Mostra – inédita no Brasil – encerra neste domingo (3/11) com apresentação do Balé Guaíra e visita mediada

Christian Megert
Spiegelwand und Mobile (Mirror Wall and Mobile), 1963/2006
Installation view Museum für Konkrete Kunst, Ingolstadt 2009
Crédito: Franziska Megert
© Megert, Christian / Licensiado por / Licensed by AUTVIS, Brasil, 2013

A mostra ZERO fica em exposição até o próximo domingo, dia 03 de novembro, no Olho do Museu Oscar Niemeyer (MON). Com curadoria de Heike van den Valentyn, a exposição, inédita no Brasil, traz uma visão geral com enfoque temático dessa vanguarda internacional que, no período pós-guerra (final da década de 1950 e início da década de 1960) revolucionou a arte com pinturas seriais e vibrantes estruturas luminosas.

São 24 obras de artistas da Europa e da América do Sul que revelam os modernos modos de pensamento e de trabalho da ZERO. O enfoque se dá nas relações entre artistas europeus, como Yves Klein, Günther Uecker, Otto Piene e Hans Haacke, e sul-americanos, como Lucio Fontana, Almir Mavignier e Jesús Rafael Soto. O diálogo artístico da exposição ZERO é ampliado ainda com as obras de Hércules Barsotti, Lygia Clark e Abraham Palatnik (todos do Brasil) e Gego (Venezuela), assim como Gyula Kosice (Argentina). ?A exposição reflete a mútua tomada de influências de artistas de ambos os continentes e amplia esse diálogo em torno de abordagens sul-americanas selecionadas que se aproximam formalmente do grupo ZERO?, aponta a curadora Heike van den Valentyn.

A exposição segue depois para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (de dezembro de 2013 a março de 2014), e depois para a Pinacoteca do Estado de São Paulo (de abril a junho de 2014).

 

Grupo ZERO

Nos anos 1950, um grupo de artistas alemães tentou criar um novo conceito artístico ao proclamar o nascimento da arte do pós-guerra no país europeu. Em praticamente uma década, o grupo se transformou em um dos mais conceituados movimentos de vanguarda do século 20. Otto Piene, Heinz Mack e Günther Uecker foram os nomes que marcaram o início desta nova vanguarda.

ZERO designou um novo começo em termos históricos e artísticos por ter deixado princípios da arte para trás. Em 1950, na sequência de experiências opressivas da guerra e em distinção do expressionismo abstrato europeu de pintura gestual, o informalismo, ZERO elaborou conscientemente uma linguagem monocromática pictórica repleta de luz.

Desde o início, o grupo ZERO foi concebido como rede internacional. A superação de fronteiras, tanto nacionais quanto artísticas, teve importância central em uma Europa marcada pela guerra.

 

Visita mediada e dança

A exposição terá no seu dia de encerramento, neste domingo (3/11), duas ações: apresentação de dança com o grupo de balé do Teatro Guaíra: ?Suporte para Violetas? às 15h, e uma visita mediada pela exposição com Fabricio Vaz Nunes, professor de História da Arte na Escola de Belas Artes e Músicas do Paraná (EMBAP) e mestre em História da Arte pela Unicamp, às 16h30.

Programação para o dia 3/11 no encerramento da exposição ZERO:

 

Balé Teatro Guaíra

?Suporte para Violetas?

Concepção Coreográfica: Reinaldo Pereira

Músicas : Harmonium – Max Richter ; Karlheinz Stockhausen ? XV e XVI

Horário: 15h

Local: Olho

Entrada: gratuita

 

Visita mediada

Exposição Zero
Mediação: Fabrício Vaz Nunes
Horário: 16h30
Local: Olho

Entrada: gratuita

 

Serviço

 

Exposição ZERO

Data: até o dia 03/11, domingo

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Exceto no dia 03 de novembro, quando a entrada é gratuita.

Local: Museu Oscar Niemeyer – Sala 10 – Rua Marechal Hermes, 999 ? Centro Cívico ? Curitiba ? PR
Mais informações: (41) 3350- 4400

 

Link para a imagem:

 https://www.dropbox.com/s/6kezuy9d2kjyomz/Megert_Flyer.jpg

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