Paraná está no ranking das 10 melhores universidades privadas do Brasil
Segundo dados do MEC, Universidade Positivo é a 9ª melhor universidade privada do país (IGC) e tem o 2º melhor curso particular de Medicina do país (Enade)
Os dados de Índice Geral de Cursos (IGC), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (18), trouxeram apenas uma instituição paranaense entre as dez melhores universidades privadas do Brasil: a Universidade Positivo (UP). Os resultados divulgados também colocam a instituição, pelo terceiro ano consecutivo, como a melhor universidade privada do Paraná. Com conceito faixa quatro no IGC, a UP teve seis de seus 30 cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ciclo de 2013, que englobou graduações na área de saúde.
De acordo com o reitor da UP, José Pio Martins, o Ministério da Educação (MEC) supervisiona as instituições com o olhar sobre três pontas: estrutura física, projeto pedagógico e corpo docente. “Esses itens são todos muito óbvios, mas merecem toda nossa atenção. É importante nos atermos aos detalhes”, diz. Ele destaca a constante busca da Universidade pelos melhores profissionais de mercado e as ferramentas oferecidas para que o desempenho em sala de aula seja o melhor. “Mesmo que se contrate os médicos de maior destaque, não quer dizer que sejam os melhores professores. E a questão é: como se tornar um bom professor? Aí vem a capacitação em termos docentes”, afirma.
Outro ponto levantado pelo reitor é o ensino além dos limites da sala de aula. “Na formação universitária, a prática faz toda a diferença – e ela se faz no laboratório, em todos os cursos. O desafio das instituições de ensino não está apenas em construir a infraestrutura adequada, mas também em mantê-la atualizada. Buscar a excelência no limite de nossas forças é o princípio da Universidade Positivo”, revela Pio Martins. A UP conta hoje com mais de 200 laboratórios, sendo 193 só no campus Ecoville.
Entre as universidades privadas, os cursos de Medicina e Fisioterapia da UP entraram para o ranking dos 10 melhores de todo o Brasil, no levantamento do Enade – em segundo e nono, respectivamente. O curso de Medicina conquistou ainda a oitava colocação nacional entre todas as instituições avaliadas – públicas e privadas. Para Pio Martins, o projeto pedagógico, o corpo docente e a gestão acadêmica muito rígida são os grandes responsáveis pela qualificação do curso de Medicina da UP como o melhor de Curitiba e um dos melhores do Brasil. Ele exemplifica: “Os estudantes ficam na universidade, por conta do curso, de manhã, à tarde e à noite. Somos rigorosos mesmo, para que os alunos tenham o melhor aproveitamento possível”, revela. Enquanto o mínimo exigido em legislação é de 7,2 mil horas/aula para o curso de Medicina, a UP oferece 8,18 – quase mil horas/aula a mais.
Segundo o coordenador da graduação em Medicina da Universidade Positivo, Ipojucan Calixto Fraiz, o curso trabalha em duas vertentes: o avanço tecnológico e científico incorporado ao ensino, para que os formandos possam estar prontos para o exercício da boa prática médica, e a recuperação do humanismo da profissão, para que o exercício profissional se dê ancorado nas necessidades das pessoas. Entre os diferenciais da UP, ele destaca os dois anos de internato, o incentivo à pesquisa científica, a inserção no sistema de saúde desde a primeira série e estruturas inovadoras, como o Laboratório Morfofuncional e o Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação.
O reitor da UP destaca ainda a classificação, no Enade, dos cursos de Odontologia – o melhor de Curitiba e o segundo melhor do Paraná, entre as universidades privadas – e Enfermagem, que foi classificado como o melhor de Curitiba, entre todas as instituições de ensino, e o melhor do Estado, entre as privadas.
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.
Universidade Positivo – principais resultados
Segundo o IGC:
Melhor universidade privada do Paraná
9º melhor universidade privada do Brasil
Segundo o Enade:
Medicina:
2º melhor curso do Brasil entre as universidades privadas
8º melhor curso do Brasil entre universidades públicas e privadas
Melhor curso do Sul do Brasil entre as universidades privadas
Enfermagem:
Melhor curso do Paraná entre as universidades privadas
Melhor curso de Curitiba entre universidades públicas e privadas
3º melhor curso do Sul do Brasil entre as universidades privadas
Fisioterapia:
Melhor curso do Paraná entre as universidades privadas
2º melhor curso do Sul do Brasil entre as universidades privadas
9º melhor curso do Brasil entre as universidades privadas
Odontologia:
Melhor curso de Curitiba entre as universidades privadas
2º melhor curso do Paraná entre as universidades privadas
Deixe um comentário