Público eclético marca presença em conversa sobre a “Jornada do Herói”
Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, na terça-feira (24), no auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, para o 28º encontro do Projeto 12×12, promovido pela designer e produtora cultural Ana Camargo. Com a participação do jornalista e crítico de cinema Luiz Gustavo Vilela, o tema da conversa foi a “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell e base de muitos roteiros cinematográficos de sucesso.
Para Vilela, a genialidade de Campbell está na identificação das semelhanças que todas as narrativas de heróis possuem. Assim, até mesmo uma história que não tem um super-herói pode ser relacionada com a “Jornada do Herói”. “A gente precisa observar que, para Campbell, o herói é na verdade o protagonista e não aquele que usa uma capa e luta contra o mal. Então, em qualquer história você consegue encaixar a Jornada do Herói”, explica.
Animada com os dois primeiros encontros da terceira temporada do 12×12, Ana Camargo conta que ficou satisfeita com o nível da conversa e com a interação do público. “A principal característica do projeto é ter um público eclético e participativo, alguns vem pelo cinema outros pela filosofia. Também estiveram no palco a escritora Renata Regis Florisbelo, o psiquiatra Gláucio Alves e antropóloga Vilma Chiara. Cada um trazendo a sua percepção e interagindo com o publico”, avaliou.
Segundo a produtora cultural, a principal mensagem da jornada do herói é que ela é a nossa própria jornada. Para Camargo, a sétima arte representa a vida e por isso o ser humano identifica-se com os personagens. “A genialidade é a forma de contar essas histórias”, conclui.
Deixe um comentário