Timeless: o Calendário Pirelli 2024, de Prince Gyasi, é apresentado em Londres

AMANDA GORMAN MARGOT LEE SHETTERLY

Prince Gyasi: “Não nascemos atemporais, mas nos tornamos. Meus personagens são como super-heróis”

Londres, 30 de novembro de 2023 – O Calendário Pirelli 2024, de Prince Gyasi, apresentado hoje em Londres, é intitulado Timeless (“Atemporal”, em português) e celebra todas as pessoas que ele acreditou terem deixado sua marca e que estão destinadas a inspirar as gerações futuras. “Não nascemos ‘atemporais’, mas nos tornamos”, diz o artista visual de Gana, explicando que seus temas, fotografados com as cores vivas e os contrastes nítidos que o tornaram famoso, são para ele “como super- heróis, mas ao mesmo tempo familiares”.

Prince Gyasi é o mais recente entre os 39 artistas que participaram da criação de um Calendário Pirelli e seu trabalho marca a 50ª edição dos 60 anos de história do Calendário, de 1964 a 2024, levando em conta os anos em que não teve publicação.

O Calendário Pirelli segundo Prince Gyasi

Quando Prince Gyasi foi convidado para o Calendário Pirelli 2024, começou a pensar em quem gostaria que estivesse na edição e o que cada pessoa representava para ele, com base em seu próprio senso de comunidade da África Ocidental. Como um dos artistas mais jovens já chamados para assumir o The Cal, isso significou voltar à sua infância e a pensar nas pessoas que o inspiraram durante seus 28 anos.

Isso se tornou uma história sobre o que, na visão do artista, torna as pessoas “atemporais”, e Gyasi acredita que se trata, acima de tudo, de perseverança e integridade. Sobre a supermodelo Naomi Campbell, que aparece no Calendário com o título “Time Stopper” (Quem Para o Tempo) , ele diz: “Quando você olha para figuras como Naomi, ela não é da minha geração, mas ainda é um ícone para a minha geração. Isso só pode acontecer se você estiver comprometido com seu trabalho e suas crenças”.

Para o Calendário, o artista ganense colocou essas ideias em um manifesto dedicado “àqueles que querem ser atemporais”. Seu objetivo era incentivar as pessoas, principalmente os jovens, a aprender, criar e, por sua vez, inspirar a si mesmos. “Espero que eles entendam que podem fazer o que quiserem se se dedicarem e forem determinados o suficiente”, explica ele.

O elenco

“Todas as pessoas fotografadas foram capazes de reconhecer suas habilidades e se destacar. Elas encontraram seu potencial, mudando seus destinos. Isso é o que significa ser atemporal. As pessoas que enfrentam desafios, não seguem o que a sociedade está pensando, não são influenciadas pela idade, fama ou dinheiro e desenvolvem seu próprio talento de maneira autêntica. Elas fazem coisas que parecem extraordinárias para muitos, mas que são normais para elas, e podem mudar seus destinos. Mesmo sem estar sob os holofotes, eles podem mudar a narrativa em seus campos ou fazer algo diferente e, por sua vez, inspirar outras pessoas.”

O destaque do Calendário é Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II, Rei do histórico Império Ashanti da África Ocidental, e sua delegação real, fotografada no Palácio Manhyia sob o título de “Royalty” (Realeza). A atriz americana Angela Bassett representa “Altruistic” (Altruísta); a escritora Margot Lee Shetterly e a poeta Amanda Gorman são “The Blueprint” (O Projeto); e o artista contemporâneo ganense Amoako Boafo é “The Chosen One” (O Escolhido).

Gyasi dedicou um mês a si mesmo com o título “Details” (Detalhes). A imagem escolhida para a capa – e um dos meses – é do jovem Gyasi “Studious” (Estudioso), representado pelo modelo infantil Abul Faid Yussif.

Em um fundo turquesa brilhante, Yussif foi fotografado brincando com versões em miniatura de alguns dos itens que aparecem nas páginas do Calendário: como uma chave segurada por Bassett; pedaços de um relógio do cenário de Campbell; escadas cor-de-rosa escaladas por Gorman; uma mala azul carregada pelo “Man of Honour” (Homem de Honra), o ator, diretor, DJ e produtor Idris Elba.

A superestrela global e atriz Tiwa Savage é a “Resilience” (Resiliência); o escritor, diretor e produtor Jeymes Samuel é o “Visionary” (Visionário); o empresário e ex-jogador de futebol Marcel Desailly é o “Focus” (Foco); e a cantora, artista e atriz Teyana Taylor é a “Future Forward” (Futuro Adiante).

A sessão de fotos

Gyasi planejou cada uma de suas imagens meticulosamente, compondo fotografias que mais parecem pinturas do que retratos. Ele escolheu cada pessoa com cuidado, elaborou a ideia do cenário e a projetou, antes que as renderizações fossem criadas e o cenário construído. Para a sessão de fotos do Calendário, o processo envolveu a criação de diversos elementos, desde um relógio derretendo até um coração vermelho gigante. “Eu sei como vou colocar o talento em minha tela”, diz ele. “Tudo é feito antes. Você sempre tem que pensar em um plano B, mas não gosto de fazer as coisas no momento, porque pode parecer um pouco confuso para mim.”

Com uma sessão de fotos em Londres, Gyasi optou por fazer uma segunda tomada em Gana para representar a cultura e os recursos naturais de seu país. “Gana é uma terra especial”, explica ele. “É a porta de entrada para a África, onde se pode encontrar de tudo: cacau, ouro, bauxita, petróleo… Eu queria levar a Pirelli para lá e revelar um novo mundo por meio de um Calendário que durará para sempre, talvez criando novas oportunidades de desenvolvimento.

“Depois de Botsuana, onde o Calendário Pirelli 2008 foi fotografado, é maravilhoso ir para outro país africano, descobrir sua cultura e conhecer as pessoas de lá. É o país mais pacífico da África. Acho que é um lugar especial e você sentirá sua energia quando estiver lá. Foi inspirador filmar lá no local e poder transmitir como o país funciona.

Prince Gyasi

Ao descrever sua jornada para se tornar um artista visual, Gyasi se baseia em uma série de lembranças e experiências de sua infância em Gana, desde os dias passados com seu avô músico até a colaboração com um fotógrafo de retratos nos mercados de Acra.

Ele costumava visitar estúdios de gravação e estações de rádio e TV com seus pais, que são músicos gospel.

Ele não estudou fotografia, mas sim artes na forma de pintura, criação de imagens, escultura e entalhe. E passava o tempo brincando com o software de desenho de seu computador descobrindo maneiras inovadoras de criar com ele. Seu objetivo era criar um estilo que as pessoas pudessem identificar rapidamente. “Criei uma ponte entre a pintura e a fotografia”, afirma ele. “Estou satisfazendo as pessoas que amam fotografia, estou agradando as pessoas que amam pintura, então estou criando uma nova ponte, que não chamarei apenas de fotografia, chamarei de arte.”

Embora tenha tido experiências com câmeras quando estava começando, Gyasi descobriu que um celular poderia ser a melhor maneira de registrar algumas de suas primeiras imagens. Ele tirou fotos de jovens no distrito de Jamestown, onde sua mãe nasceu e atualmente ele fundou uma organização educacional sem fins lucrativos chamada Boxed Kids. Suas fotografias contam histórias visuais que capturam a atmosfera e a vibração de sua comunidade, propondo sua narrativa sobre as tradições da África Ocidental.

Um elemento fundamental do trabalho de Gyasi são as cores. Ele emprega blocos de cores brilhantes e de forte contraste em suas imagens, muitas vezes colocando tons vermelhos, azuis ou rosas vivos ao lado das pessoas que estão sendo fotografadas. Sua estética ousada apresenta aos espectadores uma realidade hipercolorida, que às vezes é melhorada digitalmente, refletindo suas experiências do mundo filtradas pela sinestesia. Isso cria uma interação não convencional entre os sentidos, de modo que alguém pode “sentir o gosto” de uma forma ou “ouvir” uma cor. Para Gyasi, o fenômeno faz com que ele associe palavras às cores; por exemplo, ele vê as quartas-feiras como a cor verde-água. Ele considera seu trabalho uma “terapia por meio das cores” e acredita que as cores podem ter um efeito positivo na saúde mental e na felicidade das pessoas.

Gyasi adora arte, mas diz que tem uma paixão ainda maior pela música e pelo esporte, começando pelo futebol. No passado, ele foi DJ e jogador de futebol.

“Timeless” em www.pirellicalendar.com

O site www.pirellicalendar.com oferece – para mais de 90 países e em 68 idiomas – fotos, áudio, vídeos e textos do Calendário Pirelli 2024. Os visitantes do site, após a cena inicial de um relógio explodindo, podem fazer uma viagem para dentro do “Timeless”, fotografia por fotografia, e explorar o projeto graças a um “guia” interativo com fotos dos bastidores, material detalhado e informações básicas.

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O MANIFESTO DE PRINCE GYASI

Nem sempre acreditei que poderia estar onde estou hoje. Quando era criança e vivia em Gana, não pensava em coisas como legado ou atemporalidade.

O mundo era o que estava à minha frente, e eu não via essas possibilidades em meu cotidiano. Mas quando olhei para fora, para cima, vi artistas e líderes. Vi pessoas que faziam mudanças. Eles me estimulavam a pensar de forma diferente. Fui inspirado e desafiado pela coragem deles, pela ética de trabalho e pelos sacrifícios que fizeram. A motivação e o entusiasmo que vi neles, comecei a perceber em mim mesmo.

Comecei a olhar para além do meu próprio mundo, passando por qualquer limite ou obstáculo e indo direto para o próprio céu. Essas pessoas me ensinaram não apenas a sonhar com um tipo de vida diferente, mas a torná-lo realidade.

Com o passar dos anos, uma das coisas que me impressionou em minha própria jornada é que muitas das pessoas que me inspiraram quando criança continuam me inspirando até hoje. E, ao mesmo tempo, novas figuras, ainda mais jovens do que eu, tornaram-se gigantes, novas inspirações. Percebi que não se trata de ser jovem ou velho, inexperiente ou sábio. O que torna esses ícones quem eles são está em outro lugar. Está em seu foco, sua dedicação, sua paixão. Eles nunca param. Eles nunca desistem.

Eles nos parecem inesquecíveis, capazes de continuar a criar, realizar e imaginar de maneiras que quase desafiam o próprio tempo. Elas são atemporais. Esse é o meu tema. Essa é a história que quero contar. Este projeto é um calendário, mas não é um calendário com grande respeito pelo tempo. Ele é um antitempo. É uma celebração desses indivíduos icônicos que, a cada passo, traçam seu próprio caminho atemporal. Nessas imagens, meu objetivo é explorar e reimaginar como eu enxergava essas figuras marcantes quando era criança e morava na África Ocidental.

Quero contar uma história que explore o poder de como nossas conquistas são vistas pelos olhos daqueles que inspiramos. No final, este projeto não se trata da minha jornada ou da sua; trata-se da jornada deles, da minha comunidade, dos jovens. Trata-se de oferecer uma chance para que outras crianças como eu vejam essas imagens e sejam inspiradas a se tornarem o melhor de si mesmas.

Prince Gyasi

O Cast:

Amoako Boafo – The Chosen One (O Escolhido)

Angela Bassett – Altruistic (Altruísta)

Margot Lee Shetterly & Amanda Gorman – The Blueprint (O Projeto)

Young Prince – Studious (Estudioso)

Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II – Royalty (Realeza)

Idris Elba – Man of Honour (Homem de Honra)

Jeymes Samuel – Visionary (Visionário)

Marcel Desailly – Focus (Foco)

Naomi Campbell – Time Stopper (Quem Para o Tempo)

Prince Gyasi – Details (Detalhes)

Tiwa Savage – Resilience (Resiliência)

Teyana Taylor – Future Forward (Futuro Adiante)

60 ANOS DE HISTÓRIA DO CALENDÁRIO PIRELLI

O Calendário Pirelli, também conhecido como “The Cal™”, foi uma criação da Pirelli UK Limited, a subsidiária britânica do Grupo, que trabalhou no projeto com grande liberdade. Em 1964, os britânicos, em busca de uma estratégia de marketing para ajudar a Pirelli a se destacar da concorrência local, nomearam o diretor de arte Derek Forsyth e o fotógrafo britânico Robert Freeman, famoso por seus retratos dos Beatles, para produzir o que foi um projeto totalmente inovador para sua época.

O resultado foi um produto refinado e exclusivo, com conotações artísticas e culturais que, desde o início, o diferenciaram do mundo da moda e do glamour. Desde então, “The Cal™” continua marcando a passagem do tempo com imagens dos fotógrafos mais aclamados do momento, capturando e interpretando a cultura contemporânea e, muitas vezes, definindo novas tendências.

De 1964 a 2024, incluindo algumas pausas ao longo dos anos, um total de 50 edições do Calendário Pirelli foram produzidos por 39 fotógrafos.

Os quatro períodos do Calendário Pirelli

A história do Calendário pode ser dividida em quatro épocas:

  • A primeira década, de 1964 a 74, que foi seguida por uma longa pausa na publicação (por nove anos) devido à recessão mundial;
  • A segunda década, de 84 a 94, na qual o Calendário foi relançado e tornou-se progressivamente mais proeminente;
  • De 1994 a 2015, abrangendo a virada do milênio, período em que o “The Cal™” alcançou o status de cult como pioneiro;
  • De 2016 até hoje, anos em que o Calendário, como sempre à frente da tendência, capta novas sensibilidades ligadas a mudanças culturais e estéticas.
  • A década de 1964 a 1974

Os primeiros anos do “The Cal™” foram os tempos dos Beatles, da música rock e da minissaia, mas também dos movimentos de protesto dos jovens e dos comícios pela paz contra o Vietnã. O Calendário logo abandonou sua função original de “brinde corporativo” para os principais clientes, tornando-se uma publicação exclusiva destinada a alguns destinatários selecionados. Os modelos eram, em sua maioria, jovens iniciantes, fotografados em ambientes atmosféricos e de elite: cenários exóticos de praias e locais naturais. No entanto, mesmo essas primeiras imagens brilhantes davam uma ideia da verdadeira filosofia estética e cultural do Calendário: “The Cal™” pretendia ser um símbolo da mudança dos tempos.

Em 1968, Harri Peccinotti se inspirou na poesia de Elizabeth Barrett Browning, Allen Ginsberg e Ronsard; no ano seguinte, o mesmo fotógrafo rejeitou as poses formais em favor de fotos mais naturais e espontâneas capturadas nas praias ensolaradas da Califórnia. Em 1972, Sarah Moon tornou-se a primeira fotógrafa a assinar o Calendário, quebrando tabus ao longo do caminho.

O anúncio, em março de 1974, de que a publicação seria suspensa causou muito mais protestos na mídia britânica e internacional do que seu lançamento, um sinal claro do sucesso crescente do Calendário Pirelli. Na década seguinte, vários livros, coleções e antologias, em diferentes idiomas, foram dedicados a ele, sendo o mais famoso uma publicação de 1975 que cobria os dez anos do “The Cal™” com um prefácio nostálgico escrito por ninguém menos que David Niven.

  • A década de 1984 a 1994

Em 1984, finalmente houve o tão aguardado retorno do Calendário. Sob a direção de um novo diretor de arte, Martyn Walsh, o Calendário voltou às suas raízes, incluindo referências discretas, quase subliminares, ao produto principal do Grupo: os pneus.

Nas praias das Bahamas, ao lado das belas modelos fotografadas para o Calendário de 1984 por Uwe Ommer, apareceram rastros misteriosos na areia: o padrão da banda de rodagem da mais recente criação da Pirelli, o pneu P6. Em termos de colocação de produto, era uma presença sutil, mas generalizada, evocando a tecnologia que dominava a época.

Em 1987, Terence Donovan criou um calendário inovador com apenas modelos negras, que incluía Naomi Campbell, de 16 anos, no início de sua carreira. No ano seguinte, Barry Lategan incluiu um modelo masculino pela primeira vez nessa tradicional vitrine da beleza feminina. Em 1990, Arthur Elgort produziu o primeiro Calendário Pirelli totalmente em preto e branco, dedicado às Olimpíadas e à diretora de cinema alemã Leni Riefenstahl.

Em 1993, coincidindo com o final de outra década e após uma mudança na alta administração da empresa, houve outro ponto de inflexão importante. A Pirelli aumentou internacionalmente sua tacada, lançando campanhas publicitárias de alto nível (incluindo a famosa imagem do velocista Carl Lewis com sapatos stiletto vermelhos) e o Calendário tornou-se uma das principais ferramentas para transmitir a nova imagem do Grupo. A direção artística foi transferida para a sede da empresa em Milão e foi decidido que todas as referências a pneus deveriam ser eliminadas. Assim, “The Cal™” voltou a ser ele mesmo, uma publicação artística sem limitações ou restrições impostas a seus criadores, exceto os cânones do estilo e do bom gosto. Afinal de contas, a Pirelli é uma marca internacional que não se identifica com uma única família de produtos, mas evoca um amplo espectro de valores e significados, antes de tudo um compromisso com a inovação e a busca pela excelência, elementos que sempre inspiraram o Calendário também.

  • De 1994 a 2015

Em 1994, Herb Ritts lançou a nova era do “The Cal™” com um casting fenomenal de supermodelos: Cindy Crawford, Helena Christensen, Kate Moss e Karen Alexander. Seu calendário, intitulado “A Homage to Women” (Uma homenagem às mulheres), buscou capturar “as mulheres dos anos 90 e seu lugar no mundo: orgulhosas, sensuais e bonitas por dentro”. Desde então, o talento criativo dos fotógrafos e o fascínio das modelos têm sido os pilares do sucesso do Calendário Pirelli. Sua conexão com o mundo da moda e do glamour se tornou ainda mais forte: para as estrelas das passarelas, aparecer no “The Cal™” é o equivalente a fazer sucesso, e a competição entre as iniciantes é acirrada.

Entre os maiores nomes que estiveram presentes nas últimas edições do século estão Christie Turlington e Naomi Campbell (novamente) em 1995 (fotografia de Richard Avedon); Carré Otis, Eva Herzigová e Nastassja Kinski em 96 (fotografia de Peter Lindbergh), e Inés Sastre e Monica Bellucci (a primeira modelo italiana) em 1997.

Em 1998, Bruce Weber dedicou algumas fotos a estrelas de cinema e cantores, incluindo Robert Mitchum, John Malkovich, Kris Kristofferson, B.B. King e Bono, enquanto Alek Wek e Laetitia Casta foram os rostos de 1999, fotografados por Herb Ritts, e de 2000, por Annie Leibovitz.

O século XXI começou com um Calendário Pirelli fotografado em Nápoles por Mario Testino, estrelando, entre outros, Gisele Bündchen e Frankie Rayder. Em 2002, o Calendário contou com várias atrizes e duas netas de celebridades: Lauren Bush (17 anos, neta de George Senior) e Kiera Chaplin (neta do grande Charlie). O elenco de 2003, fotografado mais uma vez por Bruce Weber, foi particularmente impressionante: com três beldades italianas (Mariacarla Boscono, Eva Riccobono e Valentina Stilla) ao lado de modelos famosas como Sophie Dahl, Heidi Klum, Karolina Kurkova e Natalia Vodianova, e estrelas masculinas do cinema e do esporte (Alessandro Gassman, Stephane Ferrara e Richie La Montagne).

A edição de 2004, no 40º aniversário do “The Cal™”, concentrou-se nas esperanças e nos sonhos de divas como Catherine Deneuve e Isabella Rossellini e foi confiada à criatividade tecnológica de Nick Knight. Em 2005, foi a vez de Patrick Demarchelier: em “O espírito do Brasil”, ele fotografou modelos do calibre de Naomi Campbell e novatas como Adriana Lima nas praias ensolaradas de Ipanema e Copacabana. A renomada dupla inglesa/turca Mert e Marcus esteve no comando em 2006, escolhendo o fascínio retrô dos anos 1960 da Côte d’Azur e belezas sensuais como Jennifer Lopez, Kate Moss e Gisele Bündchen.

O melhor de Hollywood foi o ano de 2007, apresentando cinco divas: Sophia Loren, Penélope Cruz, Hilary Swank, Naomi Watts e a promissora Lou Doillon, fotografada pelos parceiros holandeses Ines e Vinoodh Matadin na Califórnia. Em 2008, Patrick Demarchelier fotografou The Cal™ mais uma vez, optando por locações na Ásia pela primeira vez. Totalmente filmado em Xangai, o elenco misturou Oriente e Ocidente, incluindo a atriz chinesa Maggie Cheung e a top model Doutzen Kroes.

Em 2009, o famoso artista Peter Beard levou “The Cal™” para Botsuana, fotografando modelos aclamadas internacionalmente, como Daria Werbowy, Lara Stone e Mariacarla Boscono. Beard, que viveu no Quênia por 30 anos, é um dos maiores fotógrafos do mundo sobre o mistério e o fascínio da África. A edição de 2010 foi confiada ao fotógrafo americano Terry Richardson, “enfant terrible” conhecido por seu estilo atrevido e provocante, trabalhando com personagens descontraídos e atrevidos como Miranda Kerr, Lily Cole, Rosie Huntington e Ana Beatriz. Por trás do calendário 2011 estava o gênio criativo de Karl Lagerfeld: artista, esteta e lenda da moda com vários talentos. Em seu estúdio em Paris, Lagerfeld criou “Mythology”, um calendário que refletia sua paixão pela cultura clássica grega e romana. Seu deslumbrante elenco de personalidades masculinas e femininas incluía os modelos Baptiste Giabiconi e Brad Kroenig e a atriz Julianne Moore. A edição de 2012 foi obra de Mario Sorrenti, que escolheu a Córsega como cenário para “Swoon”, estrelado por Milla Jovovich, Kate Moss e Isabeli Fontana.

Em 2013, “The Cal™” foi confiado a Steve McCurry, um dos repórteres fotográficos mais famosos do mundo, cujas fotos para a Pirelli revelaram a mudança da situação social e econômica do Brasil. Seu elenco, que não foi fotografado nu, incluía a atriz brasileira Sonia Braga, a cantora Marisa Monte e as modelos Adriana Lima, Petra Nemcova e Summer Rayne Oakes e compartilhava um compromisso comum com o trabalho de caridade, apoiando ONGs, fundações e projetos humanitários.

Para marcar o 50º aniversário do Calendário Pirelli em 2014, decidiu-se editar as fotos que haviam sido tiradas por Helmut Newton em 1985, mas que, por vários motivos, nunca haviam sido publicadas.

No ano seguinte, em 2015, o Calendário seguiu em outra direção, e muitos dos temas que haviam sido apenas abordados nas edições anteriores passaram a ocupar o centro das visões dos fotógrafos.

O primeiro foi Steven Meisel, que decidiu adotar um formato clássico – 12 modelos em 12 fotos – com heroínas do cinema e ícones da publicidade e do mundo transgressor da moda. Ele introduziu um tema altamente atual – o das modelos “curvilíneas” (Candice Huffine).

  • De 2016 até hoje

Com a edição de 2016, inicia-se uma nova época para o Calendário Pirelli, embarcando em um caminho gradual e irreversível de mudanças. Ano após ano, o The Cal, sempre à frente da curva, faz um balanço das novas sensibilidades culturais e estéticas.

O passo definitivo foi dado por Annie Leibovitz com o Calendário de 2016, quando ela decidiu retratar 13 mulheres bem-sucedidas, de todas as esferas da vida. A campeã de tênis Serena Williams posou diante de sua câmera, assim como a cantora Patti Smith, a intérprete e musicista Yoko Ono e a crítica e escritora Fran Lebowitz. Mas, entre outras, também estavam Agnes Gund, presidente emérita do MoMA, a blogueira Tavi Gevinson e Mellody Hobson, presidente dos fundos de investimento da Ariel Investments.

No ano seguinte, o bastão foi passado para Peter Lindbergh. Em uma época em que os principais canais de mídia do mundo retratavam as mulheres como embaixadoras da perfeição e da juventude, Lindbergh ofereceu e apoiou um tipo diferente de beleza, talvez não perfeita, mas mais real e capaz de despertar emoções. Daí o título “Emotional” (Emocional) do Calendário de 2017, com 14 atrizes internacionais, incluindo Nicole Kidman, Helen Mirren, Penelope Cruz e Uma Thurman. Na edição de 2017, o mestre alemão se tornou o único fotógrafo a ser convidado para fazer o Calendário Pirelli pela terceira vez, depois do que ele criou no deserto de El Mirage, na Califórnia, em 1996, e do de 2002, que ele fotografou nos estúdios da Paramount Pictures em Los Angeles.

Em 2018, Tim Walker escolheu retratar “Alice no País das Maravilhas” com um elenco de 18 nomes emergentes e bem estabelecidos, incluindo Naomi Campbell, Whoopi Goldberg, Sean “Diddy” Combs e Ru Paul. Alice foi interpretada pela modelo Duckie Thot, cuja história pessoal – como filha de refugiados sudaneses que se mudaram para a Austrália – fez dela a reencarnação moderna perfeita de Alice, uma heroína sem raízes e um símbolo de inquietação.

As aspirações e os sonhos das mulheres voltaram à tona mais uma vez no Calendário 2019. Albert Watson intitulou seu calendário de “Dreaming” (Sonhando) porque, em quatro pequanas histórias, ele ilustrou as trajetórias de quatro mulheres determinadas a alcançar seus objetivos. As imagens não são apenas retratos, mas quadros congelados que investigam as mulheres e suas visões: entre elas Gigi Hadid, Misty Copeland, Julia Gardner e Laetitia Casta.

O tema do Calendário 2020 foi a polivalência das mulheres. O fotógrafo foi Paolo Roversi, cujo “Looking for Juliet” (Procurando Julieta) foi uma reinterpretação fotográfica da tragédia de Shakespeare. Julieta é interpretada por nove mulheres, que criam uma personalidade simples, porém complicada, ingênua, porém apaixonada, a ponto de ser levada pelo amor a tirar a própria vida. Roversi explora as complexidades do universo feminino, buscando a “Julieta” em cada mulher. Beleza, força, ternura e coragem coexistem em uma única figura, como vemos nos gestos, palavras, sorrisos, lágrimas e olhos das protagonistas, que incluem Emma Watson, Claire Foy, Rosalia, Indya Moore e Christen Stewart.

A Pirelli não publicou o Calendário em 2021 devido à crise de saúde causada pelo Coronavírus. Após a sua suspensão devido à pandemia, a edição de 2022 – que também marca os 150 anos da Pirelli – retorna com as fotos de Bryan Adams para “On the Road” (Na Estrada), que captura a vida dos artistas em turnê. Um tema que retorna na canção de mesmo nome que o músico canadense escreveu para o Calendário e que foi incluída em um de seus álbuns. Em 2022, o Calendário revive todos os seus momentos em turnê: desde a tensão antes do show até os intervalos entre as passagens de som e os shows, desde as longas viagens de uma cidade a outra até a solidão de um quarto de hotel, todas experiências compartilhadas por Bryan Adams que, pela primeira vez na história do calendário, não é apenas fotógrafo, mas também faz parte do elenco junto com figuras como Iggy Pop, Cher, Saint Vincent, Grimes e Rita Ora.

Para a edição de 2023, Emma Summerton produziu “Love Letters to the Muse”, um calendário que reúne 28 fotos de 14 modelos tiradas no estilo onírico que distingue o trabalho da fotografa australiana. Seu calendário explora o significado original da palavra “Muse” (Musa): aquela que possui talento na literatura, na ciência e na arte. O calendário de Summerton, a quinta mulher a fotografar o Calendário, é uma homenagem às mulheres, escritoras, fotógrafas, poetas e diretoras extraordinárias.

CALENDÁRIO PIRELLI: FOTÓGRAFOS, LOCAIS E MODELOS

1964              Robert Freeman em Maiorca, Espanha

Jane Lumb, Sonny Freeman Drane, Marisa Forsyth

1965              Brian Duffy em Mônaco e na Riviera Francesa, Sul da França

Pauline Dukes, Annabella, Virginia, Pauline Stone, Jeannette Harding

1966              Peter Knapp em Al Hoceima, Marrocos

Shirley Ann, Sue

1967              não publicado

1968              Harri Peccinotti em Djerba, Tunísia

Ulla Randall, Elisa Ngai, Pat Booth, Jill La Tour

1969              Harri Peccinotti em Big Sur, Califórnia

1970              Francis Giacobetti em Paradise Island, Bahamas

Alexandra Bastedo, Anak, Pegga, Paula Martine

1971              Francis Giacobetti na Jamaica, Grandes Antilhas

Caileen Bell, Angela McDonald, Kate Howard, Christine Townson, Gail Allen

1972              Sarah Moon em Villa Les Tilleuls, Paris

Suzanne Moncurr, Mick Lindburg, Boni Pfeifer, Inger Hammer, Magritt Rahn, Barbara Trenthan

1973              Brian Duffy em Londres, Inglaterra

Erica Creer, Sue Paul, Nicki Howorth, Kubi, Nicky Allen, Jane Lumb, Kate Howard, Vida, Penny Steel, Kari Ann, Elizabeth, Vicky Wilks

1974              Hans Feurer nas Seychelles, África

Eva Nielson, Kim, Marana, Chichinou, Kathy Cochaux

1975-83        não publicados

1984              Uwe Ommer nas Bahamas, América Central

Angie Layne, Suzy-Ann Watkins, Jane Wood, Julie Martin

1985              Norman Parkinson em Edimburgo, Escócia

Anna, Cecilia, Iman, Lena, Sherry

1986              Bert Stern em Cotswolds, Inglaterra

Julia Boleno, Jane Harwood, Louise King, Deborah Leng, Suzy Yeo, Beth Toussaint, Gloria, Joni Flyn, Caroline Hallett, Samantha, Juliet, Clare Macnamara

1987              Terence Donovan em Bath, Inglaterra

Ione Brown, Colette Brown, Naomi Campbell, Gillian De Turville, Waris Dirie

1988              Barry Lategan em Londres, Inglaterra

Hugo Bregman, Briony Brind, Victoria Dyer, Nicola Keen, Kim Lonsdale, Sharon MacGorian, Naomi Sorkin, Carol Straker

1989              Joyce Tennyson nos Polaroid Studios, Nova York

Lisa Whiting, Nicky Nagel, Danielle Scott, Brigitte Luzar, Gilda Meyer-Nichof, Kathryn Bishop, Susan Allcorn, Susan Waseen, Rosemarie Griego, Akura Wall, Gretchen Heichholz, Rebecca Glen

1990              Arthur Elgort em Sevilha, Espanha

Laure Bogeart, Laurie Bernhardt, Christina Cadiz, Anna Klevhag, Florence Poretti, Debrah Saron

1991              Clive Arrowsmith na França

Alison Fitzpatrick, Lynne Koester, Monika Kassner, Paola Siero, Nancy Liu, Katherina Trug, Jackie Old Coyote, Tracy Hudson, Rachel Boss, Carole Jimenez, Saskia Van Der Waarde, Rina Lucarelli, Susie Hardie-Bick

1992              Clive Arrowsmith em Almeria, Espanha

Alison Fitzpatrick, Julienne Davis, Judi Taylor

1993              John Claridge nas Seychelles, África

Christina Estrada, Barbara Moors, Claudie

1994              Herb Ritts em Paradise Island, Bahamas

Karen Alexander, Helena Christensen, Cindy Crawford, Kate Moss

1995              Richard Avedon em Nova York, Estados Unidos

Nadja Auermann, Farrah Summerford, Naomi Campbell, Christy Turlington

1996              Peter Lindberg em El Mirage, Califórnia, Estados Unidos

Eva Herzigova, Nastassja Kinski, Kristen Mc Menamy, Navia, Carre Otis, Tatjanna Patitz

1997              Richard Avedon em Nova York, Estados Unidos

Honor Fraser, Ling, Cordula, Sophie Patitz, Ines Sastre, Waris Dirie, Anna Klevhag, Monica Bellucci, Gisele, Kristina, Tatiana, Irina, Jenny Shimizu, Marie Sophie, Brandy, Julia Ortiz, Nikki Uberti

1998              Bruce Weber em Miami, Estados Unidos

Tanga Moreau, Stella Tenant, Milla Jovovich, Carolyn Murphy, Eva Herzigova, Patricia Arquette, Shalom Harlow, Kristy Hume, Elaine Irwin Mellencamp, Georgina Grenville, Kiara, Rachel Roberts, Daryl Hannah. Guests: Dermot Mulroney, Fred Ward, Ewan Mc Gregor, Dan O’Brien, BB King, Sonny Rollins, Bono, Paul Cadmus, Francesco Clemente, John Malkovich, Kelly Slater, Kris Kristofferson, Robert Mitchum

1999              Herb Ritts em Los Angeles, Estados Unidos

Chandra North, Sophie Dahl, Karen Elson, Michele Hicks, Carolyn Murphy, Shirley Mallmann, Laetitia Casta, Audrey Marnay, Elsa Benitez, Bridget Hall, Angela Lindvall, Alek Wek

2000              Annie Leibovitz em Rhinebeck, Nova York, Estados Unidos

Lauren Grant, June Omura, Mireille Radwan-Dana, Laetitia Casta, Alek Wek, Julie Worden, Jacqui Agyepong, Marjorie Folkman

2001              Mario Testino em Nápoles, Itália

Gisele Bündchen, Aurelie Claudel, Karen Elson, Rhea Durham, Marianna Weickert, Fernanda Tavares, Angela Lindvall, Ana Claudia Michael, Liisa Winkler, Noemi Lenoir, Frankie Rayder, Carmen Kass

2002              Peter Lindbergh em Los Angeles, Estados Unidos

Lauren Bush, Erika Christensen, Amy Smart, Bridget Moynahan, James King, Shannyn Sossamon, Selma Blair, Kiera Chaplin, Brittany Murphy, Monet Mazur, Rachel Leigh Cook, Mena Suvari, Julia Stiles

2003              Bruce Weber no Cilento e em Paestum, Itália

Jessica Miller, Lisa Steiffert, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Mariacarla Boscono, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Sienna Miller, Alessandra Ambrosio, Rania Raslan, Bridget Hall, Sophie Dahl, Eva Riccobono, Yamila Diaz-Rahi, Filippa Hamilton, Valentina Stilla, Enrico Lo Verso, Alessandro Gassman, Tomasino Ganesh, Marcelo Boldrini, Jak Krauszer, Stephan Ferrara, Ajay Lamas

2004              Nick Knight em Londres, Inglaterra

Adina Fohlin, Amanda Moore, Jessica Miller, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Mariacarla Boscono, Esther de Jong, Frankie Rayder, Liberty Ross, Dewi Driegen, Ai Tominaga, Pollyanna McIntosh, Alek Wek

2005              Patrick Demarchelier no Rio de Janeiro, Brasil

Adriana Lima, Julia Stegner, Michelle Buswell, Erin Wasson, Marija Vujovic, Fillipa Hamilton, Liliane Ferrarezi, Valentina, Diana Dondoe, Isabeli Fontana, Naomi Campbell

2006              Mert and Marcus em Cap d’Antibes, França

Jennifer Lopez, Gisele Bündchen, Guinevere Van Seenus, Kate Moss, Karen Elson, Natalia Vodianova

2007              Inez and Vinoodh na California

Sophia Loren, Penélope Cruz, Lou Doillon, Naomi Watts, Hilary Swank

2008              Patrick Demarchelier em Shanghai, China

Maggie Cheung, Agyness Deane, Lily Donaldson, Du Juan, Doutzen Kroes, Catherine McNeil, Mo Wan Dan, Sasha Pivovarova, Coco Rocha, Caroline Trentini, Gemma Ward

2009              Peter Beard em Abu Camp/Jack’s Camp, Botswana

Daria Werbowy, Emanuela De Paula, Isabeli Fontana, Lara Stone, Rianne Ten Haken, Malgosia Bela, Mariacarla Boscono

2010              Terry Richardson na Bahia, Brasil

Daisy Lowe, Georgina Stojiljokovic, Rosie Huntington, Eniko Mihalik, Catherine McNeil, Ana Beatriz, Abbey Lee Kershaw, Marloes Horst, Lily Cole, Miranda Kerr, Gracie Carvalho

2011              Karl Lagerfeld em Paris, França

Bianca Balti, Elisa Sednaoui, Freja Beha Erichsen, Isabeli Fontana, Magdalena Frackowiak, Anja Rubik, Abbey Lee Kershaw, Lakshmi Menon, Heidi Mount, Erin Wasson, Natasha Poly, Lara Stone, Daria Werbowy, Iris Strubegger, Jeneil Williams, Baptiste Giabiconi, Sebastian Jondeau, Brad Kroenig, Garrett Negg, Jake Davis

2012              Mario Sorrenti em Murtoli, Córsega, Itália

Isabeli Fontana, Natasha Poly, Saskia De Brauw, Lara Stone, Joan Small, Guinevere Van Seenus, Malgosia Bela, Edita Vilkevictiute, Kate Moss, Milla Jovovich, Margareth Made, Rinko Kikuchi

2013              Steve McCurry no Rio de Janeiro, Brasil

Isabeli Fontana, Adriana Lima, Sonia Braga, Marisa Monte, Elisa Sedanoui, Petra Nemcova, Hanna Ben Abdesslem, Liya Kebede, Karlie Kloss, Kyleigh Kuhn, Summer Rayne Oakes

2014              Comemoração do 50° aniversário do Calendário em Milão, Itália Calendário 1986 de Helmut Newton, em Mônaco e Chianti Antonia Dell’Atte, Susie Bick, Betty Prado

2015              Steven Meisel em Nova York, Estados Unidos

Karen Elson, Anna Ewers, Isabeli Fontana, Gigi Hadid, Candice Huffine, Adriana Lima, Sasha Luss, Cameron Russel, Joan Smalls, Natalia Vodianova, Raquel Zimmerman

2016              Annie Leibovitz em Nova York, Estados Unidos

Yao Chen, Natalia Vodianova, Kathleen Kennedy, Agnes Gund e Sadie Rain Hope-Gund, Serena Williams, Fran Lebowitz, Mellody Hobson, Ava Duvernay, Tavi Gevinson, Shrin Neshat, Yoko Ono, Patti Smith, Amy Schumer

2017              Peter Lindbergh em Berlin, Los Angeles, Nova York, Londres e Le Touquet Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright, Zhang Ziyi, Anastasia Ignatova

2018              Tim Walker em Londres, Reino Unido

Adut Akech, Adwoa Aboah, Alpha Dia, Djimon Hounsou, Duckie Thot, Jaha Dukureh, King Owusu, Lil Yachty, Lupita Nyong’o, Naomi Campbell, RuPaul, Sasha Lane, Sean “Diddy” Combs, Slick Woods, Thando Hopa, Whoopi Goldberg, Wilson Oryema Zoe Bedeaux

2019              Albert Watson em Miami e Nova York

Laetitia Casta, Misty Copeland, Julia Garner, Gigi Hadid, Sergei Polunin, Calvin Royal III, Alexander Wang, Astrid Eika

2020              Paolo Roversi em Paris e Verona

Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalìa, Stella Roversi, Yara Shahidi, Kristen Stewart, and Emma Watson

2021              não publicado

2022              Bryan Adams em Los Angeles e Capri

Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, Saweetie, St. Vincent, Kali Uchis and Bryan Adams

2023              Emma Summerton em Nova York e Londres

Lila Moss, Guinevere van Seenus, Adwoa Aboah, Karlie Kloss, Sasha Pivovarova, Lauren Wasser, Emily Ratajkowski, Cara Delevingne, Bella Hadid, Kaya Wilkins, Precious Lee, He Cong, Adut Akech and Ashley Graham

2024             Prince Gyasi em Londres, Acra e Kumasi (Gana)

Amoako Boafo, Angela Bassett, Margot Lee Shetterly, Amanda Gorman, Young Prince, Idris Elba, Jeymes Samuel, Marcel Desailly, NaomiCampbell, Prince Gyasi, Tiwa Savage, Teyana Taylor and His Royal Majesty Otumfuo Osei Tutu II

Pirelli – Assessoria De Imprensa 

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