Orquestra Sinfônica Municipal de Paraty fará show de abertura do 12º Bourbon Festival na cidade histórica

O jazz e o erudito se unem na abertura do Festival, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio, trazendo, como sempre, boa música e muita festa nas ruas de Paraty

Divulgação

Um dos eventos mais importantes e animados do calendário cultural e turístico do Estado do Rio e da cidade de Paraty, o Bourbon Festival Paraty está de volta, depois de uma pausa de dois anos, motivada pela pandemia.

Para celebrar a retomada das atividades, o show de abertura do Festival, que neste ano acontece de 20 a 22 de maio, terá como atração a Orquestra Sinfônica Municipal de Paraty, em uma mescla inédita entre o jazz, o popular e o erudito. Sob a batuta do maestro Weslem Daniel, musicista desde os 9 anos, a Orquestra conta com centenas de jovens aprendizes e músicos de 60 bairros da cidade.

A criação e implementação da Orquestra reúne os setores público e privado, com o apoio do prefeito Luciano Vidal. Sandi Adamiu, do Sandi Hotel, coordenou a aquisição dos instrumentos e é o primeiro presidente da Associação Amigos da Orquestra Sinfônica Municipal de Paraty, recém-criada, para garantir a manutenção e perenidade do projeto musical. “A intenção é fomentar a cultura local, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e jovens de Paraty, diz Sandi.

De Chiquinha Gonzaga a Frank Sinatra

“É um privilégio para os jovens músicos de Paraty poder tocar em um festival tão importante em sua própria cidade”, diz o maestro Weslem Daniel. O regente conta que, diante do convite do Festival, o grande desafio foi escolher o repertório, para transitar entre o erudito e o popular. “Estávamos ensaiando Danúbio Azul, de repente mudamos para Garota de Ipanema”, diz ele. 

O concerto de abertura promete boas surpresas. “Vamos iniciar com uma música latina, que vai chamar a atenção do público, partindo para clássicos da música brasileira, com Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim e Tim Maia, e também de Sinatra, como Fly Me To The Moon”, adianta o maestro.

Para Edgard Radesca, fundador da casa de espetáculos Bourbon Street e do Bourbon Festival Paraty, o concerto de abertura também é uma maneira de celebrar o projeto e prestigiar a música dos jovens da cidade. “Vai ser o primeiro som do Festival!”, comemora ele. “Nos dá muito prazer abrir esse espaço, para uma plateia grande, que vai trazer a visibilidade que a Orquestra merece”, diz Radesca.

Entre os grandes nomes já confirmados para este ano, o Bourbon Festival Paraty terá John Pizzarelli e João Bosco. O Festival chega a sua 12ª edição trazendo, como sempre, o formato consagrado de apresentações gratuitas espalhadas pelo Centro Histórico de Paraty e o clima de festa que transborda pelas ruas de pedra da cidade histórica fluminense.

Enviado por Amelia Whitaker / Visar Planejamento

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*