Quando aprender é uma grande brincadeira
Professores de Macatuba (SP) ensinam Matemática, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa enquanto brincam de pipa com alunos
Duas varetas, uma folha de papel de seda, uma linha e alguns pedaços de plástico podem gerar conhecimento? Na rede municipal de ensino de Macatuba, interior de São Paulo, a resposta é sim. Construindo pipas, os professores da Escola Municipal Cristo Rei realizaram atividades pedagógicas inspiradas nos conteúdos do material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil e os conhecimentos de Matemática, Geografia, Ciências e Linguagens foram abordados de forma interdisciplinar.
Ao identificar os ângulos e medidas das varetas, as crianças aprenderam Geometria e Matemática. Lendo o manual de instruções, aprenderam a interpretar e identificar os diversos gêneros textuais existentes na Língua Portuguesa. E, com informações sobre a influência das variações climáticas e equilíbrio da pipa, aprenderam Geografia e Física. Além disso, os professores ainda estimularam a prática da Língua Inglesa, pedindo a descrição das atividades em inglês, enquanto eles trabalhavam.
Essa atividade fez parte de um conceito que vem sendo trabalhado nas escolas de todo o mundo: a interdisciplinaridade. “A interação entre os componentes curriculares se tornou uma importante ferramenta para a busca do conhecimento e vem sendo adotada para apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato”, explica a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Ana Paula Silveira de Carvalho.
Segundo ela, o melhor caminho para se trabalhar é usar situações reais, do cotidiano, como no caso da construção de pipas. “A abordagem interdisciplinar permite que os conteúdos sejam ensinados de forma prática e mais abrangente, com maior capacidade de engajamento por parte dos alunos”, defende.
Nesta atividade, por exemplo, foram trabalhados os temas do Ensino Fundamental de medidas de comprimento, transformação de unidades, polígonos, identificação de simetria em uma figura, identificação de faces, vértices e arestas, identificação de retas, semirretas, segmentos de retas, retas paralelas, retas concorrentes e perpendiculares, e identificação de ângulo: reto, obtuso e agudo, em Matemática. Na área de Geografia, foram abordados os climas do Brasil, diferenças entre tempo atmosférico e clima, elementos do clima. Em Física, foram aprendidos conceitos de equilíbrio, força e direção e cinética. E em Linguagens, os gêneros textuais: reportagem, história em quadrinhos, crônica, entrevista e manual de instrução.
A professora da escola, Josiane Moretti, conta que, para as crianças, é muito importante ter uma aula prática, uma vez que eles saem da sala de aula e enxergam a utilidade do que aprendem. “Acredito que os alunos não vão esquecer nunca esse aprendizado, é uma experiência que eles levam para a vida toda”.
O vídeo com o registro da atividade com as pipas pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=eIIU6UM1wdw
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, oferece à rede municipal de Educação não apenas material didático, mas uma série de recursos adicionais (avaliações, monitoramento, ambiente de aprendizagem digital, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado), que contribuem para o melhor aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. Atualmente, o Aprende Brasil atende 243.000 alunos em 199 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
Deixe um comentário