Orquestra Sinfônica do Paraná faz nova apresentação neste fim de semana no Guaíra

Concerto terá apresentação de dois virtuoses, como são chamados solistas considerados estrelas, em 20 de agosto

Concerto terá apresentação de dois virtuoses, como são chamados solistas considerados estrelas, em 20 de agosto. Divulgação/Maringas Maciel

Com a presença de dois virtuoses, como são chamados solistas de referência considerados estrelas, a Orquestra Sinfônica do Paraná faz uma nova apresentação no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, conhecido como Guairão, neste domingo (20), às 10h30. O concerto terá regência do diretor musical e regente titular Roberto Tibiriçá, e conta com a presença do violinista italiano Giuseppe Gibboni e do pianista brasileiro Aleyson Scopel.

Serão apresentadas as obras “O barbeiro de Sevilha: abertura”, de Gioacchino Rossini, Concerto para violino nº 2 “La Campanella”, de Niccolò Paganini e Concerto para piano, de Edvard Grieg.

“Nós teremos uma apresentação com dois jovens e maravilhosos solistas para este concerto, por isso o título ficou ‘Dois Virtuoses’. Um deles é o violinista Giuseppe, que está passando por Curitiba e aproveitamos o momento. Ele vai tocar o número 2 de Paganini, La Campanella. O outro convidado é o brasileiro Scopel, que vai tocar um dos concertos mais lindos do repertório pianístico, que é o concerto para piano em lá menor. Será muito bonito e muito interessante”, frisa o maestro Tibiriçá.

Os ingressos estão à venda com os valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Eles podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Guaíra ou pela internet, na plataforma DeuBalada.com: https://deubalada.com/evento/81/ORQUESTRA_SINFONICA_DO_PARAN.

Virtuoses: conheça os convidados

Giuseppe Giboni é violinista italiano e considerado um dos principais talentos desta geração, além de membro da SY-YO Music Society Foundation de Nova York. Ele é vencedor de vários concursos, sendo um dos mais recentes o 36º Valsesia International Music Competition. Em 2012, se apresentou ao vivo na televisão durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, na presença do Papa XVI. Giuseppe toca violino Giovanni Francesco Pressenda, Torino 1827.

Aleyson Scopel é pianista e é destaque no cenário musical brasileiro, sendo detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro. Ele toca regularmente como solista de grandes orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre e Amazonas Filarmônica. Além disso, coleciona apresentações importantes também no exterior, como no Carnegie Hall (Nova Iorque), Steinway Hall (Londres), Palau de la música catalana (Barcelona) e Conservatório de Atenas (Grécia).

O concerto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Festival Mia Cara e Unicultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagás e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.

Serviço

Data: 20 de agosto de 2023 (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

Maestro: Roberto Tibiriçá

Solistas: Giuseppe Gibboni (violino) e Aleyson Scopel (piano)

Tempo de duração: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Programação:

Rossini – O barbeiro de Sevilha: abertura;

Paganini – Concerto no. 2 para violino e orquestra;

Grieg – Concerto para piano e orquestra.

Classificação: 7 anos

Sobre a OSP – Fundada no ano de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo Estadual. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, tem uma intensa agenda, tanto na capital, como no interior, a preços acessíveis. Em 38 anos de história, a Orquestra já tocou com mais de 50 maestros e estima-se ter alcançado um milhão de pessoas. Além do repertório clássico de orquestra, já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012, traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra. No arquivo musical, possui em torno de mil obras catalogadas de compositores paranaenses, brasileiros e internacionais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*