Projeto de leitura da Ibema é finalista do Prêmio Sesi ODS 2019
Depois de conquistar o selo SESI ODS por seus projetos de ensino de reciclagem em escolas e de artesanato como renda extra para mulheres, a Ibema Papelcartão comemora a seleção como finalista do Prêmio Sesi ODS 2019, por contribuir com a agenda 2030 de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Além de receber o selo novamente, a empresa agora concorre, pela primeira vez, com outras quatro empresas paranaenses na categoria Grande Indústria com seu projeto Leitura é Diversão.
Desenvolvido pelo Centro Comunitário Ibema, em Turvo (PR), há mais de quatro anos, o programa estimula a leitura, escrita,interpretação, criatividade e socialização por meio dos livros, com oficinas, contações de história e outras brincadeiras para crianças de 6 a 12 anos. Os livros ficam disponíveis para empréstimos em uma pequena biblioteca no Centro Comunitário Ibema, que conta com 1.085 livros cadastrados.
“O fundamental é que conseguimos despertar a paixão pelos livros por meio de atividades lúdicas”, avalia a responsável pela Responsabilidade Social da Ibema, Clarice Battistelli. “Apesar da dificuldade que encontramos em estimular o hábito da leitura na realidade brasileira, entendemos que, mesmo no pouco que conseguimos, estamos fazendo a diferença.”
Os vencedores desta e das demais categorias serão conhecidos durante o Congresso Sesi ODS 2019, dia 5 de setembro, em Curitiba, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP.
Projetos reconhecidos
No ano passado, a Ibema recebeu o selo Sesi ODS 2018 pelo projeto “Sustentando o Amanhã”, que leva educação ambiental a escolas da região de Turvo (centro do PR). O programa, levado à escola de ensino infantil e fundamental da região e a uma escola da comunidade indígena Guarani, ensina a confeccionar lixeiras para coleta seletiva com resíduos de tubetes da bobina de papelcartão utilizada na unidade fabril da Ibema.
Em 2017, foi a vez do projeto “IbemArte Sustentável” ser reconhecido com o Selo Sesi ODS. Criada em 2014, a iniciativa auxilia mulheres da comunidade do entorno da unidade da Ibema em Turvo a transformar resíduos da produção do papelcartão em artesanato, com o propósito de contribuir com a geração de renda local e o empoderamento feminino.
Deixe um comentário