Móveis antigos aliados a um ambiente moderno
Arquitetas da EFTM dão dicas de como conferir estilo e harmonia a novos espaços utilizando peças antigas
Após a reforma ou mudança para uma casa nova, na maioria das vezes busca-se uma decoração diferente, mais sofisticada e com móveis novos. No entanto, também pode existir a vontade de querer manter aquela estante, mesa ou poltrona da antiga decoração, seja por apego emocional ou simplesmente porque aquele móvel será útil na sala. Sendo assim, as profissionais da EFTM Arquitetura, dão algumas dicas para quem quer manter móveis e objetos da decoração anterior em um ambiente novo.
Para elas, o uso de peças antigas, muitas vezes objetos de família e de valor simbólico, como quadros, santuários, vasos de flores, pode ser feito na decoração de qualquer ambiente. “São esses detalhes que transformam o imóvel em um lar, trazendo aconchego e memórias afetivas para a casa, evitando que ela fique com uma atmosfera de vitrine”, comenta a arquiteta Erika Fukunishi.
É importante salientar que quando o cliente faz questão de manter o móvel antigo, isso já é discutido durante a reunião de briefing. Quando os objetos apresentam bom estado de uso, as arquitetas até sugerem a permanência dos mesmos no novo projeto. No entanto, se os materiais são de boa qualidade e os móveis encontram-se em condições de restauro, indica-se a reforma, em portas e janelas, sendo elas de ferro ou madeira. “Existe a possibilidade de pintura em laca quando o intuito é modernizar os móveis já existentes. Também pode haver a troca de tecido do estofado do sofá e a cor e estilo das almofadas”, explica Thalita Miyawaki, arquiteta da EFTM.
As arquitetas afirmam que o ideal é contratar um profissional para averiguar o estado de conservação da peça. Em seguida, verificar junto ao arquiteto e/ou designer, as características das peças e quais as possibilidades de adequação. Desta forma, harmoniza-se os móveis e objetos antigos com o ambiente a ser projetado, garantindo uma boa composição de um cômodo moderno e atual.
Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.
Serviço:
EFTM Arquitetura
Erika Fukunishi – CAU/PR nº A67408-7
Thalita Miyawaki – CAU/PR nº A53912-0
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas – Curitiba (PR)
Site: www.eftmarquitetura.com
Deixe um comentário