Psyche nova exposição de aquarelas de Sérgio Póvoa Pires

Aquarela de Sérgio Póvoa Pires
Foto / Divulgação

Abre no próximo dia 20 de novembro (terça-feira), às 19h, na Galeria Zilda Fraletti, a exposição Psyche do aquarelista Sérgio Póvoa Pires. São 23 obras que retratam a natureza das borboletas pintadas em aquarela sobre tela em dimensões que variam de 32x16cm até 1mX1m. A inspiração do artista vem de sua infância nos bosques do bairro Seminário onde  convivia com diversas espécies destes insetos.

Além das telas, o artista buscou reunir o talento de dois outros curitibanos: o fashion designer Alexandre Linhares, proprietário da marca de roupas Heroína e o arquiteto Dudu Montani. O resultado é uma combinação de estampas exclusivas que adornam, por hora, um vestido e, por outra, a Poltrona Leve. Além disso, Pires traz ao público a oportunidade de vestir-se de arte, pois produziu uma edição limitada de oito foulards de seda pura estampados com as suas obras de arte. Todas as peças estarão à venda na Galeria.

Assim, Psyche é uma mistura de sensibilidade em vários formatos. A origem da palavra vem do grego e significa “alento”, “sopro” tema que tem a ver com o renascimento, com a transformação, a ligeireza e a inconstância. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e, segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria o espírito saia do corpo com uma forma de borboleta.

Segundo a galerista Zilda Fraletti, “esta exposição vem de encontro às propostas da galeria, de mostrar trabalhos que fujam do convencional. Admiro o trabalho do Sérgio, sua versatilidade ao criar joias e aquarelas delicadas e de alta qualidade. A exposição apresenta variedade de suportes e mostra a arte aplicada à moda e ao design, atitude cada vez mais frequente e contemporânea.”

Sérgio Póvoa Pires nasceu em Curitiba (1952), é arquiteto, urbanista, aquarelista e designer de joias. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, tem especialização em Planejamento Urbano na Alemanha. Sua última exposição “Thirasia e Santorini: Memórias dos mundos de Romanos, Platão e Poseidon” aconteceu em 2008 e combinou joias e aquarelas desenhadas numa viagem para a Grécia.

Psyche
Aquarelas de Sérgio Póvoa Pires
Data: 20 de novembro (abertura às 19h) até 4 de dezembro
Horário: 9h30 às 18h30 (seg. a sex.) e 10h às 14h (sáb.) – fecha dom.
Local: Galeria Zilda Fraletti (Design Center – Av. Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12)
Telefone: 3026-5999
Informações: www.zildafraletti.com

Making Of: http://youtu.be/5WjLj5UD_eU

Imagens: www.mediafire.com/sorttiesolcriativas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*