Projeto Villa nas Escolas inicia suas apresentações
No último dia 02 de agosto, foi realizado o primeiro dos oito concerrtos didáticos previstos do Projeto Villa nas Escolas. O evento ocorreu na Escola Municipal Pedro Ivo (bairro Costa e Silva).
No Projeto, viabilizado via Simdec (Sistema Municipal de Incentivo à Cultura) de Joinville, a obra do compositor Villa Lobos é executada por um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um cello) acompanhado por uma soprano lírica. Além disso, os professores das escolas contempladas recebem uma palestra ilustrativa sobre a vida e obra de Villa Lobos. O objetivo vai além de levar o compositor para dentro da escola, pois a proposta pretende democratizar o conhecimento e a apreciação musical.
A regência e direção musical do Villa nas Escolas é do maestro Rafael Daniel Huch. Nesse projeto, ele é acompanhado pelos músicos Gilberto Ziemer (violinista), Nilson de Souza Mira Júnior (violinista), Wilfried Surges (violoncelo), Paulo Eduardo Hogrefe (viola), Jean Carlos (piano) e Karla Cristina Ziemer Huch (canto lírico).
Rafael Huch explica quem foi Heitor Villa Lobos, compositor abordado pelo Projeto. “Além da importância histórica no cenário da música brasileira, Villa Lobos tem um vínculo especialmente singular com a Educação, bem como com o sentimento de pertencimento a uma cultura nacional. Ele era nacionalista. Foi ministro da Educação do Governo Getúlio Vargas e, nesse período, conseguiu fazer com que a música se tornasse disciplina obrigatória nas escolas. Na obra dele, temos referências a canções folclóricas, gêneros populares e, mais especificamente, nesse projeto, abordamos seu trabalho de pesquisa realizado no Brasil inteiro quando foi ministro e percorreu de Norte a Sul com um gravadorzinho, atrás das crianças nas escolas, gravando o que elas estavam cantando á época. Ao retornar para o Rio, onde morava, ele pegou esse material, separou e chamou de cirandas e cirandinhas, fazendo arranjos para piano. Nesse projeto do Villa nas Escolas, eu transformei o trabalho de arranjo do Villa Lobos, de piano para quarteto de cordas”, resume o maestro.
A estreia foi excelente e a recepção muito boa. Todas essas apresentaçõe que estamos fazendo são gratuitas, aos estudantes da rede pública municipal de Joinville. Porque nós queremos, através do Projeto, democratizar o acesso para a comunidade. Ou seja, queremos que as crianças tenham contato com esse tipo de repertório, esse tipo de cultura. Não é um projeto comercial, mas um projeto de Educação”, conclui Huch.
Confira todas as datas e escolas contempladas pelo Projeto:
02/08/2017 – Escola Municipal Pedro Ivo;
09/08/2017 – Escola Municipal Pastor Hans Müller;
16/08/2017 – Escola Municipal Pastora Karen Barkemeyer;
23/09/2017 – Centro de Educação Infantil Mario Avancini;
20/09/2017 – Instituto Priscila Zanette.
Deixe um comentário