TRABALHO DE TCC – SOBRE A OBRA DE KATIA VELO
MATÉRIA PUBLICADA: 23/07/2006 (Site Antigo)
Alunos de MKT da Facinter – promovem exposição Símbolos – Katia Velo
Alunos da 8ª. Administração com ênfase em Marketing e Propaganda, da Faculdade Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba), Alessandra M. Bloot, Anuska Kirilov, Patrícia de Souza, Edaicio Dias, Elcio Gregório, Flávia C. Batista, Cleber Vidal, Renato Prado, Dirce Sabi, Fabiana Gottens, Diego Costa, Débora Pollyanna, Daniel Pustigo, Augusto L. Júnior, Christovan Pessoa, promovem exposição da artista plástica paulistana, Katia Veloque atualmente reside em São José dos Pinhais.
A exposição Símbolos foi planejada e executada especialmente em comemoração ao aniversário da artista plástica. A abertura foi realizada na Fundação Mokiti Okada, a convite do Sr. Gustavo de Sá Pereira.
A abertura da exposição aconteceu em julho último (sétimo mês do ano), com 07 telas (sendo 06 dípticas), onde são representados 07 Símbolos. A artista, Katia Velo, escolheu criteriosamente os símbolos que embora tenha uma representação pessoal, têm significados universais.
A exposição foi um sucesso, tanto pela originalidade quanto sensibilidade e obteve vários convites: em agosto, na empresa O Boticário, no espaço North Wind, a convite da Coordenadora da Associação, Andrea Rudolf, em outubro na Câmara Municipal dos Vereadores em São José dos Pinhais, a convite da Secretaria da Cultura, Lucimar Feitosa e do Presidente da Câmara, Prof. Assis Manoel Pereira.
A curadoria está a cargo de Marcus Liberato, Diretor Administrativo da APAP- Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.
A promoção da exposição realizada pelos alunos da Facinter é um feito inédito que merece destaque pela criatividade, além do apoio e incentivo as artes visuais.
DO CURADOR MARCUS LIBERATO
A busca do ser humano por uma renovação é uma constante. Nos tempos modernos e na agitação do dia-a-dia necessitamos parar e reorganizar as idéias e o pensamento para reencontrarmos a nós mesmos, as pessoas que nos cercam e o mundo que nos rodeia.
Um re-ordenamento dos sentidos e sensações.
Katia Velo procura aproximar-se desse re-ordenamento da vida para expressar a sua arte. Conduzir o ser humano, através de seus quadros multicores, a parar e a refletir sobre o significado da vida.
Meditação. Desintoxicação. Purificação. Renovação.
Sem prender-se a denominações e doutrinas religiosas, alia símbolos da espiritualidade e da religiosidade com elementos da natureza para conduzir o espírito à introspecção e ao auto-conhecimento. Este que conduz ao equilíbrio, ao harmônico, ao perfeito.
Com o movimento criado pela sobreposição de várias camadas de tintas, Katia Velo procura representar a libertação da verdadeira expressão do ser humano. Essa expressão dos sentimentos puros e verdadeiros aproxima seu trabalho de um expressionismo quase lúdico.
Cézanne, mestre do impressionismo, dizia que a luz nasce da cor, assim como da cor nasce a forma. A artista e suas cores vibrantes nos remetem à alegria de ver a vida como realmente deveria ser vista. A vida é rica em cores e não apenas em preto e branco como o ritmo frenético do dia-a-dia nos tenta mostrar.
“Pintar não é copiar servilmente o objetivo, mas é captar uma harmonia entre numerosas relações…” (Cézanne).
Katia nos convida, com suas obras, a parar e repensar a forma de vermos a vida.
Deixe um comentário