Museu Oscar Niemeyer inaugura mostra da artista britânica Cecily Brown
Se o paraíso fosse assim tão bom abre no dia 21 de julho e fica em cartaz até 4 de novembro. Destaque na pintura contemporânea, artista especula sobre o paraíso em suas obras
O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura no dia 21 de julho, sábado, às 14 de horas, a mostra Se o paraíso fosse assim tão bom, da artista britânica Cecily Brown um dos nomes de maior destaque na pintura contemporânea mundial.
A exposição reúne um conjunto de obras que especula sobre a ideia de paraíso. Para isso, traça diálogos com a história da arte, em contato com artistas tão diversos quanto Hieronymus Bosch, Michelangelo Buonarroti, Jan Brueghel e Peter Paul Rubens.
A mostra apresenta pinturas repletas de cor e movimento; faces animais e humanas que espreitam os espectadores por entre véus de cor; figuras que exploram o espaço pictórico e recusam-se à imobilização e fixação. Tudo está movimento. Os trabalhos apresentam-se no meio da narrativa, transpirando um dinamismo que desafia a natureza estática da pintura. Eles revelam e escondem na mesma medida, solicitando ao espectador que olhe de novo e de novo.
O curador Paulo Miyada analisa. É difícil precisar se os paraísos de Cecily Brown seriam, afinal, mais ou menos toleráveis do que as versões idílicas que os precederam. Seus aspectos associáveis ao inferno (dinamismo, choque e confusão) seriam talvez bem-vindos para os cidadãos do presente, tão apaixonados pelo espetáculo de gratuidade e destruição que desfila nas velhas e nas novas mídias dia após dia, minuto a minuto.
Sobre a artista
Cecily Brown nasceu em Londres em 1969. Seu trabalho figura em coleções públicas como: Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York; Whitney Museum of American Art, Nova York; MFA, Boston; Tate Gallery, Londres; Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington, D.C.; e National Gallery of Art, Washington, D.C.. As suas principais exposições individuais incluem mostras em museus como Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington, D.C. (2002); MACRO, Roma (2003); Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri (2004); Museum of Modern Art, Oxford (2005); Kunsthalle Mannheim (200506); Des Moines Art Center, Iowa (2006); Museum of Fine Arts, Boston (200607); Deichtorhallen, Hamburgo (2009); Kestner Gesellschaft, Hanôver (2010, itinerante para GEM, Museum of Contemporary Art, Haia); e Galleria dArte Moderna e Contemporanea, Turim (2014). A artista também realizou inúmeras exposições individuais em galerias, incluindo: Gagosian Gallery, Maccarone Gallery, Victoria Miro, CFA, Kukje Gallery, entre outras. Cecily Brown vive e trabalha em Nova York.
A mostra fica em cartaz até dia 4 de novembro de 2018. Os visitantes podem visitar a exposição de terça a domingo, das 10h às 18h. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.
Serviço:
Se o paraíso fosse assim tão bom Cecily Brown
Data: 21 de julho a 4 de novembro de 2018
Local: Sala 1
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h acesso até 17h30
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico
41 3350 4400
Deixe um comentário