MÚSICA DE CÂMARA

Imagem / Divulgação

Duo Eberhardt e Llerena
18 de Outubro
às 20h
Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379. Centro)
ENTRADA FRANCA
            O Projeto Música de Câmara, realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Paraná, apresenta uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira. A música do Brasil, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto, bem como os seus compositores.

Comprometido com a temática de apresentar, exclusivamente, obras de compositores brasileiros, o desenvolvimento do Projeto Música de Câmara prevê dois momentos de integração com a comunidade. Além dos concertos proporcionados ao público em geral, que estreita a relação entre desenvolvimento musical e desenvolvimento intelectual, são realizados concertos didáticos para escolas agendadas, aproximando a música brasileira das crianças e adolescentes. A somatória desses dois momentos contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de platéia. Vale ainda ressaltar que a opção de desenvolvimento de um projeto musical camerístico, visa o incentivo de novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, pois as apresentações acontecem em caráter intimista, essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Sobre o Grupo

 

 

Rosenete e Marcus se conhecem desde o final de 2003, quando se apresentaram pela primeira vez, cantando músicas do folclore alemão na tradicional Festa das Flores de Joinville. Formação seresteira por excelência, o duo vem realizando intensa pesquisa de repertório que inclui transcrições da música clássica universal, como músicas originais escritas para a formação. A primeira pesquisa culminou em 2005 com o CD “Germânia”, em homenagem aos 180 anos da Imigração Alemã no Brasil. Como concertistas participam de importantes séries de concertos no Brasil, em 2006, realizaram a primeira turnê por cinco países da Europa.

Com vários CD`s gravados, todos dedicados a registrar o vasto repertório tanto em duo ou solos de violão; já casados intensificaram a produção lançando os mais diversos títulos que vão desde a música infantil até “Canções, Modinhas e Serestas de Villa Lobos”.

Em 2007, segunda turnê do Duo pela Europa, ministram Master Classes em Tergnier e Vervin, na França e participaram da gravação do CD ao vivo “Guitares em Picardie”. Em 2008 pelo SESC realizam o projeto “Sonora Brasil” com 76 concertos no Brasil, com repertório dedicado a H. Villa Lobos com transcrições inéditas que constam no CD gravado em 2011.

Em 2009 participaram da homenagem à ilustre violonista espanhola Rocio Herrero que ocorreu na prestigiosa sala de concertos Ateneo de Madrid. Em 2011, o Duo realizou turnê de 11 recitais por Santa Catarina, sob o tema “Música da Renascença ao Contemporâneo” ainda em 2011 participaram dos “Encontros Musicais em Joinville” quando deram em primeira audição mundial junto a outros músicos de renome, as peças Altiplano e Imigrantes do compositor Arthur Verocai.

                                                                                      Os Músicos

Rosenete Eberhardt, cantora e pianista, pedagoga e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, realizou seus estudos formais de música em Joinville – SC. Teve cursos de aperfeiçoamento com vários mestres de renome como Carol McDavit, Jacques Klein, Eudóxia de Barros, Osvaldo Lacerda, Ernani Aguiar, entre outros.

Desde 1978 trabalha na formação de corais em Joinville. De 2000 a 2003 trabalhou na Escola do teatro Bolshoi do Brasil como professora e pianista acompanhante. Em 2003 foi contemplada com o prêmio “Mérito Universitário Catarinense,” com uma viagem de estudos para Espanha e Portugal.

Como solista, se apresentou no Brasil, em festivais de música, e em importantes salas e séries de concertos do país desde 2004.   No exterior de 2006 a 2010, além de Master Classes de canto realizados em Festivais de música de Ternier e Vervins, apresentou-se em recitais, na Sala Lúcio Costa em Paris,  Église Saint-Pierre em Chartres, na França;  Na Casa do Brasil e no Ateneo de Madrid, na TV Esperanza em Barcelona;  em Langenhagen em Leer na Alemanha, Universität für Musik em Vienna, Embaixada Brasileira em Haia, Sala Ice Breacker em Amsterdam e Consulado Brasileiro em Bruxelas acompanhada do violonista Marcus LLerena.

Tem nove CD`s gravados:“Germânia”(2005) “Weinachtszeit-Tempo de Natal”, “Entrei na Roda” (2007) , “Noite e Sonhos” e “Hinos Sagrados” (2008) ,“Estação Planeta” e Sons de Paz (2009) e  “Serenata  Brasileira” (2010),  Canções Serestas e Modinhas de Heitor Villa Lobos para Canto e Violão (2011).

Em 2008 realizou o projeto, “SONORA BRASIL” pelo SESC com 76 concertos em 19 estados brasileiros, com o violonista Marcus Llerena, com o tema: Canções, Serestas e Modinhas de H. Villa Lobos. Desenvolve projetos com o grupo vocal Vozes do Rio e com o Coral Babado de Saia.

 

 

Marcus Llerena iniciou seus estudos de violão com Norberto Macedo em 1971 no RJ. Estudou com D. Áureo e Rocio Herrero na Espanha, Oscar Cáceres na França e em 1982, teve o privilégio de tocar para Andrés Segóvia em Nova Iorque.  Em seu currículo, constam importantes prêmios em concursos realizados no país. No exterior, conquistou os primeiros prêmios no Conservatório de Madrid, Sablé sur Sarthe e o prêmio Prèsence de la Musique, pela Fundação Yehudi Menuhin na França. Durante os oito anos, lecionou violão e música de câmera nos conservatórios de St. Leu d`Esserent, St. Maximim e Avilly St. Leonard na França.

Já se apresentou de norte a sul do país, tanto em recitais solo, como na música de câmara, em prestigiosas salas de concerto. Com orquestra já solou sob a regência de I.Karabtchevsky, E.Mahle, S. Blech, L. Halegua, J.Medaglia, D.Bortholossi, e foi professor convidado em vários festivais de música do país.

Desde 1991, realiza turnês na Europa. A revista inglesa “Classical Guitar” o aponta como um dos violonistas brasileiros mais representativos da atualidade. Em 2002 fez turnê pela China. Em 2006 a 2010 realizou com a soprano Rosenete Eberhardt, uma série de concertos em cinco países da Europa.

Possui 13 CD`s gravados. Em 2008, com a soprano Rosenete Eberhardt participou do projeto SONORA BRASIL do SESC, realizando 76 concertos, em 19 estados brasileiros, dedicado inteiramente à obra de Villa Lobos.

       Em 2009 apresentou-se no Ateneo de Madrid, em homenagem à Rocio Herrero.   É fundador, arranjador e regente da Orquestra de Violões 6/8 de Joinville, projeto aprovado pela lei de incentivo as artes em Joinville (mecenato) de 2008, além de realizar outros projetos por lei de incentivo Municipal e Estadual.

 

 

Programa

 

Neste projeto o Duo apresenta uma antologia da música brasileira composta a partir do final do séc.XIX até nossos dias; uma pesquisa histórica revela pouco a pouco as importantes células musicais que deram origem à atual forma da Música Popular Brasileira através dos tempos.

O ouvinte percebe com curiosidade a transição estabelecida entre o singelo do antigo e a complexidade do moderno, não perdendo com isso o fio condutor que une a primeira música à última como um colar de contas, demonstrando uma variedade musical rica em melodias e harmonias genuinamente brasileiras.

Músicas para canto e violão – Duo Eberhardt/Llerena

__________________________
Lysiane Baldo Técnica de Atividades – Cultura SESC Cascavel – (45) 3225 3828 lysianebaldo@sescpr.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*