SORORIDADE

OLHA DA MULHER SJP – ED 116 – Janeiro 2022 – Katia Velo

2022  – ANO DA SORORIDADE – Juntas Somos Melhores!

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas.” Audre Lorde

Tempos difíceis.

Sempre que um ano começa, nos enchemos de entusiasmo e planos. Um novo ano nos renova e revigora; precisamos de ciclos, de mudanças, de celebrações. Primeiramente, quero celebrar a vida, estar viva e saudável – assim como meus familiares e amigos próximos – é uma enorme bênção. Por outro lado, muitas vidas se foram, desejo do fundo do coração que os que aqui ficaram possam ser reconfortados. Este terrível vírus nos deu uma saraivada das boas, mas também nos fez repensar sobre a vida. Nada nos faz pensar mais sobre a vida do que a morte. A vida é nosso bem mais precioso e precisamos cuidar dela com carinho, atenção e amor.

Irmandade

Independentemente de questões de gênero, as quais respeito muito e, confesso, estou aprendendo, sou mulher e me identifico com tudo que se relaciona ao universo feminino. Admiro às mulheres e acredito que chegou o momento, de verdade, de unirmo-nos. Nós mulheres, tivemos grandes conquistas, mas ainda hoje há muitas mulheres que apanham, são assassinadas, violentadas, desconsideradas, anuladas. Temos que estar atentas e colaborarmos umas com as outras. Demonstrem-se interessadas e de corações abertos. Às vezes, uma boa conversa pode causar uma transformação, precisamos apoiar umas às outras, sem julgamentos.

Política

O cenário político é caótico e neste ano de eleições as Fake News vão ocupar a maior parte dos noticiários, das redes sociais, dos nossos grupos. E, para piorar o que já está ruim, temos poucas mulheres representantes em cargos públicos. É preciso ter mais mulheres bem-preparadas e comprometidas no poder. O voto feminino é uma conquista recente, no Brasil a partir de 1930 e em muitos países europeus somente após a 2ª. Guerra Mundial, na Arábia Saudita, até 2011, não era garantido este direito e atualmente ainda há restrições veladas em vários lugares. Não quero estar à frente dos homens, nem ao lado, quero estar no lugar que eu desejar, com homens que apoiam mulheres e mulheres que contribuam com outras mulheres para um mundo melhor.  

Movimento

Os últimos anos foram difíceis, precisamos estabelecer relações de irmandade, temos que ser mais atuantes na política, mas não vamos esquecer da nossa natureza: intuição, afeição, lidar com ervas, contar histórias, amar a natureza e os animais, rir, dançar, cantar.

Modestamente, venho realizando trabalhos voluntários que direta ou indiretamente apoiam às mulheres, entre eles: Idealizadora da campanha #doeumaflor, participo da campanha antirracista Todas Nós Somos, sócia-fundadora da associação que apoia mães de UTI, Dando Voz ao Coração, sou diretora de comunicação da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, sou membro do Coletivo de Artistas ECOARTE.  Participo de atividades relacionadas ao apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino, sou associada (desde a sua fundação) ao Clube Mulheres de Sucesso de SJP, criado e idealizado por Vera Rosa e apoio o Empodera Mulheres da Gisele Camargo, entre outros. Neste novo ano que se inicia, vamos começar um tempo de amorosidade e respeito, entre nós mulheres, pois Juntas Somos Melhores!

Sigam no Instagram:

@apap_pr

@campanhadoeumaflor

@clubemulheresdesucesso

@dandovozaocoração

@ecoart_brasil

@empoderamulheroficial

@sospetsaristocrata

@todasnos.somos

2 Comments on SORORIDADE

  1. Suoer! Que bacana ler e estar neste momento junto em pensamentos e visões, um lindo 2022!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*