Paranaense Dalton Trevisan está entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura
Em formato virtual, no site do Prêmio, foram anunciados os 12 finalistas da 10ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Pela primeira vez, os concorrentes foram avaliados e votados separadamente, em três categorias: poesia, romance e conto/crônica.
Os quatro livros finalistas da categoria poesia são: Escarpas, do poeta português Gastão Cruz, que estreou na literatura em 1961 e, de lá até aqui, reúne extensa produção literária; Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares, um dos grandes nomes do panorama da poesia brasileira do século XX; Da arte das armadilhas, segundo livro de poesia da jovem poeta mineira Ana Martins Marques; e Junco, do artista multimídia Nuno Ramos, ganhador do prêmio Portugal Telecom 2009, com Ó.
Na categoria romance, o estreante Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance K. está ao lado de nomes que vêm representando um sopro renovador na literatura, como Michel Laub, com Diário da queda; Julián Fuks, com Procura do romance; e o português Valter Hugo Mãe, com A máquina de fazer espanhóis.
Para completar a lista de finalistas, quatro contistas com boa receptividade da crítica, Dalton Trevisan, com O anão e a ninfeta; Sérgio Sant’Anna, com O livro de Praga; João Anzanello Carrascoza, com Amores mínimos; e Evando Nascimento, com Cantos do mundo.
Para falar sobre os 12 livros finalistas no anúncio on line foram convidados a curadora-coordenadora, Selma Caetano, e os curadores da edição 2012, José Castello (literatura brasileira), Madalena Vaz Pinto (literatura portuguesa) e Tania Celestino de Macedo (literaturas africanas). Na Primeira Etapa, em maio, um Júri Inicial, indicado pela curadoria e composto de 274 professores atuantes, críticos literários e escritores, elegeu os 20 classificados de cada categoria, entre os 502 inscritos, que foram 198 romances; 165 poesias e 130 livros de contos e crônicas.
Nesta segunda etapa, as 60 obras classificadas pelo Júri Inicial foram avaliadas e votadas por um júri composto pelos quatro curadores – Selma Caetano, José Castello, Madalena Vaz Pinto e Tania Celestino de Macêdo –, e pelos jurados Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone-Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.
Este ano a Portugal Telecom aumentou o valor do prêmio, passando para R$ 200 mil, dividido da seguinte forma:
* R$ 50 mil reais para o vencedor de cada uma das 3 categorias e mais
* R$ 50 mil reais para o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, escolhido entre os 3 vencedores.
Os vencedores serão conhecidos em novembro, em cerimônia de premiação em São Paulo.
Segue a lista dos finalistas de cada categoria:
ROMANCE:
K., de Bernardo Kucinski
Diário da queda, de Michel Laub
Procura do romance, de Julián Fuks
A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe
CONTO / CRÔNICA:
O anão e a ninfeta, de Dalton Trevisan
O livro de Praga, de Sérgio Sant’Anna
Amores mínimos, João Anzanello Carrascoza
Cantos do mundo, de Evando Nascimento
POESIA:
Escarpas, de Gastão Cruz
Junco, de Nuno Ramos
Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares
Da arte das armadilhas, de Ana Martins Marques
60 book trailers As 60 obras classificadas para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura na primeira etapa ganharam book trailers criados por alunos da Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Os jovens, que têm entre 16 e 21 anos e são moradores de comunidades do Rio, Belo Horizonte e Salvador, foram desafiados a produzir vídeos de 30 a 45 segundos que traduzissem o universo de cada livro para a linguagem audiovisual.
O resultado, que pode ser conferido no site do prêmio (www.premioportugaltelecom.com.br), é uma coleção inovadora de vídeos que exploram técnicas diversas de produção e animação, como a computação gráfica, o stop-motion, a rotoscopia e o “live action”, com atores reais, e que se aproximam mais da videoarte que da publicidade. O projeto, que envolveu cerca de 30 alunos e seis educadores da Oi Kabum! durante três meses, começou com uma imersão dos jovens nas 60 obras literárias e com workshops de experimentação audiovisual.
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