Protagonismo da madeira no décor
Com sofisticação e atemporalidade, a madeira prova que ainda marca presença em qualquer ambiente.
Clássica e elegante, a madeira se mantém constantemente na categoria de coringa da decoração. Além de sinônimo de aconchego, o elemento é reconhecido pela versatilidade, podendo ser utilizado em forros, pisos, janelas, revestimentos e móveis – isto em diversos ambientes, tanto internos quanto externos.
As arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin comentam que a escolha por esse material é evidenciada por sua neutralidade, uma vez que se adequa facilmente na composição do décor, por meio de texturas, cores e resistência. “A madeira é um revestimento que nunca sai de moda e se bem usada, cai bem em todos os tipos de decoração e ambientes”, ressaltam.
De acordo com as profissionais, a madeira possui uma série de benefícios para os espaços, que vão desde o isolamento térmico e acústico, até a elaboração de atmosfera confortável e aconchegante. Devido a sua qualidade e durabilidade, o material também é uma boa pedida para construções. “O que utilizamos muito, até por questões de consciência ecológica, é o melamínico, um material ultra-resistente e que se assemelha 99% à lâmina natural de madeira”, comentam as profissionais.
Outros destaques do uso da madeira é o aspecto rústico e a pegada campestre que podem propiciar ao projeto de interiores – por meio de móveis, objetos de decoração, decks, balcões e mesas, entre outros. A matéria-prima ainda marca presença nas tendências de decoração, como o revestimento de parede em madeira, que traz naturalidade e harmonização aos ambientes. A variedade de estilos, cores e texturas é o que acentua a elegância e presença aos revestimentos. “Quando utilizada no revestimento da parede, a madeira traz sofisticação e personalidade ao ambiente. Ela pode dar um toque diferente quando utilizada, por exemplo, em murais ou painéis decorativos”, explicam as arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin.
Para garantir a sustentabilidade nas aplicações do elemento, o mercado de revestimentos de piso e parede traz a novidade de produtos que imitam madeira de modo idêntico em relação a aparência e texturas. Entre os materiais inovadores, estão cerâmicas, pisos vinílicos e cimentícios que possibilitam o uso inteligente da madeira. Além disso, os profissionais de construção e decoração também possuem a alternativa de utilizar madeira de reflorestamento certificada em seus projetos.
Apesar dos benefícios e da flexibilidade que traz à ornamentação do décor, a madeira exige cuidados e manutenções frequentes. As arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin atentam para as áreas externas, onde o intemperismo deteriora a madeira lentamente e afeta sua coloração. Quanto aos ambientes internos, recomendam a proteção da madeira, evitando contato com a umidade e iluminação direta do sol. “Dependendo do tipo da madeira, passar apenas lustra-móveis e prestar atenção aos cuidados podem bastar como solução eficiente”, finalizam as arquitetas.
Deixe um comentário