Nas férias escolares, as crianças podem se divertir e aprender com o Programa Maritaca

Podcast direcionado para o público infantil está com programas novos e vai realizar o evento Estação Maritaca durante o Carnaval no SESC Belenzinho, em São Paulo

Maritaca
Crédito: Divulgação

O que fazer com as crianças durante as férias? Seja em casa ou durante um passeio ou viagem, uma opção diferenciada é ouvir o podcast Maritaca, direcionado para o público infantil. Apresenta contações de histórias, músicas, brincadeiras, dicas de livros, entre outros atrativos para divertir e educar. Maritaca valoriza um entretenimento de qualidade, que respeita a infância e não subestima a inteligência dos pequenos.

 

São mais de 40 programas disponíveis, cada um com um tema. Uma série de sete novos programas começou a ser produzida neste período de férias, sendo que os dois primeiros já estão no ar. Até março, todos estarão à disposição, podendo ser acessados no site www.programamaritaca.com.br ou no aplicativo do Maritaca, disponível gratuitamente para Android e iOS.

 

Com o celular nas mãos, as crianças podem ouvir os programas onde quer que estejam: em casa, no carro, ou até em uma viagem de avião. “No aplicativo, existe um recurso bastante útil de salvar os programas favoritos, assim a criança pode ouvir quantas vezes quiser sem usar a internet”, recomenda a multiartista Mariana Piza, idealizadora e apresentadora do Maritaca, atuando como a personagem Maritoca. “Por ser um podcast, o Maritaca valoriza os recursos sonoros, estimulando a imaginação. A família pode ouvir junto, contribuindo com a diversão e com o aprendizado de todos”, afirma.

 

Crianças e pais contam suas histórias

Os programas sempre têm participação de crianças. “Elas contribuem, completam e enriquecem as narrativas”, comenta Mariana Piza. Elas podem gravar áudios contando histórias ou cantando músicas e enviar para o programa. Os adultos também podem participar na seção “Quando eu era pequeno”, falando de episódios de suas infâncias. Em um dos programas mais recentes, chamado “Mensagem”, o pai da Maritoca conta como era o telefone quando ele era criança, por exemplo.

 

Desde seu surgimento, o Maritaca dedica cada programa a um determinado tema. Nos mais recentes, “Diferente” (lançado em dezembro) mostra para as crianças como as pessoas podem ser diversas, cada uma com suas diferenças que as tornam únicas. Já “Mensagem” (que foi ao ar em janeiro deste ano) fala das formas de comunicação, das mais antigas até as recentes. Entre os programas mais ouvidos estão “Medo”, “Cocô e Xixi” e “Dente por Dente”, com histórias que ajudam os pequenos a lidar com os temas abordados.

 

Estação Maritaca no Carnaval

Quem estiver em São Paulo durante a maior festa do Brasil, poderá levar seus filhos para participar da Estação Maritaca, que será realizada de 22 a 25 de fevereiro (de sábado a terça-feira de Carnaval), das 11h30 às 17h30 no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Belenzinho.

 

No local estará montada uma instalação para vivência de rádio, podcast e discotecagem. Estarão disponíveis programas Maritaca para serem ouvidos através de fones de ouvido; cabines de gravação para as crianças e adultos deixarem depoimentos para os programas, contarem histórias e cantarem músicas; livros infantis; espaço para desenhar e uma cabine de DJ para as crianças brincarem e experimentarem uma pick-up lúdica. O evento é gratuito e o Sesc fica na Rua Padre Adelino, 1000, no bairro Belenzinho (São Paulo, SP).

 

Maritaca surgiu em 2016. No mesmo ano recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Melhor Produção de Entretenimento em Rádio. Recentemente, foi apontado por uma conceituada pesquisadora da área de Educação como uma maneira de desenvolver o interesse pela leitura e abrir passagem para a alfabetização. “Contar ou ouvir histórias desenvolve a memória discursiva afetiva da criança”, afirma Idmea Semeghini-Siqueira, Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. “Essa atividade, que propicia a constituição de letramento (literacia) emergente, lúdico e original, fará com que a criança se aproxime da história e depois dos livros e da leitura individual, abrindo caminho para a alfabetização”, completa.

 

Os sete novos programas são realizados com patrocínio da transportadora Garbuio por meio do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Para que o Maritaca possa continuar sempre com programas novos, está em andamento uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) em que os interessados podem contribuir com valores mensais para assim assegurar a produção dos programas. São vários valores, com recompensas diversas. Para conferir, basta acessar www.catarse.me/maritaca.

 

 

Serviço:

website:

www.programamaritaca.com.br

 

Maritaca nas redes sociais:

www.youtube.com/programamaritaca

www.facebook.com/programamaritaca

www.instagram.com/programamaritaca/

App gratuito nas lojas de aplicativos:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodbarber.maritaca

iOS (Apple): https://itunes.apple.com/br/app/maritaca/id1315648851?mt=8&uo=4

 

Campanha de financiamento coletivo (crowfunding)

www.catarse.me/maritaca

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*