Museu Oscar Niemeyer abre programa de permanência para 2017

O Permanência no MON é destinado a professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

MON
Crédito: Carlos Renato Fernandes

 

No dia 29 de março, quarta-feira, o Museu Oscar Niemeyer (MON) dá início ao programa Permanência no MON de 2017, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME) e o museu. A abertura terá visitas mediadas à exposição “História do Acervo MON: em aberto” na parte da manhã e à tarde. Não são necessárias inscrições prévias.

 

As mediações serão conduzidas pela professora Karoline Barreto, doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e colaboradora em História da Arte na UNESPAR/EMBAP. Já o artista visual Marcelo Conrado, que possui obra na exposição “História do Acervo MON: em aberto”, comenta sobre o seu processo de criação. As visitas ocorrem das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30.

 

Sobre a mediação

A professora Karoline Barreto irá comentar sobre a importância do momento expositivo e explicar de onde vem essa necessidade de expor, a começar pelo ato de colecionar. Depois, abordará a constituição de acervos e como se formaram os três que deram origem ao acervo do MON. Por último, falará sobre como, a cada mostra do acervo, se renova o discurso, e de que forma as exposições se tornam objetos de estudo e contribuem com a história da arte.

 

Sobre o programa

Em 2017, o programa Permanência no MON acontece de 29 de março a 13 de dezembro e tem previsão de atender 700 professores da Rede Municipal de Ensino que atuam com arte nos anos iniciais do aprendizado, do 1º ao 5º ano. O objetivo é que, nas quartas-feiras, durante o horário de funcionamento do MON, os professores possam desfrutar de suas horas de permanência no museu. A cada participação, o professor recebe um “selo” que comprova a sua permanência no Museu Oscar Niemeyer.

 

O programa oferece uma série de possibilidades como: visita a exposições, pesquisa na biblioteca, acesso aos vídeos produzidos pelo MON, participação das experiências artísticas na “Oficina Livre” visando auxiliar na formação continuada, oportunizando momentos para a ampliação cultural e articulação das linguagens artísticas.

 

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