Ônibus recebem bordados gigantes em obra da Bienal Internacional de Curitiba

“Casulos”, da artista Regina Silveira
Crédito: Rodrigo Cardoso

 

Projeto “Casulos”, da artista Regina Silveira, faz arte circular pela cidade

 

Os ônibus de Curitiba se transformaram em verdadeiras obras de arte. Isso porque Regina Silveira, uma das artistas da Bienal Internacional de Curitiba 2013, revestiu alguns veículos do transporte público com bordados gigantes. O projeto “Casulos”, em circulação pelo trânsito da cidade, interage com pedestres, ciclistas e motoristas, levando arte literalmente para as ruas.

 

A intervenção pretende modificar temporariamente os modos de perceber e experimentar os veículos que são de uso comum da população. “Como uma empresa que acredita e investe na cultura como instrumento de desenvolvimento e transformação das pessoas, é um orgulho vermos os ônibus da marca inspirando e disseminando arte à população”, afirma a responsável por projetos institucionais da Volvo, Anaelse Oliveira.

 

A obra está circulando em ônibus biarticulados da linha Santa Cândida – Capão Raso, Circular Centro e na Estação Tubo Museu Oscar Niemeyer. Na proposta, a artista retoma um de seus temas recorrentes, o do bordado, meio de expressão habitualmente considerado “feminino” e que a artista, num movimento contrário à tendência politicamente correta, reivindica exatamente como “arte de mulher”. Inclui, no entanto, novos aspectos. À primeira vista, a obra causa uma sensação de surpresa, inserindo algo visualmente delicado em grandes veículos da paisagem urbana.

 

Regina Silveira já realizou obras nas ruas de Madrid (Espanha), Taipei (Taiwan), Montreal (Canadá) entre outras cidades do mundo. Suas exposições já passaram pelo Guggenheim Museum (Nova York, Estados Unidos), Bienal de São Paulo, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires, Argentina), Ottawa Art Gallery (Canadá), Triennale-Índia, Fundación Juan Miró (Barcelona, Espanha) e Bienal de Tóquio (Japão).

 

Sobre a Volvo

A Volvo é uma das principais empresas do setor de transporte no Brasil. A companhia tem duas plantas fabris no país, uma em Curitiba, cidade sede do Grupo Volvo na América Latina, onde produz caminhões e ônibus, e uma em Pederneiras, onde são produzidos equipamentos de construção e mineração.

Dentro de sua política de responsabilidade social, Volvo desenvolve uma série de atividades e programas educacionais, sociais e culturais. A empresa é uma das principais apoiadoras da Cultura no país e, mais uma vez, apoia a Bienal Internacional de Curitiba.

 

Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

 

Bienal Internacional de Curitiba 2013
Data:
até 1º de dezembro
Local: Curitiba ? PR
Redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube
Informações:
www.bienaldecuritiba.com.br

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*