Uma coleção para Frans Krajcberg – Paris Design Week 2024

Frans Krajcberg
Divulgação

Exposição

4-8 de setembro de 202

Unindo design, arte contemporânea e sustentabilidade durante a Paris Design Week. Exposição de artistas e designers brasileiros discute a ecologia na produção artística atual através do legado de Frans Krajcberg que manteve em vida atelier de trabalho, hoje o Espace Frans Krajcberg em Montparnasse, no coração da antiga Paris.

Ângela Maria Ateliê, Atelier Cléophée, Bianca Da costa, Clarisse Taulewali, Cris Bertolucci, DECARVALHO ATELIER, Delphine Araxi, Denise Stewart, Elizabeth Titton via Casa Bonita, Estudio BA, Estudio Bloco A, Estudio Mais Alma, Fernanda Fróes, Gileno Design by Muliê, Lâmina Art, Lavinia Góes, Lucie Gabrielle, Lyz Parayzo, Marion Flament, Maximiliano Crovato, Nina Dwin, Oiamo Atelier, Paula Sousa, Ricardo Fasanello, Ronald Sasson, Sandra Arruda, Unusualmentor Aka Anna Mari, Valéria Montag e Zanine Caldas apresentam criações exclusivas para a mostra. Entre os destaques, a icônica Poltrona Esfera – versão especial em couro de pirarucu de Ricardo Fasanello (1930-1993).

Um leilão de obras selecionadas acontece no dia 7 de setembro, às 16h, com o leiloeiro François Epin. Parte da renda será revertida para o Espace Frans Krajcberg.

_______

No âmbito da arte e do design, poucas figuras encarnam tão profundamente o espírito de simbiose com a natureza como Frans Krajcberg. A criação da casa na árvore por Zanine Caldas para seu amigo Frans Krajcberg é uma prova dessa relação harmoniosa. É dentro desta visão partilhada que apresentamos uma coleção de arte e design em homenagem a este criador visionário.

A arte e o design sempre possuíram o poder de desafiar as convenções, evocar emoções e provocar o pensamento. Face aos desafios ambientais prementes, artistas e designers estão a aproveitar as suas competências criativas para inspirar ações e impulsionar mudanças positivas. Através do seu trabalho, instigam conversas, conscientizam e cultivam a empatia, promovendo uma consciência coletiva que abraça a sustentabilidade e garante um futuro melhor para todos.

Hoje, a arte e o design sustentáveis ​​surgem como pilares da prática criativa. À medida que cresce a consciência sobre a proteção ambiental, mais criativos consideram os impactos mais amplos do seu trabalho. Estes visionários estão a colocar o ambiente em primeiro plano, pensando em formas de trabalhar com o mundo em que vivem, e não apenas dentro dele. As suas criações refletem um profundo respeito pela natureza e um compromisso em preservá-la para as gerações futuras.

“Estamos caminhando para a destruição do planeta. A geração atual precisa perceber sua responsabilidade. ”As palavras de Frans Krajcberg ressoam poderosamente: é um apelo à ação, um lembrete da necessidade urgente de práticas sustentáveis ​​em todas as facetas das nossas vidas. A eco-arte, o design e a arquitetura são potentes agentes de mudança ambiental, tal como Krajcberg foi e continua a ser. Celebramos o legado de Frans Krajcberg, cujo trabalho e filosofias nos inspiram a repensar a nossa relação com o meio ambiente através de artistas e designers contemporâneos traçamos caminhos possíveis.

Pat Monteiro Leclercq – curadora

Serviço:

Uma coleção para Frans Krajcberg – exposicão

4/09 à partir das 15:00 – Vernissage para imprensa

4/09 à partir das 18:00 – Abertura convidados

5 – 8/09 das 13:00 as 19:00 – Abertura ao público em geral

7/09 às 16:00 – Leilão e Champagne

Espace Frans Krajcberg Paris

21 da avenida do Maine – 15º arrondissement

Idealização e curadoria: Pat Monteiro Leclercq

Realização: Bref, Design Art

Apoio: Embaixada do Brasil na França

Coquetel de abertura Clube & CasaDesign

www.brefdesignart.com

Trabalho da Oiamo, atelier nômade do Rio Grande do Sul, criado pelo designer Tiago Braga Divulgação
Luminárias de Cris Bertolucci
Divulgação
Trabalho da artista Bianca Dacosta
Poltrona Esfera de Ricardo Fasanello em couro de pirarucu
Divulgação

Frans Krajcberg

Artista polonês que chegou ao Brasil em 1948 naturalizado em 1957, nascido em 1921 e falecido em 2017. Pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico reconhecido por sua obra que reflete a paisagem brasileira, especialmente a floresta amazônica, e sua preocupação constante com a preservação do meio ambiente. Sua arte ganhou projeção internacional na década de 1970 com suas esculturas de madeira calcinada, muitas vezes lembrando pulmões, corações e esqueletos, como uma forma de protesto contra o desmatamento e as queimadas. Krajcberg também é conhecido por seu ativismo ambiental, utilizando sua arte como um meio de denúncia e conscientização sobre os impactos negativos da ação humana na natureza.

Pat Monteiro Leclercq

Franco-Brasileira residente em Paris, navega pelo universo do design colecionável e da arte contemporânea. Colecionadora, curadora e advisor, ela transcende fronteiras físicas e conceituais com seu projeto nômade em Paris, o Bref, design art brefdesignart1, onde expõe obras de arte e peças de design colecionável de forma temporária. Pat tece uma ponte entre o móvel de autor e a arte contemporânea, nutrindo a cena artística local e promovendo o intercâmbio cultural entre a França e o Brasil e no Marrocos através da residência artística Kymia, em Marraquexe.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*