ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO “VERTENTES” DA ARTISTA PLÁSTICA MÁRCIA DALCIN

A EXPOSIÇÃO "VERTENTES" PODERÁ SER VISITADA ATÉ 30 DE JANEIRO NA LE BARON MÓVEIS

A artista plástica Márcia Dalcin
Foto: Waldo Rafael

A exposição Vertentes da artista plástica Márcia Dalcin poderá ser vista até dia 30 de janeiro no espaço de arte da Le Baron Móveis, com apoio da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP, Waldo Rafael, Cris Lissoni e curadoria de Ana Procopiak. A exposição reúne pinturas recentes, onde a artista explora um universo singular de cores e formas abstratas.

Obra da artista plástica Márcia Dalcin
Foto: Waldo Rafael

EXPOSIÇÃO VERTENTES  – Márcia Dalcin
Na exposição “Vertentes” a artista Márcia Dalcin nos apresenta 12 obras, abstrações pictóricas. O gesto da artista, às vezes, é amplo quer abarcar toda a superfície da tela, outras vezes, é mais contido fazendo surgir formas, traços, curvas que entrecruzam cromáticas. As suas relações e interações entre formas e cores capturam e encaminham o olhar do observador a diferentes universos paralelos, onde cada um, a sua maneira, vai criando seus próprios recursos ao seguir as cores solares, vibrantes, potentes que iluminam a caminhada.

Foto: Márcia Dalcin
Obras da artista plástica Márcia Dalcin
Foto: Divulgação

Como se fossem trilhas, as formações em tinta feitas à rolo da artista Marcia Dalcin, metaforicamente sugerem o caminhar de sua vida, a demanda do amor e da família – seus pilares existenciais – o aconchego de sua alma, fonte de suas melhores inspirações.

A artista plástica Márcia Dalcin
Foto: Waldo Rafael

Curadoria de Ana Prokopiak

​Ao contemplar sua obra somos levados à uma vastidão abstracionista em manchas, faixas, traços, executadas em sua maioria de forma retilínea e em tintas acrílicas. Cores intencionalmente escolhidas se cruzam, sobrepostas, paralelas, mas sempre balanceadas na grande área de tela em que gosta de trabalhar.

Em começo e fim sentimos seu pensamento deslizar enquanto o instrumento faz sua trajetória. Projeta nesse andar suas emoções, seus amores, e busca o ideal, ingenuamente sem se dar conta de que o ideal está nela mesma. Imersa, de olhos fechados e meditativa, em conexão maior, exprime com esses elementos o que lhe vem na alma.

Os trabalhos que a artista traz para esta exposição são alguns do início de sua carreira nesse pulsar de vida e sensibilidade, latente que era desde jovem em Rebouças e que veio à tona em 2004, em Curitiba, para então saltar até a atualidade, evidenciando a maturidade adquirida ao longo de todos esses anos. Hoje, a paleta de cores tende para tons terra, mas como diz a própria artista: “cada tela é uma tela, uma inspiração, que deixo fluir, sem seguir intencionalmente algum padrão pré-estabelecido”.

Marcia Dalcin conta com um grande número de participação em exposições, dentro do Brasil, na França e Estados Unidos, e é reconhecida por seu talento.

Marcia Dalcin é considerada hoje como uma das maiores revelações artística do Paraná. Com obras próprias Márcia percebe a arte como um caminho de pesquisa, uma das vias que conduziu a descoberta da verdade e do belo. Natural de Rebouças/PR reside na cidade de Curitiba desde 1992. Iniciou sua formação artística no ano de 2004, no atelier da Rosa Bruinjé – Pinhais/PR.

​Cores fortes e formas não definidas são a marca principal da produção da artista, que ao invés do pincel aderiu ao rolo para criar. Márcia integra em suas obras a sua essência eclética. Seu estilo é diversificado, renovando e criando constantemente obras diferenciadas. Fez várias exposições coletivas e individuais. Seus trabalhos já foram adquiridos por pessoas em diversos países. A atmosfera, os reflexos, o translúcido, a irisação, a refração, entre outros, são os verdadeiros temas de sua arte.

“Usa as cores com propriedade, criando abstrações geométricas vibrantes. Sua técnica expressa dinamismo nas formas e equilíbrio espacial que, juntamente ao colorido, despertam imediatamente a atenção do espectador.” Celso F. Bastos – Editor de Arte. Rio Art Show 2005

Como é possível observar, as suas obras localizam-se em diferentes momentos da história, e em diferentes contextos literário-artísticos, o que coloca a sua pintura como extremamente presente e influente na cultura universal. Mais do que ciência, sua pintura é um modo de ser-no-mundo, um modo em que o simbolizar ainda não se iniciou (ou ainda não terminou) e em que tudo, cada folha mergulhada na água, cada raio de sol, pode de repente iluminar-se de uma vida mágica e independente. Técnica artística mais utilizada é o acrílico sobre tela, tendo como estilo e temática o Moderno e o Abstrato.

Já participou em Salões e Exposições Coletivas em diversos estados brasileiros e internacionais, entre os quais: 27° Salão de Maio – Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro; 3° Salão Sansão Pereira – Sociedade Brasileira de Belas Artes – RJ; Ward – Nasse Gallery – New York; Art Shopping – Musée du Louvre Paris – França.

Grey Facebook Icon
Grey Twitter Icon
Grey Google+ Icon
Grey YouTube Icon
Grey Pinterest Icon
Grey Instagram Icon
mdartes@hotmail.com

Serviço:

Exposição Vertentes de Márcia Dalcin
Local: Espaço de Arte da Le Baron Móveis
Av. Manoel Ribas 1970, Mercês.
Permanece até 30 de janeiro de 2024.
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados das 9h às 17h. Domingos das 11 às 16h.

Maiores informações sobre a artista no Instagram @marcia_dalcin

Por Katia Velo – Assessoria de Comunicação Coluna KV/ Diretora de Comunicação da APAP/PR/ Colunista Jornal Folha da Mulher

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*