PARIS 2024: A ARTE PARANAENSE TRANSFORMA A CASA BRASIL COM MOBILIDADE URBANA

Vidal em seu ateliê durante produção artística
Divulgação

Vidal e Lavalle serão os representantes do Paraná no espaço exclusivo dedicado ao Brasil durante os 17 dias de competição.

O artista visual Luiz Gustavo Vidal, conhecido como Vidal, suas obras repercutem com o tema Mobilidade Urbana. Ele foi o curitibano escolhido pelo Governo do Estado do Paraná, Sebrae e Embratur para representar nosso estado na Casa Brasil, no Parc La Villette.

Acompanhado pelo artista plástico Lavalle, Vidal realizará uma pintura em duas telas de grandes dimensões, explorando a interseção entre arte e movimento com elementos interativos e inovadores que destacam a cultura brasileira. Além das pinturas, o público poderá apreciar gravuras em linóleo confeccionadas no local.

Vidal planeja uma performance de realidade virtual, criando uma escultura inteiramente virtual, que será disponibilizada ao público e replicada em pontos de Paris.

Casa Brasil em Paris

A Casa Brasil ocupará um espaço de 5 mil metros quadrados, esperando receber mais de 15 milhões de visitantes de todo o mundo, incluindo torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas. Durante os 17 dias de competição, de 26 de julho a 11 de agosto, diversas expressões artísticas, como música, gastronomia e artes visuais, irão expor as riquezas culturais do Brasil na capital francesa.

Sobre Vidal @vidal

Vidal é um artista visual paranaense reconhecido por seu trabalho inovador em Mobilidade Urbana. Suas obras abrangem múltiplas superfícies e mídias, sempre explorando a interseção entre arte e movimento. Além de suas conquistas artísticas, Vidal é presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR) e diretor do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP). Sua capacidade de integrar elementos interativos e tecnológicos à arte tradicional torna seu trabalho único.

Sobre Lavalle @lavalle

Lavalle vem desenvolvendo diferentes oficinas, palestras e  organizando exposições em sua trajetória artística.
Foto: Arquivo Pessoal

Lavalle é artista visual, especializado em pintura e desenho. Natural de Curitiba, formou-se pela Faculdade de Artes do Paraná em 2004, pós-graduou-se em Artes Visuais pelo SENAC-PR em 2011, e atualmente cursa Mestrado em Artes Visuais em Processos Criativos Contemporâneos na Belas Artes (PPGAV 2024). Desde 2012, é professor de pintura e desenho no Museu Alfredo Andersen. Participou de várias exposições e salões de arte, destacando-se o Prêmio Destaque no 10º Salão de Artes de Marília-SP em 2013, Salão de Arte Contemporânea de Ponta Grossa-PR em 2016, e as Bienais Internacionais de Curitiba de 2015, 2018 e 2019. A poética do artista explora cor, textura, sobreposição, imaginário, memória, simbolismo, figuração com traços de abstração, mitologia, psicologia e sexualidade.

Por Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*