Última semana para conferir “As Origens do Fotojornalismo no Brasil – Um olhar sobre o Cruzeiro” no MON
A mostra “As Origens do Fotojornalismo no Brasil – um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)” termina neste domingo, dia 9 de novembro, na sala 07 do Museu Oscar Niemeyer (MON).
Com a curadoria de Helouise Costa e Sergio Burgi, a exposição traz cerca de 400 fotorreportagens e imagens produzidas pelos fotógrafos da revista “O Cruzeiro”, decisiva para a implantação do fotojornalismo no Brasil.
A mostra tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tais como foram publicadas. Com foco nas décadas de 1940 e 1950, período de maior criatividade e divulgação da revista, Pierre Verger, José Medeiros, Peter Scheier, Jean Manzon, Henri Ballot e Marcel Gautherot são alguns nomes que compõem a mostra.
O Cruzeiro
Com circulação nacional e publicada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, a revista “O Cruzeiro” foi lançada em 1928 como uma publicação semanal de variedades. Tornou-se um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil. “Mesmo após 38 anos do fechamento da revista, constatamos que ela continua sendo uma importante referência para os profissionais da imprensa brasileira, muito embora seja pouco conhecida pelas gerações atuais”, explica a curadora Helouise Costa.
Outras exposições
O visitante também poderá visitar as exposições “IDEA/Brasil”, “Frida Kahlo – As suas fotografias”, “Genesis – Sebastião Salgado”, “Histórias do Acervo MON – em aberto”, “João Turin – Vida, obra, arte”, “As origens do fotojornalismo no Brasil – um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e “Pátio das Esculturas”.
Serviço
“As Origens do Fotojornalismo no Brasil – um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)”
Até 9 de novembro, domingo
Local: Sala 07
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$6 e R$3 (meia-entrada)
Menores de 12 anos e maiores de 60 anos têm entrada franca
Deixe um comentário