O processo de aprendizagem de um segundo idioma na educação infantil
O interesse por novas aprendizagens é constante nos primeiros anos de vida. O mundo é cheio de cores e vida e a criança em sua fase de maior formação de sinapses está pronta para dar início à sua jornada na vida, onde o processo de desenvolvimento cognitivo está a todo vapor desde os primeiros dias de vida.
O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951), em uma de suas frases mais célebres diz que, “os limites da sua linguagem são os limites do seu mundo.” Em 1922 essa frase já fazia todo o sentido, e nos dias de hoje ela é mais perceptível ainda, avalizada por diversos especialistas e diversas pesquisas.
Sabe-se que as palavras que temos à nossa disposição afetam diretamente a maneira como enxergamos o mundo e como nos relacionamos uns com os outros. Mas pesquisas recentes mostram que ser bilíngue pode ir muito além da comunicação e ter um efeito ainda mais profundo sobre o cérebro, melhorando as habilidades cognitivas não relacionadas à linguagem e até prevenindo doenças.
De acordo com JEAN PIAGET (1896 – 1980), as diferentes atividades da mente humana (memória, percepção, imagem mental, raciocínio, entre outras), surgem através da interação da pessoa com o meio. Sendo assim, transformar o meio para a educação e aprendizagem da língua inglesa como um segundo idioma de forma natural se torna imprescindível desde a educação infantil.
Na escola Evolutiva o bilinguismo está presente desde o berçário de forma natural através de brincadeiras e atividades que tem como objetivo a educação e o desenvolvimento da criança, usando o Inglês como meio preparando-a para um futuro promissor.
Miguel A. Guterres
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