Tutorial: Como criar vídeos curtos educacionais

De matemática à história, o Kwai traz dicas para quem quer falar sobre qualquer matéria além da sala de aula

Divulgação

A internet trouxe inúmeros benefícios a todos. Se antes as pessoas precisavam se deslocar até a biblioteca mais próxima para entender a matéria passada na aula e fazer pesquisas, hoje, com apenas um clique, elas conseguem acessar diversos sites e vídeo-aulas que ajudarão a esclarecer suas dúvidas.

E o que não falta hoje são páginas e perfis que passam conteúdos dos mais diversos temas. Então, para quem deseja se destacar fazendo conteúdos educacionais, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, com a ajuda do criador de conteúdo Felipe Gabriel traz as melhores dicas para levar o ensino para além da sala de aula.

1 – Prepare um roteiro
Antes de chegar na etapa de gravaçãoé necessário um planejamento e um bom roteiro. São eles que vão guiar toda a produção do seu vídeo e ainda estruturar as cenas, ordem das falas, marcar as imagens e legendas que precisam ser inseridas, os movimentos de câmera e também garantir que seu vídeo tenha uma ordem lógica, com início, meio e fim.

2 – Utilize uma linguagem adequada
Ao criar conteúdos com uma linguagem próxima do estilo de quem assiste, será possível tratar de determinado assunto com informalidade. Isso facilitará a compreensão de temas mais complexos, além de cativar o interesse dos usuários, que irão perceber que o aprendizado não é tão difícil quanto imaginam.

3 – Crie novas formas de apresentação
Além de simplificar a linguagem, criar novas formas de apresentar o conteúdo é uma ótima maneira de tornar as matérias mais interessantes. Seja com narrativas e histórias para explicar um acontecimento, explorando figuras conhecidas por outro ângulo, com fatos interessantes sobre a vida privada ou até mesmo contando curiosidades sobre determinada época.

4 – Esteja de olho nas tendências
Incorporar o dia a dia dos usuários nos vídeos tornará o aprendizado muito mais real. Analisar materiais encontrados em sites, linkar uma série de TV ou um filme com o tema apresentado é uma forma de se aproximar com quem consome seu conteúdo. Por isso, é super importante estar de olho nas tendências do momento. Para aulas de História, por exemplo, séries que falam sobre vikings ou filmes sobre a realeza são ótimas para tratar de acontecimentos históricos importantes.

5 – Utilize recursos de edição
Ferramentas de edição com dublagens, filtros e trilhas sonoras irão contribuir na dinâmica do seu vídeo, além de deixá-lo mais profissional e estilizado e chamar ainda mais a atenção de quem vai assistir seu vídeo. Use e abuse das hashtags do momento.

Para mais dicas práticas de criação de conteúdo educacional, confira aqui o vídeo que o Felipe Gabriel fez para o Kwai.

– Código para incorporar vídeo em sites: <iframe width=”853″ height=”480″ src=”https://www.youtube.com/embed/lVKv-DQG1Bo” title=”Dicas para gravar vídeos curtos sobre Educação” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Sobre o Kwai
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida das pessoas mais felizes, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play . Saiba mais em: kwai.com.

Enviado por Bruna Camilo / RPMA Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*