SOLAR DO BARÃO EXIBE A EXPOSIÇÃO “VESTÍGIOS” – OBRAS DOS ARTISTAS ASSOCIADOS À APAP/PR
Obras feitas em papel especialmente para a exposição. Aberta para visitação até 09 de fevereiro de 2022.
O Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão), em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, realiza a exposição “Vestígios”. “O objetivo é incentivar e divulgar a recente produção de arte contemporânea dos nossos associados, levando em conta que apesar da praticidade do suporte, o papel exige habilidade artística e conhecimento técnico”, destaca Sabine Feres, curadora e vice-presidente da APAP/PR.
Foram abertas inscrições nas categorias: gravura, pintura e desenho sobre papel, e selecionados por uma comissão formada especialmente para este edital. A abertura da exposição aconteceu na última sexta-feira, 29 de outubro, seguindo todos os protocolos impostos pela Covid-19. “Neste período de pandemia, a possibilidade de criar sobre o papel sagrou-se como um colete salva-vidas num mar tempestuoso”, destaca Luiz Gustavo Vidal, presidente da APAP/PR.
Comissão de júri: Alfi Vivern, Aurélio Peluso e Katia Velo.
Artistas selecionados: Alex Carnade, Ana Isis Ribas, Anibal Andraus Neto, Ariane Labre, Bruno Cruz, Cé Figueiredo, Cirlei Gonçalves, Christian Schönhofen, Ercy Arias Zendim, Fernando Rosa, Giovana Correia, Krisgraf, Ilka Passos, Ligia Barros, Marafigo, Marinice Costa, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Mercedes Brandão, Renato Sniecikoski, Rosangela Kusma Gasparin, Wilsom Pizzatto.
Texto curatorial por Sabine Feres
VESTÍGIOS sobre papel, uma exposição dos artistas associados da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná no espaço do Museu da Gravura Cidade de Curitiba no Solar do Barão. O título, como o próprio nome destaca, é o registro de marcas deixadas, sejam elas feitas por pedra, madeira, tinta, pincel, lápis, como também, por sentimentos, pensamentos, emoções sobre um dos suportes mais antigos: o papel. A delicadeza do papel exige um olhar apurado, cuidadosa pesquisa e oferece um leque infindável de possibilidades.
No mundo contemporâneo, principalmente neste momento em que vivemos (pandemia devido à covid-19, afastamento social, recessão) a Arte surge como um sopro, uma luz, um norte a orientar o nosso sentir e mais do que nunca, precisamos de intensidade e sensibilidade, nos apresentando a necessidade de novos rumos, de rever, repensar, refazer.
A Exposição VESTÍGIOS possibilitou o uso de materiais diversos e a produção de obras inéditas, nas quais os artistas abordaram temas tais como: questões raciais, meio ambiente, patrimônio cultural material e imaterial, preservação e cuidado com os animais, medos, traumas, entre outros. Temas estes que aparentemente divergentes formam um diálogo entre as obras. Vivemos incertezas, anseios, medos, alegrias muito similares em vários âmbitos onde a Arte trabalha. Agora é o momento de deixarmos marcas, VESTÍGIOS que nos edifiquem. Sabine Feres Curadora
Sobre o Museu da Gravura
O Museu da Gravura possui um expressivo acerco de mais de cinco mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles, Cildo Meireles, Poty Lazzarotto, Tomie Otake, Picasso, Andy Warhol, Mira Schendel, entre outros. Desde a sua inauguração, há 32 anos, mantém calendário de exposições temporárias exibindo obras nas diversas técnicas e exposições do seu acervo, sendo um dos museus de gravura mais representativos do país.
Sobre a APAP/PR
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há 38 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba” entre outros projetos. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal. Saiba mais em https://www.apap.com.br/. (Sede: Av. Jaime Reis, 107 – Salas 07, 09/10, 11 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408 – Instagram: apap_pr)
Serviço:
Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro – (41) 3321-3367
museudagravura@fcc.curitiba.pr.gov.br
Horário de funcionamento: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) / Período de exposição: De 29 de outubro de 2021 a 09 de fevereiro de 2022.
Deixe um comentário