Nasce um festival: Curitiba recebe primeira edição do #ContémDança – Festival de Dança Contemporânea

Programação é gratuita e é possível garantir ingressos e inscrições pela plataforma Sympla

Cena do espetáculo GRAÇA – uma economia da encarnação, do grupo Giradança (RN) Foto_ Brunno Martins

A capital paranaense tem um novo festival artístico. É o #ContémDança – Festival de Dança Contemporânea de Curitiba, que será realizado de 10 a 15 de outubro com atrações na Casa Quatro Ventos, na Casa Hoffmann, na Cinemateca e também em espaços públicos como a Praça Rui Barbosa e o Parque Barigui. O evento oferece uma programação com apresentações, exibições de filmes, oficinas, residência artística e até um programa de auditório que receberá artistas da programação e que poderá ser visto da plateia ou ao vivo pela internet.

“É um festival que faltava na calendário cultural de Curitiba, já acostumada a grandes eventos artísticos. E a procura pelas atrações já nos primeiros dias de divulgação mostra que a cidade tem público para isso”, diz Eduardo Simões, diretor artístico e idealizador do Festival. O evento é produzido por Wellington Guitti, Cacá Bordini, Renata Zunino e Jaciara’Rocha. O projeto conta com o apoio da Copel e é realizado através do Profice, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná.

A curadoria ficou a cargo de Cândida Monte e Sonia Sobral, artistas e gestoras de projetos artísticos. “Ao eleger posições não hegemônicas, resistências, e corpos que não reagem – mas agem, vislumbramos uma perspectiva crítica sobre a sociedade e a necessidade de elaborar coletivamente outra sociabilidade”, comentam elas sobre o trabalho curatorial.

ARTISTAS

WKLnOAtWREdE9H0BqrqWMgo-SJjna8iKSMwuulKQe1WJxLgOXb1s2oQ5yX0NmtXe1oPHGfg0RygbU_Ga0h8j496WEntU44qcJ2H5Q2O9_nUmRPXAOLkHf-4G_g6AKKZjlsHQv_blLKflCCEXZ3uzJ6CErigH_oIe25IiFe5Qg_iGy207Q3I5EaqHMw-IzZL6KCh8Qw

Cena do filme “Serenatas Dançadas”, de Soraya Portela que também participa de conversa com o público e ministra oficina para mulheres com sessenta anos ou mais (Foto: Tássia Araújo)

O evento recebe artistas de várias partes do país. De Parnaíba, no Piauí, vem Fernanda Silva para apresentar dois trabalhos solos. Também do Piauí vem Soraya Portela e Dona Lara Luz para a exibição de um documentário que retrata senhoras dançarinas de Teresina. Ambas ainda participam de uma conversa após a exibição do filme e ministram uma oficina voltada para mulheres com sessenta anos ou mais. Também do nordeste brasileiro vem o coletivo Giradança, do Rio Grande do Norte.

O Festival também exibirá o filme “E MAR ANHA DO”, de onze performers, entre eles Pol Pi, brasileiro residente na França que participa online de uma conversa sobre o filme. Já de São Paulo vem as artistas Maria Eugenia Tita com um trabalho infantil; Bia Sano com um solo inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922; e Eduardo Fukushima que apresenta uma conferência performance e ainda ministra uma oficina com técnicas de respiração e criação em dança. De Florianópolis, em Santa Catarina, vem o artista e crítico de arte Anderson do Carmo, que ministra uma oficina para “dançar a palavra, escrever o gesto e falar do que não tem nome”. 

O Festival também abre espaço para artistas de Curitiba, como Lívea Castro e Moisés Batista que estão em cena do espetáculo de rua ADAPTAT; e a artista Rubia Romani, que ministra a residência “Jardim das Delícias”, com práticas orgásticas relacionadas à criação artística.

ENCONTROS

VDui751k3LuILIq0aK0N0MAMEZLQJ3ChD4O9AZweM6svfwnFYHr-noK0iBCAP84YU-XXG3sfqayRUeAJXzcRmz7Hkdm3K6Ul_HrIx5Q_95w6ZwNN-6rRFiBKd2mXf28M0ircXZCZv2brBUehzabHxBOTXbAw9cTHBCbE7NvOcLoYQnjLLRXgwpHHW5AIpFkjYqxzpQ

O artista Eduardo Fukushima, que apresenta uma conferência performance e ministra uma oficina com práticas de respiração e criação em dança (Foto: divulgação)

A programação também conta com um programa de auditório chamado “Corpo Alerta”, que satiriza programas sensacionalistas e será apresentado por Dalvinha Brandão e Princesa Ricardo Marinelli. Elas vão entrevistar artistas que compõem a programação do Festival. É possível tanto ver da plateia quanto ao vivo pela internet. Além disso o Festival também propicia o “Café Com As Estrelas”, ambiente de troca afetiva e profissional entre artistas e público durante a semana do evento. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições nas oficinas devem ser feitas até o dia 7 de outubro pelo Sympla. Para as apresentações é possível também reservar ingresso pela plataforma ou retirá-lo no local da apresentação com até uma hora de antecedência.

SERVIÇO

#ContémDança – Festival de Dança Contemporânea de Curitiba

De 10 a 15 de outubro de 2022

Participação gratuita. Garanta seu ingresso ou inscrição pelo Sympla

Programação completa: bit.ly/contemdanca 

Enviado por Vitória Gabarda 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*