Morramos ao menos no porto, vencedor do Prêmio José Saramago 2024, chega ao Brasil em 2025 pela Biblioteca Azul


Em 2025, a Globo Livros traz aos leitores brasileiros o romance vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2024:Morramos ao menos no porto, do escritor português Francisco Mota Saraiva.A obra vai compor o selo Biblioteca Azul, que reúne clássicos e grandes obras literárias. Em Portugal, o livro será publicado pela Porto Editora.
 

Nascido em Coimbra, em 1988, Francisco Mota Saraiva é jurista e consultor, formado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em Direito e Gestão pela Nova School of Business and Economics. Seu romance de estreia, Aqui onde canto e ardo, publicado em Portugal pela Gradiva e ainda inédito no Brasil, venceu o Prêmio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2023, marcando o início de uma carreira literária notável.
 

Adriana Lisboa, vencedora do Prêmio José Saramago em 2003 e jurada nesta edição, descreveu a obra de Saraiva como “impiedosa e corajosa”, destacando sua “qualidade quase musical” e um “estilo muito próprio, quase um idioma particular”.

Com o objetivo de valorizar e promover obras lusófonas, o Prêmio Literário José Saramago, em treze anos de história, já laureou nomes como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Ondjaki, Gonçalo M.Tavares e Rafael Gallo. O autor brasileiro foi o último vencedor do prêmio com o romance Dor Fantasma, também publicado pela Biblioteca Azul.


Assessoria de imprensa

Mariana Keller

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*