Prêmio Professor do Ano do portal Toda Matéria abre inscrições para 2ª edição

Indicações de profissionais para a disputa podem ser feitas até dia 31 de outubro pelo site e anúncio do vencedor será no dia 13 de novembro

Campeão de audiência entre professores e estudantes de todo Brasil, o site Toda Matéria está com inscrições abertas para o Prêmio Professor do Ano, concurso que, pelo segundo ano consecutivo, elegerá o melhor professor do Brasil. Serão aceitas indicações feitas por alunos, ex-alunos, pais e profissionais da educação. O prazo para fazer indicações vai até o próximo dia 31 de outubro. O vencedor será divulgado no dia 13 de novembro.
Para inscrever uma candidatura, basta que estudantes, pais e professores de todo o país acessem o site (https://www.todamateria.com.br/professor-do-ano/), preencham o formulário específico e indiquem o educador ou educadora que consideram exemplares na missão de ensinar. O júri irá avaliar as indicações, com base nos critérios descritos no regulamento do concurso: relevância do trabalho, reconhecimento externo, potencial impacto de sua ação na comunidade e a consistência das informações apresentadas.
O objetivo do portal de conteúdos educativos todamateria.com.br é valorizar o compromisso e o profissionalismo da categoria que se dedica à formação da sociedade brasileira. “A ideia é também destacar o talento e a criatividade de quem, apesar de todos os obstáculos cotidianos, faz a diferença, torna agradáveis, simples e estimulantes o aprendizado e a assimilação de conteúdos didáticos e de conhecimentos. Outro papel importante dos professores, digno de reverência, é o de complementar o repasse das noções de convivência social e da cidadania”, afirma Paulo Stenzel, head de marketing da 7Graus, que é a empresa que administra a plataforma Toda Matéria.
A ideia de premiar esses profissionais surgiu em 2021, depois que o site já comemorava uma década no ar, mas, por conta da pandemia de Covid-19, só pode ser colocada em prática no ano passado, quando a professora de Atendimento Educacional (AEE), Lígia Souza, da rede pública estadual de Balneário Arroio do Silva, em Santa Catarina, foi escolhida a melhor professora do Brasil.
Além do vencedor, serão escolhidas ainda cinco menções honrosas, que serão definidas pelos integrantes do júri qualificado, a partir da análise das indicações da comunidade escolar. “O prêmio, entre outras razões, também possibilita uma maior visibilidade ao trabalho de muitos professores e professoras que, apesar de serem verdadeiros heróis da nossa sociedade, continuam pouco valorizados e têm os seus projetos praticamente invisibilizados”, completa Paulo.
Premiação e comissão julgadora
O prêmio ao vencedor é composto, para além do reconhecimento público, que evidencia a excelência do trabalho realizado pelo profissional da educação, de um certificado do Prêmio Toda Matéria, um computador portátil, um smartphone e um vale-viagem no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). As menções honrosas, por sua vez, também recebem um certificado do Prêmio Toda Matéria e um cheque-presente no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
Integram o corpo de júri qualificado desta segunda edição do Toda Matéria – Professor do ano a professora premiada em 2022, Lígia Souza; a especialista em Letras e Magistério, Márcia Fernandes; a professora de Língua Portuguesa e lexicógrafa, Débora Ribeiro; a professora de Educação Artística e de Fotografia, Laura Aidar, e o professor de Matemática e Física, Rafael Asth.

Professora do Ano 2022
Quando foi escolhida vencedora do prêmio no ano passado, Lígia Souza era professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, em Balneário Arroio do Silva, município de Santa Catarina. Preocupada com o aspecto humano dos seus alunos, com empatia, paciência e muita criatividade, ela percebeu a necessidade de estimular os estudantes a trabalharem com suas potencialidades. Foi assim que surgiu o projeto de um livro, com histórias e ilustrações de autoria deles próprios.
Para Lígia, a premiação representou um estímulo importante na sua carreira. “A iniciativa ajudou a dar mais visibilidade para a educação especial na minha região. Foi uma experiência incrível, transformadora, que contribui para a qualidade do ensino na educação especial e continua rendendo frutos até hoje”, afirma.
A professora comenta que as postagens de vídeos e das entrevistas que concedeu no ano passado continuam rendendo engajamentos, visualizações e comentários. “Estou muito feliz com o convite para participar do júri este ano e poder prestigiar os trabalhos desenvolvidos por outros colegas nos diferentes cantos do país. E também muito grata à 7Graus e Toda Matéria por esse incentivo e força para a visibilidade e projeção do trabalho dos professores brasileiros”, completa.
Sobre o Toda Matéria
Criado em 2011 pela empresa de mídia digital 7Graus, o site Toda Matéria tem o intuito de auxiliar estudantes, professores e pesquisadores no processo de aprendizagem e ensino, proporcionando informações fidedignas sobre temas variados. A missão do Toda Matéria é oferecer conteúdo gratuito e de qualidade com foco na experiência dos usuários. O portal é elaborado por uma equipe de professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam, revisam e atualizam os conteúdos permanentemente.
Sobre a 7Graus
A 7Graus é uma empresa tecnológica portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, Toda Matéria e Dicio.com.br.
A vencedora do Prêmio Professor do Ano de 2022, Lígia Souza, com alunos da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, de Balneário Arroio do Silva (SC).Foto: Rose Marmentini

Thea Tavares | Bombai Comunicação 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*