Projeto Nariz Itinerante leva palhaçaria a UPAs, CAPS e hospitais públicos de Curitiba e região metropolitana
Até o momento, iniciativa da premiada Associação Nariz Solidário, já beneficiou mais de 19 mil pessoas com as intervenções cênicas, que acontecem semanalmente
Desde 2014, a Associação Nariz Solidário tem a missão de transformar relações e pessoas por meio da palhaçaria. Em 2024, a ONG celebra seus 10 anos de atuação, com o projeto Nariz Itinerante proporcionando arte, cultura e saúde mental para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em ambientes de atenção à saúde de Campo Largo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, além da capital curitibana.
Com ações itinerantes realizadas semanalmente e de forma gratuita, cerca de 25 palhaços profissionais e voluntários visitam Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), maternidades e hospitais. Utilizando da linguagem do palhaço, do improviso e da música, eles promovem intervenções cênicas e oferecem atendimento humanizado e especializado para quem precisa.
O Nariz Itinerante se destaca por ser a única ação de uma organização social e artística dentro das UPAs, CAPS e do Hospital Municipal do Idoso em Curitiba, e também a única iniciativa presente nos equipamentos de saúde de Fazenda Rio Grande. O cofundador, diretor e presidente da organização, Eduardo Roosevelt, ressalta que “os grandes diferenciais do projeto são a sua itinerância e descentralização, levando a arte da palhaçaria de Curitiba para a região metropolitana, ampliando o impacto e alcançando mais pacientes e profissionais da saúde”.
Até o momento, o Nariz Itinerante já atendeu 19 mil pessoas em 150 ações realizadas nas UPAs, CAPS e no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, na UPA de Fazenda Rio Grande, no Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais e no Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, todos parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é impactar mais de 20 mil pessoas ao longo de 700 horas de atuação ao longo do projeto.
Para a palhaça Lupita, interpretada por Sabrina Almeida, é gratificante proporcionar momentos de bem-estar em ambientes muitas vezes marcados por dor e sofrimento. “O que mais me move são as interações que proporcionam alívio e respiro às pessoas. Muitas vezes, um simples ‘olho no olho’, uma palavra ou uma música já fazem a diferença, mostrando que grandes momentos moram nos gestos mais simples”, complementa ela, que já atua como palhaça em hospitais há 7 anos.
Antes de entrar em cena, os palhaços e palhaças passam pelo programa de formação “Encontros e Risos”, com duração de um ano, e contam com acompanhamento terapêutico em grupo recorrente. “Por trás de cada palhaço, existe um ser humano absorvendo situações de luto e das mais diversas fragilidades. Então, é essencial ter esse espaço seguro, para que eles possam falar, refletir juntos e trocar experiências uns com os outros”, diz Luana Bastos, psicóloga hospitalar e responsável pelo acompanhamento terapêutico dos palhaços na Associação.
O projeto também contempla atividades educativas em escolas públicas, onde palestras são realizadas para capacitar educadores e estudantes sobre o uso da palhaçaria como técnica facilitadora de novos processos de aprendizagem. Com uma abordagem inclusiva, a equipe do Nariz Itinerante ainda recebe treinamento em Libras para garantir o atendimento a pessoas com deficiência auditiva.
O projeto Nariz Itinerante é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei nº 8.313/91, e tem o patrocínio das seguintes empresas: BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Cimento Itambé, Banco CNH Industrial Capital, Malhas Wilson, New Holland, RD Saúde e Unimed Paraná.
Sobre a Nariz Solidário
A Associação Nariz Solidário é uma organização da sociedade civil que trabalha com a arte da palhaçaria para a melhoria das relações em diversos contextos. Desde 2014, promove a arte, a cultura e a saúde mental em ambientes de atenção à saúde, empresas e escolas. Já realizou mais de 2.100 ações que chegaram de forma gratuita a mais de 328 mil pessoas entre pacientes, familiares, professores de escolas públicas e profissionais da saúde e de outras áreas.
A Nariz Solidário tem sido amplamente reconhecida por suas práticas de gestão de voluntários e impacto social. Em 2019, venceu o 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, e em 2021 foi laureado com os Prêmios RPC GAME, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia, além de conquistar o maior prêmio de Marketing do Paraná. Em 2022 e 2023, ficou entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país e recebeu o Prêmio VOL 2022 e 2023 por suas práticas de voluntariado.
Mais informações no site https://narizsolidario.org.br/
SERVIÇO
Nariz Itinerante*
Semanalmente, de março de 2024 a fevereiro de 2025
Campo Largo
– Hospital Infantil Waldemar Monastier (R. XV de Novembro, 3701 – Bom Jesus, Campo Largo)
Terças-feiras, no período da tarde
Fazenda Rio Grande
– Unidade de Pronto Atendimento (R. Rio Tejo, 515 – Pioneiros, Fazenda Rio Grande)
Sextas-feiras, no período da tarde
*Para informações sobre as ações nas outras unidades, entre em contato.
Assessoria de Imprensa
Thays Cristine
Platea Comunicação e Arte
Deixe um comentário