Valorizando a moda como cultura e indústria, livro Arte do Vestuário é lançado em Curitiba
Obra segue para lançamento no estado de Santa Catarina, cuja produção têxtil foi tema do livro
Apostar que a moda não é apenas uma questao de gosto pessoal e sim parte da cultura, da economia e da arte de uma sociedade foi o ponto de partida para a realizacao da obra Arte do Vestuário. O livro que começou a sua temporada de lançamentos nesta terça-feira, 11 de abril, por Curitiba (PR), chega um dia depois, a Blumenau (SC) para o primeiro lançamento no estado de Santa Catarina – importante polo têxtil brasileiro retratado na obra, reafirmando a proposta de valorizar a produção local.
O evento em Curitiba, realizado na Mansão Europa, do Centro Europeu, contou com a presença de jornalistas, artistas, estilistas, empresários e pesquisadores. “Na Arte do Vestuario apostamos não apenas nos dados macro economicos da producao textil e sim nas histórias e movimentos sociais que começaram nos oitocentos e influenciam o mercado da moda até hoje. A obra ultrapassa fronteiras para ficar na história”, afirmou a autora, Astrid Façanha.
“Esse projeto começou há um ano e meio. Superamos a distância: uma autora em São Paulo, editoras em Curitiba e o tema sendo a produção de Santa Catarina. E por fim, agora temos um projeto que deve ganhar novas ações, seja pesquisando outros estados brasileiros ou expandindo para outras mídia”, disse a jornalista Heloisa Garrett, que coeditou o livro com a tambem jornalista Rafaela Tasca.
Em Santa Catarina o livro será lançado no Senai de Blumenau hoje (12). Arte do Vestuário tem uma tiragem de 2 mil exemplares, dos quais 80% serão encaminhados para escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. A obra foi realizada sob incentivo cultural da Lei Rouanet, com patrocínio da Rovitex, apoio da SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura) e realização da The Way.
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