TAPETE VERMELHO para Katia Velo

Texto enviado por Sonia Madruga

 

Há 5 anos conheci aqui na internet a Katia Velo, Artista Plástica, colunista e professora de arte, que mora no Paraná. Aqui em nosso mundo virtual, primeiro a gente mostra a Alma, expressa a forma de pensar, depois vem tudo o mais. Começou então uma rica troca, compartilhamos muitas atividades e alegrias, estivemos juntas em muitas emoções. Afinidade, admiração e amizade aconteceram naturalmente. Há poucos dias, foi uma alegria receber um Whatsapp da querida Katia: “estou de passagem no Rio, de férias com a família. Quero levá-los para visitar a exposição do acervo do Música no Museu.” Imediatamente tornou-se minha prioridade.

 

“O virtual existe como potência.”  Pierre Levy

 

A escolha do local de encontro foi perfeita. Katia Velo foi uma grande parceira e apoiadora na construção do acervo Música no Museu, além da participação da artista, através dela participaram Eloir Amaro Junior, Claudia De Lara, Marisa Vidigal e João Evangelista. Fomos cordialmente recebidos por um acadêmico. Caminhamos entre as paredes da exposição em animada conversa, apreciando, entre muitas fotos e sentimos orgulho do conjunto da obra.

 

 

“Muito se fala sobre amizades feitas pelo Facebook! Eu tive a oportunidade de conhecer e agora pessoalmente, uma pessoa querida, iluminada, talentosa, maravilhosa! Tínhamos um contato apenas virtual, mas muito promissor, durante uns 5 anos. Pessoalmente a querida Sonia Madruga é mais linda (olhos brilhantes), gentil, amável e tantos adjetivos que nem dá para mencionar todos. Obrigada querida Sonia pelos momentos tão agradáveis que tivemos juntas! Aguardo a sua visita! Queridos Eloir Amaro Júnior Claudia De Lara Samways Marisa Vidigal Carneiro Ribeiro Joao Evangelista Souza vejam que bacana!” declara Katia Velo, via Facebook. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1005584209486203&set=a.1005583816152909.1073742366.100001039013939&type=1&pnref=story

 

 

O impossível existe até que alguém duvide dele e prove o contrário. Albert Einstein

 

 

O acervo de Arte do Projeto Música no Museu é composto de mais de 60 obras visuais, assinadas por grandes e renomados artistas e jovens talentos e está em exposição permanente na Academia Brasileira de Filosofia.
“Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos mais representativos museus no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Prado (Madrid), entre outros onde busca-se aliar, enaltecer e fortalecer as artes visuais e a música. A cada mês, um artista foi convidado para ilustrar a programação mensal dos concertos e a seleção está sob a coordenação da artista plástica Sonia Madruga. Vários artistas já ilustraram a capa do projeto Música no Museu como  Ziraldo, Miguel Paiva, Mário Mendonça, Vergara, Carlos Bracher, entre outros importantes artistas. e contou também com a participação de jovens talentos,  seguindo a tradição do projeto Música no Museu, que contempla seu público com concertos de músicos célebres e também novos músicos. “ Fonte: site Música no Museu.

Desde o início , em 2009, Sergio da Costa e Silva tinha a visão de doar o acervo das obras originais que ilustrariam as capinhas para um espaço nobre e significado cultural na cidade, onde a coleção das obras originais pudesse ser apreciada pelo público. Foi um grande desafio e parecia impossível. À medida que o tempo passava as capinhas conquistaram o público e a ideia se revelava mais uma grande iniciativa do empreendedor Sergio da Costa e Silva.

Anos depois, o acervo apresentava-se consistente e as obras que haviam sido criadas em harmonia com os temas do projeto MM, assumiu uma personalidade única. Sergio jamais desistiu e foi uma alegria que todos comemoramos, quando ele anunciou que o acervo tinha encontrado o seu espaço. Quando tive o prazer de conhecer João Ricardo Moderno, presidente da Academia Brasileira de Filosofia, pude respirar aliviada e contente: missão cumprida, o acervo estaria em excelentes mãos.

As artes plásticas entraram no projeto por comemoração dos 10 anos do Música no Museu, em 2009, e durante seis anos ininterruptos recebeu o apoio cultural de artistas visuais, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Levar adiante este cuidado, oferecer este apoio cultural contínuo e dedicado, foi um grande desafio também para mim, tarefa que abracei com coração e muita disposição. Encontrei uma grande parceira: a Katia Velo, do Paraná, cujo entusiasmo e apoio foram fundamentais, alegrando e agregando valor aos trabalhos. Katia indicou artistas, divulgou, incentivou, e somos muito gratos e reconhecidos. A sua amizade foi um presente, um fruto.

A participação das artes plásticas mereceu um capítulo ilustrado no livro “Música no Museu – 15 anos depois”, de autoria do diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva. Reservamos um exemplar para a Katia e, estando Sergio da Costa e Silva fora do Brasil durante uma apresentação de concerto internacional do projeto, tive o prazer de fazer a entrega em mãos e expressar nossos agradecimentos.

O acervo Música no Museu foi inaugurado oficialmente na ABF, em dezembro de 2013, merecendo destaque em todas as mídias, televisivas, escritas e blogs na internet. Desde então a mostra está em exposição permanente na Casa de Osório, prédio que abriga desde 1989, a Academia Brasileira de Filosofia e onde é palco de atividades culturais notórias, homenagens, premiações. No qualificado currículo do presidente da ABF, o filósofo, escritor e curador João Ricardo Moderno, se destaca  “é membro da associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – Paris.”  Com muito carinho e competência ele, pessoalmente, assinou a montagem da exposição, que hoje recebe a apreciação de todos os que participam dos importantes eventos culturais que ali acontecem.

 

O encontro ao vivo potencializou bem-querer e o brilho nos olhos revelou a alegria que sentíamos.

 

Uma história dentro de um sonho. Um sonho de um mundo em que as Artes e as pessoas comungam ideais e celebram a Vida em fraternidade.

 

Obrigada Katia Velo, foi um prazer conhecê-la e receber a visita de sua entusiasmada e talentosa família.

Quero mais!

 

http://www.soniamadruga.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*