Orquestra Sinfônica do Paraná faz nova apresentação neste fim de semana no Guaíra
Concerto terá apresentação de dois virtuoses, como são chamados solistas considerados estrelas, em 20 de agosto
Com a presença de dois virtuoses, como são chamados solistas de referência considerados estrelas, a Orquestra Sinfônica do Paraná faz uma nova apresentação no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, conhecido como Guairão, neste domingo (20), às 10h30. O concerto terá regência do diretor musical e regente titular Roberto Tibiriçá, e conta com a presença do violinista italiano Giuseppe Gibboni e do pianista brasileiro Aleyson Scopel.
Serão apresentadas as obras “O barbeiro de Sevilha: abertura”, de Gioacchino Rossini, Concerto para violino nº 2 “La Campanella”, de Niccolò Paganini e Concerto para piano, de Edvard Grieg.
“Nós teremos uma apresentação com dois jovens e maravilhosos solistas para este concerto, por isso o título ficou ‘Dois Virtuoses’. Um deles é o violinista Giuseppe, que está passando por Curitiba e aproveitamos o momento. Ele vai tocar o número 2 de Paganini, La Campanella. O outro convidado é o brasileiro Scopel, que vai tocar um dos concertos mais lindos do repertório pianístico, que é o concerto para piano em lá menor. Será muito bonito e muito interessante”, frisa o maestro Tibiriçá.
Os ingressos estão à venda com os valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Eles podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Guaíra ou pela internet, na plataforma DeuBalada.com: https://deubalada.com/evento/81/ORQUESTRA_SINFONICA_DO_PARAN.
Virtuoses: conheça os convidados
Giuseppe Giboni é violinista italiano e considerado um dos principais talentos desta geração, além de membro da SY-YO Music Society Foundation de Nova York. Ele é vencedor de vários concursos, sendo um dos mais recentes o 36º Valsesia International Music Competition. Em 2012, se apresentou ao vivo na televisão durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, na presença do Papa XVI. Giuseppe toca violino Giovanni Francesco Pressenda, Torino 1827.
Aleyson Scopel é pianista e é destaque no cenário musical brasileiro, sendo detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro. Ele toca regularmente como solista de grandes orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre e Amazonas Filarmônica. Além disso, coleciona apresentações importantes também no exterior, como no Carnegie Hall (Nova Iorque), Steinway Hall (Londres), Palau de la música catalana (Barcelona) e Conservatório de Atenas (Grécia).
O concerto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Festival Mia Cara e Unicultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagás e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.
Serviço
Data: 20 de agosto de 2023 (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Maestro: Roberto Tibiriçá
Solistas: Giuseppe Gibboni (violino) e Aleyson Scopel (piano)
Tempo de duração: aproximadamente uma hora e trinta minutos
Programação:
Rossini – O barbeiro de Sevilha: abertura;
Paganini – Concerto no. 2 para violino e orquestra;
Grieg – Concerto para piano e orquestra.
Classificação: 7 anos
Sobre a OSP – Fundada no ano de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo Estadual. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, tem uma intensa agenda, tanto na capital, como no interior, a preços acessíveis. Em 38 anos de história, a Orquestra já tocou com mais de 50 maestros e estima-se ter alcançado um milhão de pessoas. Além do repertório clássico de orquestra, já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012, traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra. No arquivo musical, possui em torno de mil obras catalogadas de compositores paranaenses, brasileiros e internacionais.
Deixe um comentário