Movimento Mulheres Pela Paz acontece pela primeira vez em Curitiba
Programação contará com uma palestra nesta quinta-feira 26 e uma caminhada seguida de show no domingo, com Elba Ramalho, Hamilton de Holanda, Orquestra Sinfônica do Paraná e artistas internacionais e locais
Neste domingo (29), Curitiba irá se vestir de branco para participar do movimento MULHERES PELA PAZ. A ação, inspirada no internacional Women Wage Peace, que teve início em Israel, começa com a concentração dos participantes às 15h na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu), e segue com a caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete. O movimento continua às 17h com um grande show aberto ao público, com apresentações musicais de Elba Ramalho, Hamilton de Holanda, as artistas internacionais Yael Deckelbaum, Myriam Toukan, Liron Meyuhas, Daniel Rubin e a Orquestra Sinfônica do Paraná com a participação especial e 30 cantoras paranaenses.
Este é um movimento que tem percorrido o mundo, e Curitiba é a primeira cidade da América Latina que vai acolher a caminhada das MULHERES PELA PAZ. Segundo a coordenadora geral do evento, Consuelo Cornelsen, “a música e o amor tem um poder transformador e a PAZ não pode ser uma utopia, por isso engajamos várias entidades para realizar o movimento em Curitiba”, declara. “O movimento tem uma ampla adesão em todo o mundo, através das redes sociais e de caminhadas como a que faremos aqui, já realizadas em outros países, além de Israel, Estados Unidos, França, Canadá, Nova Zelândia e Austrália”, completa.
O movimento Women Wage Peace nasceu em Israel, em 2014, e vem crescendo pelo mundo realizando manifestações em prol da paz e articulações para despertar a atenção política e da sociedade para o fim dos conflitos na região e no mundo. O vídeo “Prayer of the Mothers” fez com que o mundo conhecesse a organização, onde a cantora israelense Yael Deckelbaum se uniu à mulheres de todas as religiões, clamando por mudanças.
Em Curitiba, representantes de 17 etnias participam da marcha do Movimento Women Wage Peace.
Palestra – Mulheres Pela Paz
Curitiba é a primeira cidade da América Latina a acolher a caminhada das Mulheres Pela Paz, inspirada no movimento internacional Women Wage Peace, surgido em Israel e Palestina. A programação começa nesta quinta-feira (26) com um bate-papo às 20h no Auditório Poty Lazarotto, no MON, com presença das ativistas Tania Geluda Harvaki, de Israel, e Juliett Kahjawi, da Palestina, e das cantoras internacionais Yael Deckelbaum, Myriam Toukan, Liron Meyuhas e Daniel Rubin
Programação Cultural:
No domingo (29), com início às 17h na Praça Nossa Senhora da Salete, um palco será montado especialmente para receber as apresentações, com abertura da ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ com HAMILTON DE HOLANDA como solista.
Em seguida se apresentam as cantoras ELBA RAMALHO, YAEL DECKELBAUM, MYRIAM TOUKAN, LIRON MEYUHAS & DANIEL RUBIN, além do solista GUI DUVIGNAU, 30 cantoras paranaenses, interpretando músicas que falem de amor e de paz. A apresentação será finalizada com a interpretação de PRAYER OF THE MOTHER, acompanhadas da ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ, cada uma em seu idioma, contando também com a participação das cantoras convidadas.
Descrição dos artistas:
Elba Ramalho: Cantora, poeta, atriz e performer brasileira. Duas vezes vencedora do Grammy Latino.
Hamilton de Holanda: bandolinista e compositor brasileiro reverenciado nos Estados Unidos como “o Jimi Hendrix do bandolim” e conhecido na França como “príncipe do bandolim” possui 18 anos de estrada e 28 trabalhos lançados, entre vídeos e CDs.
Yael Deckelbaum: Cantora Israelense/Canadense, com músicas entre as mais escutadas em Israel. Autora da música “Prayer of the Mothers” e ativista do movimento Women Wage Peace.
Myriam Toukan: Cantora Árabe cristã de Israel, ela combina música tradicional árabe e músicas israelenses criando uma identidade única para suas músicas.
Liron Meyuhas – Percursionista e multi-istrumentalista israelense, baseia seu trabalho em percussão africana, música judaica e influências do jazz, cobertas com batidas tradicionais e contemporâneas.
Daniel Rubin: Cantora e pianista Israelense, ativista do movimento Women Wage Peace e colaboradora na música “Prayer of the Mothers”.
Gui Duvignau: compositor e contrabaixista.
Orquestra Sinfônica do Paraná: Desde 28 de maio de 1985, a OSP vem apresentando uma história de talento e dedicação à música. Atualmente, o Diretor Artístico e Maestro Titular é Osvaldo Ferreira, que deu início a uma nova fase que prevê a construção de uma nova identidade sonora, a interação com outras áreas artísticas e a valorização dos artistas nacionais.
Serviço:
Palestra Women Wage Peace
Data: quinta-feira (26)
Horário: 20h no Auditório Poty Lazarotto, no MON,
Movimento Mulheres Pela Paz
Data: 29/10 (domingo)
Evento gratuito
Horários:
14h – Concentração na Praça 19 de Dezembro
15h – Início da caminhada em direção ao Palácio Iguaçu, pela Avenida Cândido de Abreu
17h – Início da programação cultural
Deixe um comentário