Ministério da Educação concede nota 4 de 5 ao curso de Letras da Faculdade Santa Marcelina Muriaé (FASM)
Foram considerados fatores determinantes para a avaliação o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos pedagógicos
A Faculdade Santa Marcelina Muriaé (FASM) acaba de conquistar a nota quatro para o curso de Licenciatura em Letras da instituição, aplicada de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). A avaliação é uma das maiores para o índice que vai de um a cinco.
Para consolidar a qualificação, foram considerados fatores determinantes o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos pedagógicos. Além disso, a análise foi realizada por uma Comissão de Avaliadores do MEC, no mês de março.
De acordo com a Diretora Acadêmica da Faculdade Santa Marcelina Muriaé, Irmã Tânia Souza, o Ministério da Educação realiza periodicamente avaliações dos cursos superiores em todo Brasil, visando qualificar o ensino oferecido pelas instituições, condições ofertadas, comodidade oferecida, inclusão e, por fim, a titulação dos professores, tendo em vista a exigência legal de mestrado e doutorado para que os docentes possam atuar no ensino superior.
Irmã Tânia Souza reforça que a titulação é uma importante conquista que coroa todo o trabalho realizado pelos responsáveis e o empenho aplicado pelos estudantes da instituição. “Ficamos contentes com a nota, pois é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os colaboradores, professores e estudantes. Este é um curso com muita história para faculdade, bem como para a cidade de Muriaé e adjacências”, comenta a diretora.
Já o Vice-Diretor da unidade, Walker Nascimento, enfatiza o esforço de cada colaborador da FASM Muriaé para alcançar este feito. “Só conseguimos conquistar esta nota devido ao esforço de cada colaborador e professor, que trabalharam de forma incansável, dando tudo de si, para o engrandecimento da instituição, além do desempenho, é claro, dos estudantes, que também foi um fator determinante para esta conquista”, acrescenta.
A importância do curso de Letras para a instituição e para a região de Muriaé
Autorizados em 1961, os cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia foram os precursores da Faculdade Santa Marcelina Muriaé e são responsáveis por um marco histórico para a instituição de ensino.
Já os componentes curriculares do curso de Letras, estão distribuídos em oito semestres, o que consolida um período de formação de quatro anos. Com um corpo docente composto por 13 professores efetivos, o curso conta ainda com um Laboratório de Línguas, enquanto a unidade como um todo comporta a Academia Muriaeense de Letras.
Sobre a Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
Maria Luísa Mello – EPR
Deixe um comentário