Projeto mostra que é possível fazer uma escola diferente e desenvolver o aluno de forma cidadã

Mais de 700 profissionais de educação se reuniram em Salvador para debater tendências

A cultura mundial também teve espaço no Olinca Vilas
Crédito: Divulgação / Editora Positivo

Foi-se o tempo em que a qualidade do ensino era medida pela rigidez do professor e pelas carteiras alinhadas. Em Salvador, quem dá provas disso é o Colégio Acadêmico que, por meio de um projeto inovador, tem reunido diversão, conhecimento e a participação maciça dos alunos no dia a dia escolar. Nele, os estudantes participam de uma olímpiada do conhecimento e desenvolvem temas que vão desde educação financeira a preservação do meio ambiente, no qual é realizado um desfile de moda com materiais reciclados, tendo os professores como modelos.

Além de fomentar o trabalho em equipe, a integração das disciplinas e o trabalho do professor como um mediador, as duas unidades do Colégio Acadêmico (localizadas em Lauro de Freitas/ Vilas e Pituba) estão conseguindo mostrar que é possível fazer uma escola diferente, onde o aluno é o protagonista da sua caminhada e se desenvolve de forma cidadã. “O Olinca é um projeto multifacetado, que tem o intuito de sociabilizar os alunos, desinibir, congraçar, informar e divertir. Objetiva, principalmente, a formação do ser integral, a divulgação cultural e a assistência social de forma interdisciplinar”, explica a diretora Maria Arlene Nunes que atua na sede Vilas.

“Temos como proposta oferecer ao educando espaços para construção de novos conhecimentos com autonomia, identidade, ética e respeito às diversidades, fazendo com que a interdisciplinaridade seja real e mostre que as disciplinas podem e devem interagir, inclusive com o apoio do universo digital”, complementa a diretora. A culminância do projeto que leva como base o interacionismo ocorre no dia 10 de junho e já é grande a expectativa da comunidade escolar em torno da sua realização. “Ano passado o projeto foi tão bacana que recebeu o apoio até de celebridades que se engajaram na torcida pelas equipes”, relata.

O Colégio Acadêmico foi um dos 100 centros de ensino que participaram, no dia 16 de maio, do “Um Dia Positivo!”, realizado em Salvador. O evento reuniu representantes das instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino com o intuito de promover a formação e a troca de experiências, integrar ações e apresentar as inovações desenvolvidas para o universo escolar, a fim de que gestores e professores estejam em sintonia com as novas demandas do ensino, da sociedade e com a era digital.

Programação

O evento “Um Dia Positivo!” reunirá mais de 700 participantes (entre gestores e docentes). No quadro de palestrantes estão nomes expressivos como o headhunter Bernt Entschev, consultor que trabalha com recrutamento de executivos há mais de 25 anos e já foi eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH, e que falará sobre sucessão na gestão.

A programação contempla, ainda, temas que vão desde o uso de novas tecnologias e ferramentas digitais em sala de aula, como a segurança cibernética e o papel da escola na era digital. Quem falará sobre o assunto será a advogada e especialista em Direito Digital Patrícia Peck, que é idealizadora do Movimento “Família mais Segura na Internet”.

Também estão previstos debates sobre reputação e gerenciamento de crises, com o gerente de marketing Fabrício Almada e a coordenadora de marketing da Editora, Priscila Padilha; a importância do bilinguismo na escola, com Luiz Fernando Schibelbain, e a formação de preços e custos nas escolas, com o gerente contábil e tributário Marco Aurélio Pitta.

Além de Salvador estão previstas outras 20 edições do “Um Dia Positivo”. Elas serão realizadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, São Paulo, Belém, Campinas, Ribeirão Preto, Fortaleza, Recife e Manaus.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*