“Recortes de um Lugar” traz a abstração e a sensibilidade de Mazé Mendes no Instituto Internacional Juarez Machado

Mazé Mendes. Divulgação.

No dia 19 de agosto, sábado, às 10 horas, o Instituto Internacional Juarez Machado será palco da abertura da exposição “Recortes de um Lugar”, apresentando as obras da artista visual Mazé Mendes, com curadoria de Edson Busch Machado. A exposição, que estará aberta ao público até o dia 7 de outubro, é uma jornada pelos recortes de viagens da artista, em que imagens do cotidiano se transformam em abstrações elegantes e harmoniosas.

“Recortes de um Lugar” é uma oportunidade para os apreciadores da arte contemporânea brasileira contemplarem 14 telas e 10 fotografias que refletem a profunda conexão entre a artista e o mundo, por meio de seu olhar sensível. Mazé Mendes traz em suas obras a essência da cor como protagonista, destacando-se por suas meticulosas combinações. Por trás das superfícies iluminadas e vibrantes de azuis e vermelhos, há camadas profundas de quem olha de forma aguçada para o prosaico, capturando detalhes que a inspiram.

Exposição de Mazé Mendes. Divulgação.

A obra de Mazé Mendes convida o observador a se aprofundar na pintura, mergulhando também na base do desenho e do traço. Sua expertise como gravadora se reflete em sua produção, que evidencia um cuidado meticuloso com os detalhes, resultando em texturas ideais que são perceptíveis até ao espectador mais atento. “Esta mostra, feita a partir das fotos, as imagens capturadas são percepções visuais do espaço urbano recortado, em seu rito de passagem. Imagens efêmeras e provisórias, vestígios de um tempo, fragmentos poéticos deixados por anônimos em uma cidade em constante mutação”, explica a artista.

A exposição é parte de um conjunto maior de trabalhos produzidos a partir de 2019 e já exposta no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e reatratada no livro de mesmo nome. A seleção das obras pelo curador Edson Busch Machado oferece um convite à contemplação da arte pura.

Mazé Mendes é uma figura icônica nas artes visuais do Paraná, com uma carreira que abrange décadas de produção artística. Desde os anos 1970, quando veio a Curitiba para estudar, sua representatividade nas artes visuais cresceu significativamente, participando de mais de oitenta exposições coletivas e vinte individuais, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas obras integram acervos institucionais e privados renomados, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e Museu Municipal de Arte (MuMA), entre outros.

A exposição “Recortes de um Lugar” convida o público a imergir na sensibilidade e na abstração marcante de Mazé Mendes, estabelecendo um diálogo único entre a artista, suas obras e os apreciadores da arte contemporânea.

Serviço:
Exposição: Recortes de um Lugar
Artista: Mazé Mendes
Curador: Edson Busch Machado
Abertura: 19 de agosto, sábado, às 10 horas
Período da Exposição: 19 de agosto a 7 de outubro
Local: Instituto Internacional Juarez Machado
Endereço: Rua Lages, 994 – Joinville-SC
Entrada: Gratuita

Francisco Camolezi – ISABELA FRANÇA COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*