Moderna lança biografia de Joel Rufino dos Santos, referência nos estudos da cultura africana no Brasil
A partir de entrevistas com o biografado, Luís Pimentel apresenta para os jovens leitores a importância intelectual do historiador, professor e escritor brasileiro
A Moderna acaba de lançar Joel Rufino dos Santos: Humanista, inquieto, um homem livre, biografia de um dos maiores intelectuais da cultura negra no Brasil. Não por acaso a obra do escritor e jornalista Luís Pimentel é especialmente voltada para o público juvenil, um dos preferidos e foco do trabalho do historiador, romancista e ativista.
No livro, com ilustrações de Rodrigo Andrade, que mergulhou em cada detalhe da trajetória do biografado, Pimentel apresenta um panorama da vida de Joel Rufino, do nascimento, em 1941, até a vida adulta, passando por sua atuação política, acadêmica e literária. O autor construiu o trabalho a partir de entrevistas com o próprio Joel, que chegou a aprovar o texto final pouco antes de falecer, em 2015.
Quase dez anos depois, a obra chega ao público pela Moderna. “Os admiradores de Joel Rufino merecem essa biografia. Mas podemos acrescentar: todo mundo merece conhecê-lo”, declara Luís Pimentel no prefácio.
Um humanista inquieto e livre
Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joel Rufino dos Santos, é referência no pensamento e na atuação contra o racismo no Brasil. Foi perseguido e preso pela ditadura militar no Brasil, quando foi um dos organizadores da Coleção História Nova, um marco inovador na metodologia de análise da história brasileira, a coleção foi tida como subversiva e apreendida por órgãos de repressão militar.
Como escritor, publicou livros infantis, juvenis, acadêmicos, didáticos e paradidáticos, sempre atento às causas que defendia. Por duas vezes ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, o mais importante no país, e foi duas vezes finalista do Prêmio Hans Christian Andersen, o “Nobel” da literatura infantojuvenil mundial.
Luís Pimentel é escritor e jornalista. Trabalhou em jornais como O Pasquim, Última Hora, O Dia e na revista Mad do Brasil. É autor de romances, contos, poesias, textos de humor, ficção infantojuvenil e sobre personagens ou aspectos da música brasileira, tema recorrente do seu trabalho. Pela Moderna, publicou Patativa do Assaré: Menino da roça, poeta do povo, cidadão do mundo, sobre o poeta e compositor cearense, As muitas notas da música brasileira, uma viagem pelas canções brasileiras, e O meu lugar na quatro linhas, romance infantojuvenil que tem o futebol como pano de fundo.
Ficha técnica:
Joel Rufino dos Santos: Humanista, inquieto, um homem livre
Autor: Luís Pimentel
Ilustração: Rodrigo Andrade
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: a partir de 11 anos
Número de páginas: 56
Sobre a Moderna
A Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento. Uma empresa que sempre se renova para atender às demandas reais da educação pública, trabalhando permanentemente para levar a professores, gestores e alunos uma proposta educacional efetiva e alinhada com as necessidades do país. A empresa é líder no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
Os autores e especialistas conhecem profundamente a realidade da escola brasileira e suas particularidades regionais. O conteúdo que levamos todos os anos a milhões de estudantes, produzido por uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da educação pública, é baseado em conhecimento, pesquisa e inovação.
A Moderna é parte da Santillana Educação, empresa educativa líder em conhecimento, inovação e tecnologia educacional na América Latina. Com presença em 19 países, a companhia tem um forte compromisso com a agenda da sustentabilidade e tem o propósito de contribuir para uma sociedade inclusiva, diversa e equitativa.
Assessoria de Imprensa Editora Moderna
Danthi Comunicação Integrada
Deixe um comentário