REQUISITADA INTERNACIONALMENTE, CLARICE ASSAD FAZ ESTREIA EM CURITIBA COM SHOW NA CAIXA CULTURAL
REQUISITADA INTERNACIONALMENTE, CLARICE ASSAD FAZ ESTREIA EM CURITIBA COM SHOW NA CAIXA CULTURAL
CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como parte da programação do projeto Série Solo Música, o recital da musicista carioca Clarice Assad no dia 08 de dezembro (terça-feira), às 20h. Morando nos Estados Unidos há 18 anos e com obras executadas por grupos e intérpretes de todo o mundo, essa será sua primeira vez em um palco curitibano.
Seu sobrenome é internacionalmente conhecido no mundo da música. Clarice é filha de Sérgio Assad, do Duo Assad, além de sobrinha da celebrada Badi Assad. Enquanto seus familiares são ligados ao violão, os instrumentos de Clarice são piano e voz. Suas influências passam do popular ao jazz, além da música clássica e da ópera. Pouco conhecida no Brasil, já foi indicada ao Grammy e tem uma carreira em ascensão como compositora, arranjadora e musicista nos Estados Unidos.
Cantora e virtuose ao piano, ela faz uma música intensa e possui forte presença de palco. “Mesmo quando faz releituras da MPB, há um frescor em sua música, que soa sempre como nova, dadas às qualidades de pianista e cantora. É artista a ser descoberta pelo público brasileiro”, destaca o produtor Alvaro Collaço, curador do projeto.
O repertório conta com importantes compositores brasileiros, como Milton Nascimento (Cravo e canela, Ponta de areia e Maria Maria), Egberto Gismonti (Frevo), Heitor Villa-Lobos (O trenzinho do caipira) e um pout-pourri de Tom Jobim. Na parte internacional, aparecem George Gershwin (The man I love), The Beatles (Blackbird) e Quincy Jones, Rod Temperton e Lionel Richie, com a música Miss Celie’s blues, escrita para o filme A cor púrpura.
Entre Brasil e Estados Unidos
Clarice Assad é carioca e, ainda criança, começou sua carreira artística cantando jingles para comerciais publicitários e tocando e compondo para peça teatrais. Hoje, aos 36 anos, Clarice recebeu prêmios importantes como o The Aaron Copland Award, prêmios da Ascap, Van Lier Fellowship, além de uma indicação ao Grammy 2009, como melhor obra clássica contemporânea.
Teve obras encomendadas pela Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Carnegie Hall, Albany Symphony, Cabrillo Festival of Contemporary Music, PRO Musica Chamber Orchestra, New Century Chamber Orchestra, Opus One, SOLI Music Ensemble e New Music USA.
Sua música de câmara foi gravada por músicos como o violoncelista Yo-Yo Ma, a violinista Nadja Salerno-Sonnenberg, o grupo vocal Chanticleer, a flautista Eugenia Zuckerman, os violonistas Sergio e Odair Assad, e o Turtle Island Quartet. Já sua música sinfônica, por orquestras da Filadélfia, Osesp, Tokyo Symphony, Cabrillo Symphony, Orchestra e New Century Chamber Orchestra.
Como intérprete de música popular, Clarice se apresenta em recitais solo, bem como com a Família Assad, com seu grupo Off The Cliff e em duo com o percussionista Keita Ogawa. Lançou quatro discos, dos quais três são autorais, todos por selos norte-americanos de jazz: Invitation (2003), Love all that it is (2007), Home (2012) e Imaginarium (2014). Como educadora, em parceria com Andrea Santiago, idealizou o projeto VOXploration em cena, oficina de improvisação musical e cênica, que teve sua primeira edição nos Estados Unidos. No Brasil, foi mostrado em algumas entidades culturais, entre as quais a CAIXA Cultural.
Serviço:
Música: Série Solo Música apresenta Clarice Assad (voz e piano)
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 08 de dezembro (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: vendas a partir de 05 de dezembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Deixe um comentário