Nota de Pesar: Marina Colasanti

Foto: Reprodução/Global Editora

Escritora se tornou a 10ª mulher a conquistar o Prêmio Machado de Assis, honraria concedida pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra

É com imenso pesar que o Ministério da Cultura (MinC) recebe a notícia do falecimento da escritora, ilustradora e jornalista, Marina Colasanti, ocorrido nesta terça-feira (28), no Rio de Janeiro, aos 87 anos.

Autora de mais de 70 obras para crianças e adultos, Marina Colasanti construiu uma trajetória diversificada na literatura brasileira, sendo reconhecida por sua sensibilidade e inovação. Em 2023, se tornou a 10ª mulher a conquistar o Prêmio Machado de Assis, honraria concedida pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra.

Nascida em 1937, na cidade de Asmara, Eritreia, Marina viveu em diferentes países até chegar ao Brasil em 1948, em meio às dificuldades da Europa no pós-guerra. Aqui, fixou residência no Rio de Janeiro, onde desenvolveu uma carreira multifacetada. Além de escritora consagrada, Marina também atuou como jornalista em veículos como Jornal do Brasil e Editora Abril, sendo referência em crônicas, colunas e textos que abordaram temas essenciais como arte, cidadania, feminismo e amor.

Seus livros, que incluem poesia, contos e literatura infantojuvenil, também foram marcados por sua própria arte como ilustradora, ampliando o alcance e a beleza de suas narrativas. Obras como Uma Ideia Toda Azul, Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento e Hora de Alimentar Serpentes são apenas alguns exemplos de sua rica produção literária.

O Ministério da Cultura manifesta sua solidariedade à família, amigos e toda a comunidade cultural, que hoje se despede de uma grande escritora.
 



 Assessoria de Imprensa MinC
 Sheila de Oliveira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*