TEDxPraçaSantosAndradeED mobiliza mais seis mil pessoas em torno da Educação

Dez palestrantes, como o fundador da Escola da Ponte, José Pacheco, compartilharam ideias sobre novas formas de educar

Transmissão do evento ao vivo via streaming, websérie, comunidade online e site colaborativo expandiram atuação do evento

O TEDxPraçaSantosAndradeED –Novas Formas de Ensinar e Aprender – aconteceu neste sábado (05/03), na Capela Santa Maria, em Curitiba (PR) e reuniu 10 palestrantes de diferentes áreas, do Brasil e do exterior, para compartilhar suas experiências sobre o tema Educação.

Mais de seis mil pessoas conferiram as palestras ao vivo, via streaming, nos sites do evento e do G1-PR. Para a plateia, foram selecionadas 100 pessoas, entre as mais de 1500 inscritas. Além disso, mais de 250 pessoas se reuniram de forma independente na Universidade Positivo, que patrocinou o evento, na Aldeia Coworking e na Beta – A Fantástica Casa de Startups, para assistir à transmissão ao vivo e debater sobre o assunto.

Em breve, as palestras serão disponibilizadas na internet, no canal do Youtube, TEDxPraçaSantosAndradeED.

Ideias que mudam o mundo

O evento foi dividido em dois blocos: Inovação e Inclusão.

A designer norte-americana Jessica Artiles, do Massachusetts Institute of Techonoly (MIT), abriu a primeira parte falando sobre educação diferenciada e da necessidade de o estudante se tornar criador e também curador de conteúdo. Em seguida, Ricardo Dória, fundador da Aldeia Coworking e co-fundador da A Grande Escola, lançou uma ferramenta que ajuda a desenhar experiências educacionais transformadoras e explicou a importância de unir educação com transformação. A psicóloga Rosely Sayão, colunista da Folha de S. Paulo, levantou questões relacionadas à forma como a família e a escola se relacionam e o papel de cada um na educação das crianças e jovens. O garoto Aruni Van Amstel, de 13 anos, surpreendeu o público dizendo que os alunos devem levar os seus projetos pessoais para a escola e que o aprendizado acontece a partir de experiências marcantes. O português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, lembrou que o aprendizado surge da vida cotidiana e não de grandes teorias e finalizou dizendo que o Brasil precisa de autoestima para seguir seus próprios modelos.

Alexandre Amorim, da ASID Brasil, abriu a segunda parte do evento contando sua experiência com educação inclusiva e como projetos diferenciados podem ajudar no desenvolvimento intelectual das crianças em idade escolar. Fernando Botelho, da F123, também dividiu sua experiência pessoal no palco. Ele trabalha para aumentar o acesso de deficientes visuais à educação e ao emprego e contou como softwares e novas tecnologias facilitaram a sua inserção no mercado de trabalho. Kauanna Batista Ferreira compartilhou com a plateia de que forma um convite e uma iniciativa que começou com poucos livros e um show de talentos possibilitaram a criação da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano, que atua na Vila Torres, em Curitiba (PR).  Luana Lobo, da Maria Farinha Filmes, envolveu a plateia mostrando como filmes podem, de maneira mais lúdica e simples, transformar a sociedade. Para encerrar a tarde de palestras, Rogê do Cerrado transformou o TEDxPRaçaSantosAndradeED em uma grande batucada. Interagindo com o público e mostrando como funcionam instrumentos, apresentou algumas das atividades que realiza com crianças em busca de desenvolvimento motor por meio da disseminação da arte e cultura popular.

Movimento TEDxPraçaSantosAndradeED

O evento cresceu e transformou-se em um movimento em prol da Educação.  Cinco vídeos feitos para o TEDxPraçaSantosAndradeED compartilham iniciativas para transformar o setor em Curitiba e no Brasil. Chamada “Novas formas de ensinar e aprender”, a websérie conta com  cinco episódios no canal do Youtube, TEDxPraçaSantosAndradeED.

Nos vídeos publicados estão Leonardo Capel, da plataforma A+ Educação; Josiane Bibas, Ângela Duarte e Maria Mayr, do movimento Freguesia do Livro. Fernando Granato e Daniel Dipp, da organização Quíron; o advogado James Marins, fundador do Instituto Legado e Mariah Endo, da Universidade da Experiência.

O TEDxPraçaSantosAndradeED conta também com uma comunidade no Facebook/), onde os participantes podem compartilhar novidades e ideias e um Tumblr colaborativo (http://tedxpracasantosandradeed.tumblr.com/), onde podem expor seus projetos relacionados à educação e conhecer outras ideias.

Sobre o TED

O TED é uma organização sem fins lucrativos que busca disseminar ideias que merecem ser compartilhadas, geralmente na forma de palestras dos principais pensadores da atualidade. Essas palestras acontecem na conferência anual do TED, em Vancouver, Canadá, e estão disponíveis gratuitamente no site ted.com. Já passaram pelo palco do TED nomes como Bill Gates, Jane Goodall, Elizbeth Gilbert, Sir Richard Branson, Phillippe Starck e Daniel Kahneman. Siga o TED no Twitter em  twitter.com/TEDTalks, no Facebook em  www.facebook.com/TED ou no Instagram em instagram.com/ted.

Sobre o TEDx e outras vertentes

As iniciativas abertas e gratuitas do TED destinadas a compartilharem ideias incluem o TEDx, que licencia inúmeros indivíduos e grupos para que esses possam organizar independentemente um evento no estilo TED em suas comunidades; o TED.com, onde novos vídeos são postados diariamente; o projeto Open Translations, que provê legendas e transcrições interativas assim como traduções de milhares de voluntários do mundo todo; a iniciativa educacional TED-Ed; o prêmio anual de um milhão de dólares, TED Prize, que financia indivíduos excepcionais que almejem criar uma mudança no mundo; e o programa TED Fellows, que seleciona inovadores de todos os cantos do mundo para ampliar o impacto de seus projetos e atividades notáveis.

Sobre o TEDxPraçaSantosAndradeED

O TEDxPraçaSantosAndradeED  – Novas Formas de Ensinar e Aprender é focado no tema Educação e reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED, mas organizado de maneira independente. O evento tem o objetivo de disseminar as melhores e mais inovadoras ideias e iniciativas relacionadas ao processo de ensino e aprendizado. Grandes ideias têm o poder de mudar o mundo, mas para isso precisam ser compartilhadas com o maior número de pessoas possível.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*