Personagens da vida paranaense
Um palacete histórico, abandonado há anos -e agora totalmente restaurado- é o cenário perfeito para contar a sua própria história e das 29 personalidades retratadas em livro do jornalista Aroldo Murá.
O sexto volume da série“Vozes do Paraná” será lançado no próximo dia 25 de agosto, uma segunda-feira, às 19h30, no Vila Sophia – palacete construído no começo do século 20, na Rua Barão de Antonina, esquina com Mateus Leme. A obra do jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, publicada pelas editoras Esplendor e Alma Metter, traz o perfil de 30 personalidades da vida paranaenses e dá continuidade ao minucioso trabalho de pesquisa e levantamento de figuras públicas do nosso Estado, iniciado em 2008, quando da publicação do primeiro volume.
A escolha do local, segundo Aroldo Murá, “define espíritos preocupados com acervo cultural do Paraná”. O casarão foi edificado por construtor sueco para a família Muller. Teve várias utilidades, tendo sido sede do Arcebispado de Curitiba e residência do arcebispo Dom Manuel da Silveira D’Elboux, nos anos 1950; abrigou por um período o restaurante Matterhorn, uma das melhores partes da memória gastronômica de Curitiba; foi sede de empresa de shoppings, e, depois, de uma cooperativa de crédito. Atualmente, abriga o escritório de advocacia Guimarães Vernalha & Pereira, que alugou o imóvel por 20 anos. Nos últimos tempos, Vila Sophia estava abandonado, e em parte destruído por vândalos. O imóvel está voltando as suas marcas originais, inclusive como unidade de Interesse de Preservação para a cidade. Abriga peças preciosas restauradas, como uma imagem da Virgem, do final do século 19.
Nesta sexta edição de “Vozes do Paraná” também são retratadas importantes personagens paranaenses, que se destacam em vários ramos de atividade, nas áreas pública ou privada, tal como o ex-prefeito de Curitiba, Saul Raiz e Paulo Mac Donald, ex-prefeito de Foz do Iguaçu; os empresários Miguel Krigsner, Pedro Muffato, Assis Gurgacz, Airton Oppitz, Fernando Fontana e Mário De Mari; os juristas Anderson Furlan, Clèmerson Merlin Clève e Luiz Fernando Pereira; os professores Antônio Felipe Wouk, Cleto de Assis, Francisco Borsari Netto, Léo Kriger, Maria Tereza de Queiróz Piacentini, Paulo Eugênio Anunciação e Cassiana Lacerda; os jornalistas João José Werzbitzki, Mara Cornelsen, Mauri Konig e Nilson Monteiro; lideres de entidades, como Conceição Barindelli, Ivo Simas Moreira, José Rodolfo Gonçalves Leite e Maria Eliza Paciornik; artistas como Jaime Zenamon, Maria Cheung e Adalice Araújo (em memoria). Também o falecido ex-deputado Elias Abrahão.
Este sexto livro da série tem 640 páginas e mais de 800 fotografias com os perfis biográficos dos homenageados. Parte da renda da noite de autógrafos será destinada às obras sociais e culturais do Instituo Ciência e Fé, entidade dedicada a desenvolver e apoiar pesquisas nas áreas da fenomenologia religiosa, à luz da razão e da fé.
Deixe um comentário