Sobre “Reciclagem & Transformação: Memórias da Vida”

Sandra Amarilis
Divulgação

Histórias de personagens como Maria Aparecida, Elismaura, Renilda, Wilza, Rosa Maria, Renata, João Paulo, Windson, Sandra, Danilo, Vinicius e Ivan representam o cotidiano de diferentes trabalhadores da cadeia da reciclagem. São catadores autônomos e de cooperativas, recicladores, educadores, aparistas e até consumidores finais que abriram suas trajetórias de vida, conquistas e desafios, sonhos e motivações, convidando quem assiste a refletir sobre o quanto é importante a valorização de cada um desses trabalhos ao passo que se reconhece as transformações que eles geram para a sociedade e para o planeta.

“Acreditamos que, ao contar histórias inspiradoras de pessoas que transformam suas vidas e de suas famílias por meio da reciclagem, fortalecemos o valor desse ecossistema e damos voz a pessoas que são essenciais em nossa sociedade. Ter essas histórias contadas em TV aberta, na TV Cultura, e com o apoio de instituições de peso ligadas à cultura e educação, é, sem dúvidas, um passo relevante na ampliação de mensagens voltadas para conscientização da importância da reciclagem e fortalece nosso propósito de proteger e cuidar dos alimentos, das pessoas e do planeta”, ressalta Valéria Michel, diretora de sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

O Museu da Pessoa é responsável por captar os registros presentes na série. “O Museu da Pessoa tem trabalhado com a temática “Qual é o seu legado” e, dentro dessa provocação, nos questionamos sobre como as nossas ações ajudam a construir esse mundo e o que a gente quer deixar para o futuro. E não tem como falar de legado sem falar do processo de reciclagem, da sustentabilidade. Nesse sentido, escolhemos entrevistar pessoas cujas vidas são impactadas por todo esse processo para contar um pouquinho para o público sobre essa transformação e sobre a importância do catador na cadeia de reciclagem”, explica Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa.

Uma observação interessante do Museu é que, em boa parte dos casos, foi percebido que a reciclagem e o processo de coleta seletiva acabaram transformando a vida das pessoas entrevistadas ao possibilitar uma fonte de renda segura.

“No Museu da Pessoa a gente acredita que alguma coisa muda dentro da gente quando a gente ouve a história do outro. E o mesmo acontece quando a gente para contar nossa própria história. Muitas vezes a gente acha que as nossas vivências não têm tanto valor, que são histórias comuns, e, quando a gente vê a nossa história alçada a uma peça de museu e percebe que outras pessoas estão aprendendo a partir das nossas vivências, isso faz com que eu valorize cada vez mais a minha trajetória e perceba o potencial da minha narrativa. Toda história de vida importa e toda pessoa é fundamental para a transformação que a gente quer ver no mundo”, reflete, ainda, o diretor do Museu.

Sobre a TV Cultura / Fundação Padre Anchieta

Há 54 anos, a TV Cultura é reconhecida como a principal emissora pública do país, sustentada por três pilares: Cultura, Educação e Informação. Com programação premiada e voltada para diversos públicos e faixas etárias, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo atual, atrativo, crítico, democrático e inovador, dedicado ao desenvolvimento do cidadão.

Desde sua criação, em 1969, conquistou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Emmy Awards e mais de 10 troféus Prix Jeunesse. Além disso, foi tida como a segunda melhor emissora do mundo em qualidade de programação, atrás apenas da BBC One.

Hoje, a Cultura está presente em todos os estados brasileiros. Na TV aberta são mais de 200 canais próprios no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, 65 afiliadas geradoras e 350 retransmissoras espalhadas pelo Brasil. Na TV por assinatura são mais de 11 milhões de assinantes.

Divulgação
Divulgação

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Elena Oliveira – Néctar Comunicação Corporativa

2 Comments on Sobre “Reciclagem & Transformação: Memórias da Vida”

  1. Olá Katia, parabéns pelo projeto. Em relação “Reciclagem & Transformação: Memórias da Vida”, consegue informar o contato da Sandra Amaralis? Tenho interesse em projetos sustentáveis na região sul de SP.
    Abraço
    11 93237-9156

  2. Olá!

    Por favor, entre em contato com assessoria elena.oliveira@nectarc.com.br. Abraço, KV

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*