ÚNICO NO BRASIL, TOTEM INTERNACIONAL DA PAZ ESTÁ EM CURITIBA HÁ 15 ANOS
O Obelisco também encontra-se em locais como as pirâmides do Egito e o Vaticano
Por Emanuelle Spack
“Que a Paz Prevaleça na Terra”. Com esta frase foi lançado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial e a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, o “Totem da Paz”, iniciativa do professor Masahisa Goi, humanitário e pacifista japonês.
Após constatar as dores incalculáveis da guerra, o Sr. Goi sentiu que o ser humano necessitava de um novo significado de conforto, cura e apoio. Criou a Fundação Goi e o The World Peace Prayer Society, Sociedade Mundial para a Paz e Prece, com o intuito de fomentar a paz no mundo. E surgiu a ideia de espalhar sobre o planeta Totens da Paz, como um lembrete constante para os homens da necessidade de não-violência no mundo.
Também conhecido como “Poste da Paz”, o monumento consiste de um obelisco branco com a frase “Que a Paz Prevaleça na Terra”, inscrita em suas quatro faces: na língua nativa do país de instalação e em inglês, japonês e espanhol. Dentro dele estão inúmeros “mantras” ou mensagens de paz.
Na primavera do ano 2000 um desses Totens foi instalado em Curitiba por representantes da Fundação Goi, em visita especial à cidade. À época o Totem já estava estabelecido em 47 países. Na Capital do Paraná o local escolhido foi a Faculdade Espírita, que em solenidade apropriada teve o Toten inaugurado em seu jardim principal, onde ainda se encontra. É o único instalado no Brasil.
Os motivos para a escolha da instituição foram suas propostas educacionais inovadoras, focadas em uma educação de valores humanos universais, de visão holística e ecumênica, bem como o trabalho pioneiro de seus fundadores, o casal de professores curitibanos Octávio Melchíadas Ulysséa e Neyda Nerbass Ulysséia, reconhecido internacionalmente. “Para nós, da Faculdade Espírita, é uma grande honra sediar o Totem da Paz. Ele reflete bem os ideais que defendemos na instituição. Queremos que mais pessoas venham conhecer o totem e meditar junto a ele, pois paz é o que o mundo mais necessita hoje”, conclui Neyda Ulisseya.
Atualmente existem Totens da Paz espalhados pelo mundo, em todos os continentes, cobrindo cerca de 180 países. Foram instalados, por exemplo, na planície de Guise, Egito, junto às célebres pirâmides; no Vaticano, à época do Papa João Paulo II, o qual participou pessoalmente do evento; na Índia, nas comunidades do Dalai Lama e de Madre Tereza de Calcutá; no norte magnético da Terra; no epicentro da bomba de Hiroshima, no Japão, bem como em diversos locais significativos do mundo.
Desde sua instalação em Curitiba, o Totem é visitado por muitas pessoas, ainda que parte da população o desconheça. A Faculdade Espírita mantém-no com cuidado e disponibiliza livremente a visitação. Trata-se de um símbolo poderoso para uma época conturbada. Vale a pena conhecê-lo.
Serviço
Faculdade Espírita – Rua Tobias de Macedo Júnior, 246 – Santo Inácio, Curitiba – PR.
Telefone: (41) 3155-7117 (41) 9941-2363
Mais informações: www.faculdadeespirita.com.br/
Fundação Goi – www.worldpeace.org/activities_peacepoleproject.html
Deixe um comentário