Mostra artística e formativa, GURIAS traz a Curitiba programação com trabalho de mulheres de diferentes gerações e regiões do país

Foto: Mattia Di Niro
Rainha Vânia Oliveira, da Bahia, em cena do trabalho

Evento inédito propõe contexto imersivo com artistas criadoras brasileiras com diferentes trajetórias

Curitiba, setembro de 2024 – A capital paranaense será palco da primeira edição da Mostra GURIAS, um evento que celebra o trabalho e as múltiplas expressões artísticas de mulheres de diferentes gerações e regiões brasileiras. De 12 a 15 de setembro, espaços culturais de Curitiba receberão uma programação que destaca a criação em processo, as trajetórias e as questões que as movem. O evento é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e também oferece ações formativas, como oficinas e vivências, com uma programação inteiramente gratuita.

Com idealização e direção artística da artista Cândida Monte (PR) e curadoria assinada por Cândida em parceria com a artista Soraya Portela, de Parnaíba (PI), a mostra surge como um território de arte sustentado por mulheres. Na programação estão trabalhos do Paraná, de São Paulo e da Bahia que partem da dança e promovem um diálogo com a performance, o teatro, a música e as artes visuais. 

“São corpos que dançam histórias, que refletem a diversidade das trajetórias, modos de fazer e as performatividades movidas por mulheres artistas, além de desafiar narrativas estabelecidas”, afirma Cândida. “A mostra surge interessada em fortalecer elos, ativar um processo de regeneração que estabeleça vínculos significativos entre mulheres, diminuindo distâncias nos seus mais diversos sentidos, desvelando o que foi mal contado sobre os modos de fazer na história das mulheres nas artes”, diz Soraya. 

PROGRAMAÇÃO

A abertura na quinta-feira, 12/09, no Teatro Cleon Jacques, às 20h, será com o solo da curitibana Nadya Romanowski, co-dirigida pelas curadoras da mostra. “[Com-passo: percursos de uma dança inacabada]” é uma mostra de um processo que apresenta o corpo de uma mulher com deficiência que investiga o mover e a dança enquanto sintoma de um corpo vivo. 

Na sexta-feira 13/09, também no Cleon, a mostra recebe o espetáculo “Força Estranha“, do coletivo FUTURA, de São Paulo, da coreógrafa cearense Clarice Lima em cena com a bailarina Aline Bonamin. Elas aprofundam a pesquisa sobre o espaço como matéria coreográfica que atravessa sensações, afetos e imaginação.

No sábado, 14, no Cleon, o evento recebe da Bahia o trabalho “CAVALAS“, de Alana Falcão e Ana Brandão. “Uma brincadeira de meninas furiosas, que querem inventar-se a si mesmas, e cujo resultado pode ser um assombroso espelhamento”, diz a sinopse.

No domingo, 15, a programação da mostra começa às 11h, na Casa Hoffmann, com a aula-performance “Reverência“, trabalho também da Bahia da artista Rainha Vânia Oliveira com participação do grupo Correntezas (PR), fruto de um intercâmbio desenvolvido durante a mostra. “Reverenciar é um ato de reconhecimento, humildade e gratidão a nós, mantenedoras de vidas, culturas e identidades negras”, afirmam.

Ainda no domingo, às 17h, o público verá a mostra de processo “Imunidade“, criada a partir de uma residência artística com mulheres convocada pela fotógrafa, artista e pesquisadora curitibana das artes visuais Milla Jung. Também participam Ailén Maria, Ciliane Vendruscolo, Diva Ganjah, Eliana Brasil, Eloise Procópio, Franciny Ferreira, Guadalupe Fernandes Presas, Inara Vidal, Renata Ferreira, Trava Da Fronteira e Vânia Rodrigues.

E encerrando a programação no domingo, às 20h, teremos o trabalho “Fêmmeas Paisagens“, da curitibana Princesa Ricardo Marinelli em parceria com Alessa Artigas, Korpa Enkantada, Majo Farias e Olívia Maciel. Um trabalho que desafia as noções de realidade e verdade, subvertendo as narrativas tradicionais.

FORMAÇÃO

Além da mostra artística, GURIAS também promove uma programação com oficinas formativas e encontros informais. Desde agosto a mostra promove as aulas continuadas “ARVORANDO“, uma proposição afro-orientada com a artista Priscilla Pontes. Toda terça-feira, às 9h30, na Casa Hoffmann, até o dia 24 de setembro.

Na sexta-feira, 13/09, serão realizadas algumas oficinas no Telab (Unespar). Às 9h30, Priscilla Pontes com “ARVORANDO”. E às 11h, Renata Roel ministra o encontro “CRIAR CORPO COM“, uma troca de experiências sobre práticas de movimento para corpos com deficiência, com a participação das professoras colaboradoras Georgia Maia, Maria Elisa Chacon e Nadya Romanowski.

E no sábado, 14/09, a artista baiana que integra a mostra artística Rainha Vânia Oliveira também ministra a oficina DANÇA(S) DE BLOCOS AFRO, na Sociedade 13 de Maio, um espaço de resistência da cultura negra em Curitiba. 

Além disso, de quinta a sábado, às 22h, o evento propõe encontros informais nos bares Ginger Bar na “Quinta Secreta”, dia 12, e na sexta, 13, e sábado, 14, no Divino Maravilhoso. O projeto também desenvolve aulas na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, em parceria com a NÓ Movimento em Rede; e também no Centro de Integração Social, na Penitenciária Feminina do Paraná em parceria com o projeto Povoar e com o coletivo Você Não Está Sozinha.

SERVIÇO

Data: de 12 a 15 de setembro de 2024

Locais: Teatro Cleon Jacques, Casa Hoffmann, Sociedade 13 de Maio, Telab (Unespar)

ENTRADA GRATUITA (senhas distribuídas uma hora antes da sessão)

Verifique a classificação indicativa e recursos de acessibilidade 

Mais informações: www.instagram.com/mostragurias

PROGRAMAÇÃO

12/09 QUINTA-FEIRA 

20h | [Com-passo: percursos de uma dança inacabada] de Nadya Romanowski (PR)

Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)

22h | Quinta Secreta 

Local: Ginger Bar (R. Saldanha Marinho, 1220 – Centro)

13/09 SEXTA-FEIRA 

20h | Força Estranha de Aline Bonamin e Clarice Lima (SP)

Local: Teatro Cleon Jacques

22h | Ponto de encontro entre artistas e público

Local: Divino Maravilhoso Bar (R. Itupava, 1299)

14/09 SÁBADO 

20h | CAVALAS de Alana Falcão e Ana Brandão (BA)

Local: Teatro Cleon Jacques

22h | Ponto de encontro entre artistas e público

Local: Divino Maravilhoso Bar

15/09 DOMINGO 

11h | Aula-performance “Reverência” de Rainha Vânia Oliveira (BA) e Grupo Correntezas (PR)

Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)

17h | Imunidade de Milla Jung (PR) com Ailén Maria, Ciliane Vendruscolo, Diva Ganjah, Eliana Brasil, Eloise Procópio, Franciny Ferreira, Guadalupe Fernandes Presas, Inara Vidal, Renata Ferreira, Trava Da Fronteira e Vânia Rodrigues

Local: Teatro Cleon Jacques

20h | Fêmmeas Paisagens de Princesa Ricardo Marinelli (PR) com com Alessa Artigas, Korpa Enkantada, Majo Farias e Olívia Maciel.

Local: Teatro Cleon Jacques

OFICINAS

ARVORANDO, com Priscilla Pontes

de 06/08 a 24/09 (terças-feiras) das 9h30 às 11h | Casa Hoffmann

e 13/09 (sexta-feira), das 9h30 às 11h | Telab (Unespar, Cabral)

CRIAR CORPO COM, com Renata Roel

13/09, das 11h às 12h30 | Telab (Unespar, Cabral)

DANÇA(S) DE BLOCOS AFRO, com Rainha Vânia Oliveira

14/09, das 15h às 18h | Sociedade 13 de Maio

Eduardo Simões
comunicação e artes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*