Projeto do curso de Jornalismo será apresentado no Congresso Internacional da Abraji
Estudantes analisaram, por meio do fact-checking, a confiabilidade do discurso político nas eleições municipais de 2016
O artigo Checking Mate: abordagem pedagógica no ensino de fact-checking do discurso político, de autoria da professora Criselli Montipó, em co-autoria com o monitor da disciplina Gilmar Montargil, e dois estudantes participantes, Sophia Cabral e Kevin Cruz, integra as 16 propostas de artigos selecionados de todo o Brasil para serem apresentadas no seminário.
A apresentação irá focar o processo de aprendizagem baseada em projetos que, neste caso, analisou as informações divulgadas pelos candidatos à prefeitura de Curitiba nas eleições municipais. A partir de técnicas do jornalismo investigativo, o projeto buscou classificar e checar o grau de veracidade das informações divulgadas pelos candidatos, a partir de dados públicos.
De acordo com a professora Criselli Montipó, o intuito da participação é incentivar as inovações na produção experimental de jornalismo, além de apresentar ao mercado os novos talentos. O monitor da disciplina, Gilmar Montargil, ressalta que ter participado do projeto reforçou a necessidade da prática jornalística bem apurada em tempos de notícias falsas propagadas na internet e chamou a atenção para a necessidade de monitorar a classe política.
A estudante Sophia Cabral conta que é muito bom ver o resultado de um projeto feito pela turma. “Desenvolvemos o que foi aprendido sobre jornalismo de dados ao longo do semestre e pudemos ver o efeito disso no Checking Mate. Agora, vamos com grandes expectativas para São Paulo apresentar o resultado de todo esse aprendizado”, comenta. A arte final da identidade visual do projeto foi do estudante Kevin, que define a iniciativa como pertinente e atual ao cenário brasileiro.
O projeto
A abordagem inovadora e bem-humorada elegeu sua identidade visual e editorial baseadas no jogo do xadrez. Assim, colocou em xeque a veracidade da comunicação de agentes públicos e colaborou para a análise crítica a respeito das propostas eleitorais.Todas as afirmações verificadas foram coletadas em bancos de dados públicos (espaços oficiais de divulgação dos candidatos: site oficial, página do Facebook, contas no Youtube, Twitter ou Instagram). O projeto Checking Mate está disponível no link http://www.portalcomunicare.com.br/checking-mate/ .
O Checking Mate recebeu 2º lugar no Prêmio Sangue Novo do Jornalismo paranaense 2017, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR). Além disso, está entre os cinco finalistas para o Expocom (Premiação estudantil do Congresso Regional Intercom Sul 2017).
Deixe um comentário