Quando optar por móveis planejados?
Conheça as principais vantagens e desvantagens deste tipo de móvel
Na hora de mobiliar a casa ou o escritório, uma das grandes dúvidas que surgem é sobre o tipo de móveis a serem utilizados, planejados ou prontos. O preço da primeira opção muitas vezes assusta, mas nem sempre esse quesito é o mais importante, principalmente quando os espaços são reduzidos e a estética dos ambientes é levada em conta.
A maior vantagem dos móveis planejados é evidente: com eles, cada centímetro é aproveitado, garantindo a otimização dos espaços. Já a grande desvantagem é o custo muitas vezes mais alto, contudo, segundo a designer de interiores Julia Varaschin, nem sempre eles saem mais caros em longo prazo. “Como o material utilizado na estrutura dos móveis planejados é, normalmente, de melhor qualidade, a sua durabilidade é de muitos anos, o que dilui o preço”, explica.
A designer explica que é necessário, porém, observar bem o produto antes de fechar o negócio, pois existem diversos materiais utilizados para a fabricação, como o MDF e o MDP. “Eu indico preferencialmente o MDF para os meus clientes. Feito de um painel de fibras de madeira com composição homogênea, é mais resistente, durável e pode receber todo e qualquer tipo de acabamento”, assegura.
Diferente do que muita gente pensa, os móveis planejados podem sim ser desmontados e remontados em outro lugar, porém além de reduzir a durabilidade, corre-se o risco deles não encaixarem no novo espaço. “Como um centímetro a menos em uma parede pode inviabilizar a colocação, indico este tipo de mobiliário para quem possui imóvel próprio e não tem a pretensão de se mudar em um curto espaço de tempo. Caso seja necessário desmontar, recomendo a contratação de um montador qualificado e acostumado com móveis de marcenaria”, esclarece Julia.
Para acertar no projeto, a contratação de um bom profissional é fundamental. “Existem muitas tecnologias diferenciadas hoje que podem ser usadas nos móveis planejados como portas de correr, prateleiras deslizantes e automação. Com um projeto de mobiliário, seguindo o perfil do proprietário do imóvel, seja ele residencial ou comercial, é possível uma personalização mais adequada à realidade, à necessidade do ambiente e ao orçamento do cliente”, conclui Julia Varaschin.
Sobre Julia Varaschin
Complementando a sua formação com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, a designer de interiores Julia Varaschin tem experiência de seis anos no mercado. Depois de ter trabalhado com profissionais renomados, resolveu lançar sua própria marca – J. Varaschin Interiores e Paisagismo – e hoje já conta com projetos em Curitiba e Pato Branco, sua cidade natal.
Serviço
Designer de Interiores Julia Varaschin
E-mail: contato@jvaraschin.com
Site: www.jvaraschin.com
Deixe um comentário