma ótima oportunidade para  as empresas paranaenses ”.

Além do diretor da Fecomércio, a  mesa foi composta pelo embaixador do Vietnam, Nguyen Van Kien; pelo Conselheiro Comercial da mesma embaixada, Le Hong Quang; pelo empresário Waldemir Kürten, presidente da CCBRAVI; empresário Gláucio Geara, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) e o  advogado Cleverson Marinho Teixeira, vice-presidente do Movimento Pró Paraná.

 

                                        PROJETO CONCRETIZADO

O empresário Waldemir Kürten, presidente da CCBRAVI ,  ao falar na ocasião, agradeceu o apoio “para concretizar o projeto para criação desta câmara de comércio. Foi o caso governador Beto Richa, do prefeito Gustavo Fruet, quando receberam   o embaixador  Nguyen Van Kien. Também recebemos manifestações     de muitos   empresários,  faculdades, órgãos públicos, entidades de classe”.

O presidente da CCBRAVI  lembrou de sua visita , ao  Vietnam, a convite daquele país “e na ocasião  tive oportunidade de identificar  “in loco”  o  potencial  e o  real interesse dos  empresários e  autoridades locais  em negociar com o Brasil. Também observei  o  prestígio que o paraná desfruta resultado da  visita de uma missão vietnamita  ao nosso estado  e que  tive a oportunidade de recepciona-los  quando aqui estiveram. “

E acrescenta: “O Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo,  estima que o Vietnam será uma das 25 maiores economias do mundo nos próximos dez anos. Precisamos estar no páreo”.

 

                                DESTAQUE DO VIETNAM

Já embaixador  Nguyen Van Kien, fez uma palestra, quando  destacou que seu  pais  se tornou um dos grandes exportadores agrícolas do mundo como  pimenta, café, arroz e castanhas. Citou também que o  Vietnã, é formado por 63 províncias e com quase 91  milhões de habitantes e  passa por uma fase de ascensão. “A instalação da Câmara de Comércio Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura do Sul do Brasil e Vietnam (CCBRAVI) é uma importante ferramenta  que vai auxiliar os dois países para incrementar  seus  mercados interno e externo com acordos bilaterais em diversas áreas de interesse. E o Paraná tem grande potencial em diversos segmentos de nosso interesse”, disse Nguyen Van Kien.

Segundo ainda o embaixador, depois de citar que  o  Vietnam  é membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), bloco econômico formado por 10 países da região, “nossa  expectativa é que se torne um parceiro comercial estratégico para o Brasil”.

DIRETORIA DA CCBRAVI 

O  descerramento de uma  placa e colocação de um “pin” com  bandeiras dos dois países, marcou a posse dos diretores da Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura do Sul do Brasil e Vietnam (CCBRAVI), instalada durante  solenidade realizada, no auditório do Sistema Fecomércio Sesc Senac. São eles: Waldemir Kürten, presidente; Agnaldo Orbem  João, primeiro vice-presidente;  Leon Knopfholz, vice-presidente de Relações Comércio Exterior; Darci Piana, Vice-Presidente de Relações Comerciais; Luiz Antônio Gonçalves, vice-presidência de Relações Institucionais; Antoninho Caron, vice-presidente de Relações Internacionais; Glaucio Antonio Pereira Filho, vice-presidente de Relações Jurídicas; Luiz Arti Gin, vice-presidente de Relações Trabalhistas; Cleverson Marinho Teixeira, vice-presidência de Relações Políticas; Luiz Augusto Juk, vice-presidente de Relações de Comunicação Social; Gláucio José Geara, vice-presidente de Relações Industriais; Eugenio Stefanelo, vice-presidência de Relações Agrícolas; Pedro Oliveira, vice-presidência de Relações Culturais;  Sueli Gulin Calabrese, vice-presidência de Relações Públicas e Edson Nascimento Marcos como Diretor Financeiro.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*