PUCPR inicia cooperação com instituto de Harvard

Harvard
Crédito: Reprodução

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo é o desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem

Seis professores da PUCPR participaram, de 26 a 30 de maio, do curso de formação sobre novas metodologias promovido pelo LASPAU, instituto afiliado à Universidade de Harvard. A delegação é composta por quatro membros dos Núcleos de Excelência Pedagógica (NEP’s), a diretora de suporte à Graduação, Cinthia Bitencourt, e o diretor de Graduação da PUCPR, Jelson Oliveira.

O evento é o primeiro passo na parceria que a PUCPR estabeleceu com LASPAU com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Com isso, a PUCPR passa a fazer parte do Consórcio STHEM, formado por 22 instituições de ensino superior brasileiras empenhadas em inovações na graduação. O objetivo do consórcio é, apoiado por LASPAU, criar um espaço de formação e intercâmbio de experiências em metodologias inovadoras, entre as quais Peer instruction, Problem-Based Learning, Team-Based Learning, Design of Project-Based Learning, entre outros. As atividades são organizadas por professores de várias instituições norte-americanas, entre elas Harvard e MIT. Com duração de três anos, o Consórcio pretende formar multiplicadores locais dos novos conhecimentos e metodologias.

O pró-reitor de Graduação, Vidal Martins, explica que esta formação é uma das etapas no processo de construção do Plano de Desenvolvimento da Graduação, cujo enfoque é a inovação nos processos de ensino e aprendizagem. Com mais esse passo e como instituição membro do Consórcio STHEM, a PUCPR participa dos debates mais atuais sobre o ensino e aprendizagem, confirmando seu empenho para se tornar uma referência na área de graduação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*